Como Bruno Perini captou e qualificou leads para o lançamento do curso Viver de Renda

 

Falamos bastante sobre como a gamificação ajuda de várias formas os infoprodutores. Agora chegou a hora de mostrarmos resultados na prática. O primeiro deles é um super case de sucesso, o de captação e qualificação de leads para o curso Viver de Renda, do Bruno Perini, por meio da gamificação. 

processo gamificado foi fundamental para que os resultados fossem alcançados, além do esperado. Por isso, queremos compartilhar essa experiência, mostrar as estratégias, os resultados e os próximos passos após uma empreitada tão bem-sucedida. 

Quem é Bruno Perini?

Bruno Perini é um influenciador e infoprodutor, criador do site e canal “Você MAIS Rico”, do YouTube, e, como dissemos no início, do curso Viver de Renda.

Com mais de 3,5 milhões de seguidores nas redes sociais, Bruno é referência quando o assunto é educação financeira com foco em investimentos

Como Bruno Perini, usou a gamificação para captar e qualificar leads para o curso Viver de Renda

Captar e qualificar leads é uma das principais dores de infoprodutores, pois além de oneroso, o processo pode ser complexo e demorado. Entretanto, gamificar tem agilizado e trazido mais eficiência para a qualificação de leads. Além disso, a metodologia soluciona outro grande problema de infoprodutores, que é engajar o público em vídeos, aulas e lançamentos.

Por isso, o influenciador apostou na gamificação para alavancar o lançamento da 19ª turma do curso Viver de Renda. Ao tomar essa decisão, ele captou e qualificou milhares de leads pela plataforma da TuTo. 

A estratégia utilizada pelo influenciador

Bruno Perini deixou links, na descrição dos vídeos, para uma jornada gamificada nos vídeos do seu canal do YouTube, durante o período do lançamento. A estratégia consistia em criar trilhas, torneios e missões na plataforma, para que o público pudesse responder sobre o que o influenciador havia abordado no vídeo. 

É importante frisar que, em todos os vídeos, Bruno explicava sobre a jornada gamificada, e falava sobre a possibilidade de adquirir prêmios ao participar, como o desconto na 19ª turma do “Viver de Renda”. Dessa forma, as moedas que os alunos juntavam nas atividades puderam ser usadas na loja de recompensas, para a troca pelo desconto, e outros benefícios, como planilhas e relatórios sobre os quais o influenciador falou em seus vídeos.

É claro que o foco era mesmo a captação e qualificação de leads para o lançamento da 19º turma do Viver de Renda. Com as moedas que os leads juntavam nos quizzes gamificados, eles conseguiam descontos de R$ 500,00 e até R$ 1.000,00 no curso.

Essa estratégia resultou em conversões excelentes: 10% de todas as vendas aconteceram em nossa plataforma de gamificação, como resultado das jornadas gamificadas. 

Outros resultados alcançados além da captação e qualificação de leads

Além das vendas expressivas pela plataforma da TuTo, Bruno Perini também conseguiu obter muitos dados qualitativos. Isso significa que, por meio do processo de gamificação, foi possível obter métricas, como taxa de engajamento, tempo do lead na plataforma, e taxas de erros de acertos.

Com essas métricas, o influenciador conseguiu analisar o desenvolvimento do público em relação aos conteúdos de seus vídeos e perceber o que poderia ser melhorado. Além disso, a coleta de dados permitiu que Bruno entendesse melhor as dores dos seus seguidores, o que possibilita que ele conheça mais o público e entenda como entregar valor, e também criar novos infoprodutos baseados nas necessidades mapeadas.

E isso certamente não passaria em branco, já que ele tomaria a decisão de gamificar outros processos, conforme veremos a seguir.

Após conseguir aumentar a conversão do lançamento do curso com a gamificação, qual o próximo passo do infoprodutor?

A satisfação com o resultado da experiência foi tanta, que Bruno decidiu que continuará gamificando outros projetos. Tendo obtido e qualificado milhares de leads e vendas expressivas, com a  plataforma da TuTo, agora ele está levando a gamificação para dentro do próprio curso Viver de Renda!

Com isso, muitas dores serão resolvidas e os resultados serão cada vez mais positivos. Gamificar o curso proporcionará benefícios como:

  • melhor aprendizado, já que a gamificação ajuda a fixar os conteúdos;
  • o aprendizado se torna visível, além da possibilidade de ser metrificado;
  • mais conclusões de curso, já que esse é um dos principais problemas que infoprodutores enfrentam (a média das taxas de conclusão é baixíssima, apenas 5%);
  • que o infoprodutor tenha lucros com o upselling e cross-selling, ou seja, pode ainda aumentar o ticket médio;
  • aulas com mais qualidade, tornando o aprendizado mais intuitivo e prazeroso e natural;
  • aumento no engajamento (em até 10 vezes), pois a gamificação utiliza diversos gatilhos que motivam os alunos a se esforçarem para alcançar metas e conquistar recompensas, recebendo valorização pelo seu esforço e aprendizado;
  • feedback imediato, que mostra ao aluno os principais pontos de desenvolvimento;
  • possibilidade de aprimoramento do infoproduto, com base nos dados obtidos através da plataforma, como a taxa de erros e acertos.

Além disso, a estratégia de captação e qualificação de leads continuará no lançamento da 20ª turma do Viver de Renda. E como essa é uma receita de sucesso, certamente será utilizada em todos os lançamentos futuros. 

Quer ser um case de sucesso também? Fale conosco!