Como identificar as principais habilidades que precisam ser desenvolvidas nos colaboradores?

 

O que são skills — ou habilidades — e como saber quais delas os colaboradores precisam desenvolver?

As habilidades são parte do que pesa na contratação de um novo colaborador. No entanto, elas também podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos e capacitações, inclusive, com a utilização de gamificação. 

Mas, antes disso, o gestor precisa identificar quais são as habilidades que o colaborador precisa adquirir ou aperfeiçoar. Feito isso, pode partir para um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e planejar os treinamentos, a forma de desenvolvê-los, e em quanto tempo isso deverá acontecer. 

Que tal saber mais sobre como identificar as habilidades dos seus colaboradores e como a gamificação se encaixa nesse processo?

O que são skills e quais os tipos existentes?

Não é difícil compreender o que são skills. Como já explicamos, são as habilidades de uma pessoa. Elas representam as características e qualidades que um colaborador tem, e que podem ajudá-lo no desenvolvimento de suas funções.

Há dois tipos de habilidades: as comportamentais, e as técnicas, conhecidas como soft e hard skills. 

As soft skills, as habilidades comportamentais, indicam características como uma boa liderança, facilidade para mediar conflitos, facilidade nas relações interpessoais, etc. 

As hard skills são as habilidades técnicas que podem ser aprendidas ou ensinadas por meio de treinamentos, cursos e outros. A graduação, o conhecimento em línguas estrangeiras, conhecimentos sobre a operação de máquinas e equipamentos são exemplos de hard skills.

Qual a diferença entre habilidades e competências?

Habilidades e competências são conceitos diferentes, embora muitas vezes sejam usados como sinônimos. 

As habilidades são qualidades que uma pessoa tem e que podem ajudar no desempenho de sua função. Exemplo de habilidade: saber jogar futebol. 

As competências são um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que podem ser aprimorados ou desenvolvidos por meio de treinamentos. Exemplo de competência: saber jogar futebol e aprender as técnicas para se aprimorar no esporte.

Use a tecnologia a seu favor: identifique habilidades usando a gamificação

Soft e hard skills podem ser treinadas com gamificação? Com certeza! A gamificação é uma das metodologias mais eficazes para treinamentos e capacitações dentro das empresas. Em uma plataforma de gamificação, como a da TuTo, podem ser criadas jornadas sobre qualquer tópico que o setor de gestão de pessoas deseje desenvolver nos colaboradores. 

As diversas possibilidades dentro da plataforma permitem trabalhar temas diversos, que vão desde a liderança, gestão e comunicação, até treinamentos operacionais de softwares, maquinários e outros.

São muitas as possibilidades de explorar a gamificação para identificar as principais skills dos colaboradores, bem como ser assertivo sobre as que precisam ser mais desenvolvidas.

Em uma equipe de vendas, por exemplo, é possível mapear, por meio de uma plataforma de gamificação:

  • Habilidades comportamentais:
    • relacionamento interpessoal;
    • inteligência emocional;
    • escuta ativa;
    • gerenciamento de tempo;
    • colaboratividade;
    • resiliência; e outras.
  • Habilidades técnicas:
    • técnicas de persuasão;
    • prospecção ativa;
    • técnicas de negociação;
    • quebra ou contorno de objeções;
    • uso de CRMs; entre outras. 

Gamificando jornadas com habilidades que o gestor espera que as equipes tenham, ele consegue mapear o nível de conhecimento e descobrir o quanto as pessoas entendem a importância de ter e desenvolvê-las. 

A partir desses resultados, que podem ser obtidos pelas diversas métricas fornecidas dentro da plataforma, é possível identificar os pontos fortes e fracos em relação às habilidades de cada time, bem como dos colaboradores, individualmente. Dessa forma, o gestor consegue identificar quais habilidades precisam ser melhor desenvolvidas, e quais colaboradores precisam de mais reforços.

Como identificar habilidades pode auxiliar as empresas?

Vimos que a gamificação é um recurso essencial para inovar em treinamentos e desenvolvimento de habilidades, como também para identificar habilidades que os colaboradores precisam aprimorar. 

Nesse processo de identificação de habilidades, outras coisas podem acontecer:

  • treinamentos mais assertivos e efetivos: ao identificar os tipos de habilidades deficitárias em suas equipes, o setor de RH e gestão de pessoas consegue criar treinamentos mais precisos, focados exatamente nas habilidades que precisam ser desenvolvidas;
  • parâmetros para a evolução dos colaboradores: ao mapear habilidades, ou a falta delas, os gestores conseguem ter comparativos para medir o desenvolvimento das pessoas quando treinadas e então fazer os ajustes necessários para alcançar os objetivos dos treinamentos;
  • retenção de talentos: muitas vezes, um colaborador não performa o seu melhor em determinada função, mas com a identificação de habilidades, isso pode mudar. Os gestores podem, por exemplo, encontrar talentos que se destacam mais em outras áreas e usar o job rotation para validar a descoberta. Dessa forma, os profissionais atuam em outras funções ou setores e se destacam em determinada atividade.

Agora que já sabe o que são skills, como elas podem ser identificadas e aperfeiçoadas e outras descobertas que podem surgir no caminho, é hora de pensar em levar sua empresa para outro patamar, com uma plataforma de gamificação. Fale com um dos especialistas da TuTo e descubra como implementar a gamificação em seu negócio e melhorar seus resultados em vários níveis.