Educação corporativa: porque a inovação é fundamental para o aprendizado da sua equipe

 

Com as novas gerações participando ativamente do mercado de trabalho, e com avanços tecnológicos e pesquisas sobre a educação na era digital, cada vez mais se faz necessário uma revisão dos paradigmas de educação e ensino.

Seja no ensino acadêmico ou corporativo, é importante buscar novas alternativas de educação e engajamento.

Entre as alternativas utilizadas nos últimos anos para tornar o aprendizado mais atraente, gamificação se destaca como principal. A personalização e maleabilidade da metodologia utilizada para jogos permite treinar e capacitar, com muito mais eficiência, equipes e colaboradores de diferentes tipos de empresa.

Para além dessa capacitação, a gamificação viabiliza a criação de uma cultura inovadora, atenta à realidade do mundo, acolhedora para erros e que sempre busca inovar.

Mas afinal, quais são as reais razões para investir em inovações como a gamificação? A educação corporativa e o investimento em pessoas representam os melhores caminhos para a transformação do aprendizado em empresas?

Buscando esclarecer essas dúvidas, preparamos este artigo completo. Confira!

Como trabalhar a educação corporativa de maneira inovadora?

Os dias de treinamentos extensos, que apenas utilizam PowerPoint, acabaram.

A educação corporativa está passando por diversas mudanças para se adequar à era digital, e também às demandas de novas gerações no mercado de trabalho. E não são só elas que têm demandado por mais inovações, gerações anteriores querem, cada vez mais, aprender e utilizar novas tecnologias. Apesar das novas ferramentas para treinamentos, muitos gestores de RH ainda encontram dificuldades em engajar e motivar os colaboradores, e isso não é um problema recente, há anos que empresas sofrem com essa situação.

Para vencer o desafio de capacitar melhor as equipes, é necessário buscar soluções novas. Não adianta insistir em treinamentos antigos que nem ao menos possuem métricas e dados. A trilha para o sucesso passa pela inovação!

Uma forma que tem uma das maiores, se não a maior, aceitação entre os colaboradores do mundo inteiro, e rompe com formas antigas de treinamentos, é a gamificação.

Através dela, é possível criar sistemas de aprendizado únicos, com pontos, treinamentos lúdicos, objetivos e divertidos, mas sempre focados no desenvolvimento e em resultados reais. Desta maneira, o colaborador terá sua atenção retida durante todo o processo.

Além disso, ao utilizar uma plataforma de gamificação, todo o processo pode ser personalizado e metrificado, de acordo com as necessidades da empresa e do mercado.

O aprendizado fica fácil, o colaborador se sente pertencente a equipe, e terá seu engajamento reforçado. Além disso, a absorção do conteúdo é aumentada consideravelmente, o que faz com que as pessoas sintam-se mais capacitadas e preparadas para exercer suas funções.

Sucesso comprovado pelas pesquisas

De acordo com uma pesquisa realizada pela TalentLMS, e apontada pela Opusphere, quase 80% dos entrevistados se sentiriam mais motivados quando suas empresas apresentaram alguma forma de gamificação.

A gamificação é sinônimo de engajamento, e engajamento gera interesse dos colaboradores no conteúdo que será ensinado e aplicado.

Gamificação na educação corporativa. Por que inovar gamificando?

A resposta é simples: é preciso inovar para ter resultados.

Quando falamos de gamificação na educação corporativa, devemos levar em conta dois fatores principais: o engajamento dos colaboradores e o aprendizado da equipe verificado por métricas. E é isso que vamos entender a seguir. 

Como a gamificação aumenta o engajamento na educação corporativa?

Com a gamificação, o colaborador terá sua atenção retida. Isso acontece pois a metodologia utiliza de diversos artifícios e gatilhos para poder manter o foco e o interesse dos usuários.

Utilizando estímulos que fazem parte do comportamento humano, como testes que comprovam o aprendizado, a recompensa pelo esforço, e a disputa saudável, a gamificação consegue captar a atenção das pessoas. Com essa atenção retida, alunos e colaboradores valorizam e interagem muito mais no processo de ensino.

Por este motivo, o colaborador terá um maior engajamento com o material proposto, e se dedicará mais a manter o foco nos treinamentos e resolver os desafios apresentados – tudo isso de forma muito natural.

Dessa maneira, a empresa terá um membro do time mais dedicado, feliz, e disposto a inovar em seus processos. Além disso, o cumprimento de metas e a permanência na equipe são consequências da valorização do ambiente de trabalho pelo colaborador.

Como a gamificação auxilia no aprendizado corporativo?

Além de passar por simulações práticas da realidade ao final de cada etapa do percurso de aprendizado, o colaborador tem um feedback imediato de sua performance – permitindo com que ele reflita em relação aos seus acertos e o que pode ser melhorado.

Uma empresa, ao fornecer um treinamento utilizando a gamificação para seu colaborador, poderá passar seus valores, estimular uma competição saudável e inovar em seus processos de ensino.

Por que a educação corporativa gamificada é uma inovação que vai aumentar seus resultados?

Métricas, métricas e métricas.

Além de apresentar aos colaboradores uma proposta de treinamento mais divertida, lúdica, desafiadora e interessante, a gamificação trás outros benefícios para sua empresa, como a possibilidade de metrificar o resultado dos treinamentos, e visualizar um histórico de desenvolvimento de cada membro do time.

Mas afinal, como essa metodologia faz isso?

Bem, a gamificação permite simular situações reais e únicas, aumentando o poder analítico, crítico e de improvisação dos colaboradores.

Todas as etapas da jornada de aprendizado possuem métricas como número de questões respondidas, desafios realizados, missões concluídas e taxa de conclusão de treinamentos.

Ao visualizar essas métricas, o gestor terá insumos suficientes para enxergar quais são os gaps de aprendizado e conhecimento da equipe. Depois disso, com os dados em mãos, os diretores e gerentes responsáveis pela tomada de decisão terão um “retrato do conhecimento da empresa”, e com isso saberão quais ações devem ser tomadas para direcionar sua equipe no caminho do sucesso.

Os dados obtidos pelos treinamentos gamificados mostram as competências/habilidades da equipe, e possibilitam que o gestor tenha insights para a tomada de decisão.

Por que optar pela gamificação?

Depois do que conversamos, podemos entender que a gamificação é a melhor solução para inovar na educação corporativa.

Com metas, sistemas lúdicos, simulações analíticas, aumento do engajamento e métricas para os colaboradores e gestores, a gamificação se torna uma excelente alternativa para gerar resultados.

Os colaboradores se sentem mais engajados, felizes e motivados a bater metas e atingir os objetivos esperados pelos gestores.

Conheça a plataforma da TuTo!

A TuTo possibilitou um aumento na produtividade de milhares de equipes. Sabe como isso é possível? Com uma plataforma gamificada, a TuTo oferece uma jornada de treinamento, capacitação, integração e educação de membros do seu time. A chave para isso é o engajamento proporcionado pela gamificação! 

Se você deseja implementar essa metodologia inovadora na jornada de aprendizado da sua empresa, entre em contato com a TuTo hoje mesmo!

Nossos especialistas irão trabalhar com você para maximizar os resultados dos seus treinamentos e o gerenciamento de conhecimento, além de adicionar uma dose de engajamento ao aprendizado no seu local de trabalho!