O gerenciamento de uma empresa possui algumas facetas, incluindo a gestão de conhecimento. O conceito está relacionado a ações como identificar, analisar, catalogar e operacionalizar o capital intelectual e as competências de um negócio, isto é, o conhecimento na sua totalidade.
Com a aplicação dessa estratégia, os gestores podem ter um panorama sobre o domínio de habilidades e competências das equipes e conhecer detalhes relativos ao aprendizado. Tais informações facilitam o trabalho de gestão de pessoas, aliás, esses são conceitos que estão interligados.
Gerenciar o conhecimento é entender e registrar os processos de trabalho, algo que permite que a gestão de pessoas seja mais eficiente ao identificar fluxos e necessidades coletivas e individuais. Nesse sentido, a gamificação é a ponte entre a gestão de conhecimento e de pessoas.
Leia o artigo a seguir e entenda!
Qual a importância da gestão de pessoas para uma empresa?
Vamos por partes: primeiro, você deve entender por que a gestão de pessoas é um elemento fundamental na empresa. O capital humano é extremamente valioso para as organizações. Mesmo com automatizações e tecnologias de processo, é por meio do trabalho das pessoas que as empresas prosperam. As ferramentas tecnológicas que temos contato no dia a dia de trabalho, ainda são apenas ferramentas. Como elas serão utilizadas e operacionalizadas depende da habilidade técnica da equipe. Portanto, é primordial investir no bem-estar dos colaboradores e no desempenho positivo das equipes, pois é por meio do investimento em pessoas que as empresas obtêm resultados.
Esse investimento no bem-estar dos colaboradores ocorre pela gestão de pessoas, que tem como grande objetivo dar suporte aos times em aspectos técnicos e emocionais. Esse tipo de gestão pode ser entendido como um conjunto de técnicas, das quais o setor de recursos humanos fica encarregado, a fim de atingir resultados satisfatórios para a empresa. Muito mais do que uma prática de bem-estar. A gestão de pessoas, como o próprio nome sugere, humaniza as organizações, de modo que o ambiente se torna mais satisfatório tanto para os líderes, quanto para os demais colaboradores. Por isso, cabe ao RH alinhar as expectativas corporativas com a rotina dos funcionários, inclusive, selecionando talentos cujos valores e habilidades sejam compatíveis com a cultura organizacional.
As demandas pessoais dos funcionários no ambiente de trabalho também devem ser atendidas, por meio da comunicação, escuta ativa e participação. Desse modo, ocorre o equilíbrio entre as necessidades da empresa e as dos colaboradores.
Em suma, a gestão de pessoas é importante para o desenvolvimento do capital humano, algo que reflete positivamente nas conquistas empresariais.
Gestão do conhecimento: como ela auxilia no desenvolvimento das pessoas
Uma das partes fundamentais do desenvolvimento de colaboradores está relacionada às suas habilidades e competências. Nesse contexto, a gestão de conhecimento permite compreender o potencial dos times e reconhecer quais são os gaps a serem solucionados.
Além disso, a estratégia serve para catalogar processos operacionais, que podem ser consultados por pessoas que não realizam determinada atividade diariamente. Por exemplo, na ausência de um funcionário, outro colaborador substituto tem acesso a informações para executar as tarefas nesse momento atípico. O mesmo vale para casos de contratação de um novo talento.
Nesse sentido, vemos que a gestão de conhecimento atua pelo aumento da eficácia na organização, uma vez que facilita o fluxo de trabalho e evita perda de tempo. Podemos mencionar também que os registros de conhecimento disponíveis auxiliam na tomada de decisões e na resolução de problemas, pois dão um embasamento orientado por experiências passadas.
De modo geral, a gestão de conhecimento, além de ajudar no desenvolvimento profissional por meio da transmissão de informações e mapeamento de processos, é favorável para a empresa no sentido de:
- Aumentar a produtividade;
- Gerar eficiência e economia financeira;
- Inovar processos;
- Facilitar a tomada de decisões.
A gamificação conecta a gestão de pessoas e de conhecimento, proporcionando um desenvolvimento mútuo
Bom, agora que já falamos sobre dois conceitos importantes, a gestão de pessoas e de conhecimento, você entenderá como elas se relacionam. Para isso, precisamos colocar a gamificação como ponte entre elas, sobretudo no que se refere à educação corporativa.
Afinal, a gamificação pode ser aplicada pelo RH em diferentes momentos. Por exemplo, uma habilidade específica, como o uso de um software novo, pode ser desenvolvida por meio de um treinamento gamificado. Até mesmo o processo seletivo, integração da equipe e a comunicação interna podem se valer da dinâmica de jogos.
Já quando o assunto é a capacitação de funcionários, estamos falando de um ponto de convergência entre gestão de conhecimento e gestão de pessoas. Entenda: treinamentos corporativos gamificados fornecem métricas importantes, com dados úteis para que os gerentes analisem o aprendizado e o desempenho dos funcionários.
Gestão de conhecimento, gestão de pessoas e gamificação
Especialmente quando as empresas utilizam uma plataforma gamificada, a gestão de conhecimento se torna muito mais eficiente. Isso acontece devido a possibilidade oferecida pela plataforma de mapear habilidades e capacidades técnicas com métricas objetivas.
Essas informações servem como um banco de dados, que permite ao gestor enxergar quais são os pontos fortes do seu time e quais são os gaps de informação. A partir do insumo fornecido pelos dados, o gestor saberá o que, e como, deve ser o investimento no desenvolvimento das pessoas que fazem parte do time.
Como podemos perceber, a gamificação se torna o elo entre gestão de conhecimento e gestão de pessoas. Com a plataforma gamificada, é possível mapear as habilidades técnicas e treinar as equipes (gestão de conhecimento). Por outro lado, com os mesmos dados obtidos, também é possível investir nas pessoas para que elas cada vez mais atinjam o seu potencial máximo (gestão de pessoas).
Pessoas engajadas geram mais resultados
A gamificação também oferece possibilidades personalizáveis, promove engajamento, é estimulante e permite testes em contextos reais. Com times engajados e estimulados a se dedicarem, a empresa naturalmente obtém melhores resultados – que são impulsionados pelas pessoas reconhecidas e valorizadas no ambiente de trabalho. Além disso, os treinamentos gamificados podem despertar um senso de colaboração diante de desafios em equipe. Tudo isso é vantajoso para a gestão de pessoas, ao mesmo tempo em que promove aquisição de novos saberes.
Em suma, é com gamificação que a gestão de pessoas e de conhecimento ficam frente a frente, complementando-se, de modo que os treinamentos ajudam a aprimorar as habilidades dos colaboradores e estes, mais engajados, impulsionam a evolução da empresa.
Conheça a TuTo
Para otimizar a educação corporativa na sua companhia, você precisa conhecer uma plataforma de gamificação 100% personalizável da TuTo! Estabeleça metas e objetivos, disponibilize jornadas individuais ou em grupo, e incentive a competição saudável por meio de torneios. Tudo isso através de uma plataforma intuitiva, rápida e personalizável de acordo com as necessidades do seu negócio!
Com a TuTo, sua empresa otimiza os treinamentos, deixando-os mais engajantes e eficientes, permitindo, assim, aprimorar a gestão de conhecimento e de pessoas. Entre em contato conosco hoje mesmo!