O que é gestão de conhecimento?

 

A gestão do conhecimento não é uma prática que se limita às escolas, às bibliotecas e ao espaço acadêmico. Atualmente, o meio corporativo também precisa estar atento para promover uma curadoria estratégica de todo o seu referencial teórico e prático.

Entre os diversos pontos que permeiam essa discussão, podemos destacar que, para ter uma boa gestão do conhecimento, é necessário buscar ferramentas para capacitar a sua equipe, desenvolver habilidades, mapear o aprendizado e testar as informações que estão bem assimiladas pelo time.

Quer saber como alcançar tudo isso em uma empresa? Vamos falar mais sobre o tema e discutir como implementar estratégias e metodologias para alcançar bons resultados na gestão de conhecimento. Confira!

Qual é o conceito de gestão do conhecimento?

Gestão do conhecimento é um conceito bastante amplo, que engloba uma série de ações que as empresas já fazem – ou deveriam fazer – no dia a dia. A expressão foi utilizada pela primeira vez na década de 90, por Peter Drucker, famoso escritor, professor e estudioso de administração. Segundo Drucker, é por meio da coordenação e exploração das fontes de conhecimento organizacional que se obtém benefícios e vantagens competitivas no mercado.

Na prática, isso significa identificar quais são os conhecimentos que os funcionários têm e que são utilizados para fazer a empresa funcionar. O conceito também engloba a transformação desses conhecimentos disponíveis em processos, para que a empresa consiga encontrar ferramentas capazes de capacitar a equipe e, assim, aplicar o aprendizado na execução de tarefas do dia a dia.

Dessa forma, podemos associar a gestão do conhecimento à prática de identificar, analisar, catalogar e operacionalizar o conhecimento dentro de uma empresa. É uma área multidisciplinar, mas que necessita da metrificação por meio de dados e a capacidade de transmitir e aplicar conhecimentos como o objetivo principal.

E a educação corporativa?

Em geral, a educação corporativa é o resultado da gestão do conhecimento aliada à gestão de pessoas. Quando esses dois propósitos são atingidos, os objetivos de longo prazo das empresas podem ser alcançados com eficiência.

A educação corporativa foca na evolução da empresa por meio do investimento em pessoas, com o crescimento contínuo dos níveis de qualidade e indicadores de desempenho. É importante definir uma estratégia que possa permitir a implantação da educação corporativa com o foco no crescimento da organização associado ao desenvolvimento dos colaboradores.

Qual a importância da gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento permite mapear quais são as competências que a sua equipe domina. Desta forma, além de entender as principais necessidades e gaps de aprendizado, é possível aplicar o conhecimento que já está bem estabelecido na empresa para a otimização de tarefas e execução de processos.

O mapeamento das habilidades permite que gestores percebam quais outras competências os times devem desenvolver para obter melhores resultados ou preencher um gap de processos que foi identificado pela empresa. Isso possibilita que treinamentos sejam realizados de maneira muito mais assertiva, focados em necessidades reais, para capacitar a equipe e elevar o nível de conhecimento dos colaboradores.

Quais as vantagens de aplicar a gestão do conhecimento nas empresas:

Além do incentivo ao desenvolvimento pessoal, desenvolvimento da equipe, e da otimização dos processos internos e externos da empresa, existem outras vantagens promovidas pela gestão do conhecimento.

Em relação ao mercado e à concorrência, essa estratégia oferece como vantagens competitivas:

  • Redução no tempo de entrega de tarefas;
  • Aumento da produtividade em geral;
  • Economia de recursos financeiros, devido à maior eficiência na realização de processos internos;
  • Equipe que se sentem mais capacitadas e preparadas para o dia a dia e novos desafios de trabalho;
  • Aumento do capital intelectual da empresa;
  • Desenvolvimento de uma cultura de inovação;
  • Tomadas de decisões mais assertivas e embasadas.

Como aplicar a gestão do conhecimento na minha empresa?

Como citado anteriormente, a gestão do conhecimento envolve identificar os conhecimentos dos colaboradores, utilizá-los em benefício da organização, mapeando as competências importantes para melhorar ainda mais o funcionamento da empresa e desenvolver treinamentos, tanto para capacitar a equipe com novas habilidades, quanto para aprimorar as já existentes. 

Para que a aplicação dessa gestão seja efetiva, a empresa precisa seguir alguns passos:

1 – Mapeamento de competências

Para que os conhecimentos dos colaboradores possam ser úteis para o desenvolvimento pleno da empresa, é preciso identificar as competências que eles possuem e quais habilidades já estão incorporadas aos times.

2 – Levantamento de dados e métricas

Tudo o que é aprendido na empresa deve ser registrado, por meio de dashboards e relatórios, por exemplo. Todas as experiências, negativas ou positivas, devem ser anotadas para que possam ser consultadas e, posteriormente, gerar aprendizados. É preciso buscar plataformas que forneçam métricas concretas e confiáveis sobre o panorama de conhecimento dos colaboradores.

3 – Capacitação e treinamento para internalização do conhecimento

Após a identificação dos conhecimentos e competências do time, a próxima etapa é treinar e capacitar a equipe com as habilidades que também precisam ser aprendidas. Nesse momento é importante encontrar alternativas de treinamentos que engajem os colaboradores.

Com o engajamento deles, os treinamentos surtem mais efeito e o aprendizado é melhor assimilado. Não podemos esquecer, também, de monitorar com dados e métricas o resultado das capacitações realizadas.

4 – Definição de um plano de recompensas 

O entendimento dessa etapa não deve ser limitado ao aspecto financeiro. O reconhecimento público e outras formas de retribuição não monetária podem promover efeitos também eficientes e duradouros. Recompensas como troféus, medalhas e cupons de descontos em lojas podem ser boas alternativas para valorizar o esforço e desenvolvimento dos colaboradores que se engajaram no aprimoramento das habilidades.

Gamificação na gestão de conhecimento: a melhor alternativa para ter resultados

A alternativa de maior aceitação entre os colaboradores do mundo inteiro para a inserção da gestão de conhecimento no dia a dia de trabalho é a gamificação. Essa metodologia, embasada nos estímulos de jogos, tem se tornado a ferramenta fundamental para desenvolver habilidades e conhecimentos nas empresas.

Por meio da gamificação, é possível criar sistemas de aprendizado únicos, com pontos, treinamentos engajantes, interessantes e objetivos, mas sempre focados no desenvolvimento e em resultados reais.

Ao gamificar treinamentos, o aprendizado fica fácil, o colaborador consegue ver o desenvolvimento, e os gestores recebem as métricas para a avaliação e tomada de decisão. Além disso, a absorção do conteúdo é aumentada consideravelmente, o que faz com que as pessoas sintam-se mais capacitadas e preparadas para exercer suas funções.

Sucesso comprovado por pesquisas

De acordo com uma pesquisa realizada pela TalentLMS, e apontada pela Opusphere, 89% das pessoas se sentem mais motivadas quando as empresas apresentaram alguma forma de gamificação no ambiente de trabalho. Essa metodologia inovadora é sinônimo de engajamento, e o engajamento gera interesse dos colaboradores no conteúdo que será ensinado e aplicado.

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A TuTo é uma plataforma gamificada que possibilita a realização de treinamentos 100% personalizados para as necessidades da sua empresa, além da de entregar métricas que são insumos para a tomada de decisão de gestores.

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