Como desenvolver as Hard Skills e Soft Skills do meu time?

 

O que você espera encontrar nos talentos que contrata para sua empresa? Certamente você pensou nas hard skills e soft skills, isto é, o conjunto de habilidades dos funcionários.

As hard skills são as habilidades técnicas, essenciais para que o profissional desempenhe a função para a qual foi designado. Já as soft skills referem-se às habilidades pessoais e comportamentais, que incluem comunicação efetiva, criatividade, proatividade, entre outras.

A combinação de ambos os grupos é primordial para que o colaborador tenha um bom desempenho no trabalho. Isso significa que qualificação profissional não é o único ponto a ser levado em conta.

A boa notícia é que treinamentos corporativos contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento dessas competências, principalmente quando os profissionais estão engajados no aprendizado.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Confira este artigo que preparamos para você!

Quais são as principais Hard Skills e Soft Skills?

As habilidades técnicas (hard skills) são adquiridas por meio de curso técnico, graduação, especialização e afins. Cada área tem suas próprias hard skills, mas podemos citar algumas bem conhecidas:

  • Vendas;
  • Contabilidade;
  • Programação;
  • Gestão de pessoas;
  • Domínio de idiomas;
  • Domínio de Excel.

Quanto às habilidades sociocomportamentais (soft skills), são pertinentes a qualquer pessoa, de qualquer área:

  • Criatividade;
  • Resolução de problemas;
  • Organização;
  • Resiliência;
  • Flexibilidade;
  • Inteligência emocional.

Qual a importância de Hard Skills e Soft Skills para alcançar resultados em negócios?

Pense na empresa como uma engrenagem, na qual cada componente tem uma função vital para o funcionamento geral. Esses componentes são as pessoas que atuam na organização: elas são diferentes, cumprem papéis distintos e, no fim das contas, todas possuem relevância.

Os resultados que um funcionário entrega impactam toda a equipe. Os resultados do time impactam outros setores, que, por sua vez, influenciam os resultados gerais da empresa. Tudo está interligado, concorda?

Diante disso, fica evidente que as hard skills e soft skills de cada colaborador são de extrema importância para que o negócio atinja seus objetivos. E por isso é importante mapear as aptidões de cada membro desde o processo seletivo, pois as lacunas de habilidades não serão iguais para todos.

Enquanto alguns podem precisar de aperfeiçoamento técnico através de um curso, outros talvez necessitem de treinamentos corporativos para aprender a liderar ou comunicar-se adequadamente, por exemplo.

Além disso, a combinação de habilidades é um fator essencial para a formação de equipes bem equilibradas e harmônicas, favorecendo a fluidez do trabalho.

O que levar em consideração para desenvolver Hard Skills e Soft Skills?

Há quem acredite que a maioria das habilidades são intrínsecas, como um dom divino, e que dificilmente conseguiria desenvolvê-las. Isso não é verdade, pois elas podem, e devem, ser trabalhadas!

O RH pode atuar ativamente no processo de desenvolvimento de aptidões, a partir de uma visão crítica sobre desempenhos e comportamentos na empresa. Para isso, é necessário avaliar a real necessidade de treinamentos, de acordo com a realidade do negócio, e as opiniões dos próprios funcionários podem contribuir.

A partir do feedback dos colaboradores, e avaliando as alternativas disponíveis para treinamentos, é importante buscar formas de treinar e capacitar a equipe de forma efetiva. O modelo tradicional não é mais atraente e nem eficiente para quase todos os colaboradores inseridos no mercado de trabalho e, visando encontrar alternativas, a gamificação é uma excelente opção.

A gamificação é capaz de capacitar a equipe de forma lúdica, mas sempre focada em resultados práticos. Utilizando a metodologia dos jogos, ela é uma inovação na forma de treinar pessoas, e cada vez mais apresenta resultados empíricos de sucesso.

A seguir, entenda como a gamificação pode ajudar no desenvolvimento de habilidades. 

Como a gamificação pode ajudar no desenvolvimento de Hard Skills e Soft Skills?

Além de incentivar os funcionários a buscarem novas qualificações, os treinamentos corporativos são a principal maneira de desenvolver hard e soft skills. Eles são fundamentais para a evolução profissional dos indivíduos e, consequentemente, para o crescimento da empresa.

A fim de garantir que haja retorno sobre o investimento em treinamentos, é necessário pensar em estratégias que gerem engajamento e realmente revelem bons resultados para o desenvolvimento de habilidades. A gamificação é o recurso ideal para esse desafio, uma vez que se destaca como uma metodologia fora do tradicional e, portanto, mais atrativa.

Educação gamificada é uma tendência que veio para ficar, e isso inclui os programas de treinamento das empresas. Essa abordagem permite que o aprendizado ganhe uma nova roupagem através de dinâmicas específicas dos jogos:

  • Torneios;
  • Sistema de pontuação;
  • Ranking;
  • Premiações;
  • Metas;
  • Conquistas;
  • Fases etc.

Dessa maneira, o aprendizado corporativo se torna mais moderno e interativo, promovendo engajamento dos times, senso de trabalho em equipe e competição saudável por um objetivo. Tudo isso somado ao que mais importa: a absorção de conteúdos, afinal, gamificação contribui para a fixação de informações.

Desenvolvimento de capacidades

Além do treinamento, a gamificação possibilita mapear quais são as habilidades que cada membro do time possui. A partir dessa compreensão, o gestor pode indicar treinamentos específicos para desenvolver habilidades desejadas em cada membro do time – complementando as que eles já possuem.

Compreender a capacidade técnica de cada um dos colaboradores auxilia o líder a ter uma previsibilidade e expectativa de cumprimento de metas, ao mesmo tempo que direciona as ações para aprimorar o conhecimento do time e elevar o potencial de resultados.

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