Como se mede o impacto de treinamentos corporativos? É importante responder a essa pergunta, já que colaboradores bem capacitados são a base do sucesso de qualquer negócio.
As empresas investem muito tempo, dinheiro e energia na implementação de programas de treinamento, o que é um gasto muito justificável, dada a importância da capacitação para aumentar a produtividade do trabalho de uma equipe. Porém, o que algumas vezes pode ficar de fora são os indicadores que apontam o sucesso (ou não) dessas ações.
Por isso, metrificar os resultados de treinamentos é tão importante quanto sua própria aplicação. Afinal, os resultados permitem que você avalie objetivamente a eficácia de suas soluções de aprendizado e as otimize de acordo com as necessidades dos seus times
Continue lendo este artigo e entenda como mensurar os resultados de treinamentos corporativos.
Qual a importância da metrificação dos resultados de treinamentos?
Métricas de treinamento são dados usados para quantificar e validar a eficácia de um programa de treinamento.
Enquanto os principais indicadores de desempenho (KPIs) avaliam o progresso em direção às metas de negócios, as métricas de treinamento avaliam o sucesso de programas de treinamento nas empresas.
Porém, embora não haja dúvidas de que há necessidade de medir o impacto dos programas de treinamento corporativo, existem vários desafios intrínsecos neste exercício. De onde vem a dificuldade de metrificar o resultado de treinamentos corporativos?
Ocorre que, muitas vezes, a direção das empresas não consegue identificar nem mesmo os KPIs de próprio negócio. Esse problema reflete diretamente na definição dos indicadores chave de sucesso dos treinamentos.
Assim, por mais que as empresas entendam claramente o resultado tangível que se espera com os treinamentos, os dados mensuráveis que apontam seu sucesso nem sempre ficam claros.
A dificuldade nisso está no entendimento de quais são os melhores indicadores.
Na maioria das vezes, as empresas medem a eficácia do treinamento somente tendo em vista a produtividade do time. Porém, essa pode não ser a avaliação mais assertiva, sobretudo se não está de acordo com o objetivo da capacitação.
Por isso, a primeira pergunta a se fazer é: qual o objetivo do treinamento? Depois, analise como avaliar se esse objetivo foi atingido.
4 métricas importantes para medir, e por que você tem dificuldade em obter esses dados
Para determinar as métricas de capacitação de um time, considere:
1. O engajamento dos funcionários
O engajamento dos funcionários em relação à participação dos treinamentos é uma métrica que pode ser usada independente do tipo de capacitação oferecida. Isso porque ela tem mais a ver com a aceitação das pessoas e qualidade do programa de ensino do que com o seu conteúdo, propriamente dito.
Para ser metrificada, é calculada a taxa ou porcentagem de conclusão do treinamento. Em outras palavras, do número total de participantes, calcula-se quantos de fato finalizaram o treinamento – e quanto esse número representa em porcentagem do total.
2. A avaliação dos funcionários sobre o que foi aprendido e a validade de ter realizado o curso
A percepção dos seus colaboradores sobre o aprendizado que tiveram é outra métrica que não depende do objetivo do curso, necessariamente.
Assim, além de observar o engajamento, busque entender a percepção das pessoas em relação ao conteúdo aprendido. Avalie, também, se o seu time compreende a validade do treinamento que tiveram.
O gestor também pode aplicar um questionário para fazer um levantamento de dados sobre a percepção da equipe sobre o treinamento. Além da observação da execução das tarefas cotidianas pela equipe, um questionário qualitativo auxilia na compreensão de como o time absorveu o treinamento e um questionário quantitativo ajuda a ter respostas objetivas sobre o que foi aprendido.
3. A assimilação do conteúdo passado
Identificar se os seus funcionários aprenderam, de fato, o conteúdo do treinamento, também é sempre importante. Você também pode fazer isso aplicando um pequeno teste ao final do treinamento.
Nesse caso, um teste prático é uma boa abordagem para comprovar a assimilação do conteúdo transmitido. Além de avaliar se a informação foi bem compreendida, um teste é uma forma segura de entender e corrigir possíveis erros.
4. Os resultados tangíveis no dia a dia
Por fim, observe os resultados práticos conforme os objetivos que você definiu lá atrás, ao elaborar o treinamento. É possível mensurar:
- Aumento da produtividade;
- Aumento de vendas;
- Mudança de postura;
- Melhor domínio técnico de determinada área;
- Integração entre as equipes;
- Engajamento no trabalho etc.
Mais uma vez, isso depende do objetivo do treinamento corporativo!
Sabemos, no entanto, que as empresas enfrentam algumas dificuldades, como a falta de tecnologias e/ ou metodologias apropriadas para a aplicação dos treinamentos corporativos e a coleta desses dados. Por isso, entenda, a seguir…
O que uma boa metodologia de treinamentos corporativos deve oferecer?
Uma boa metodologia de treinamentos corporativos deve conter uma abordagem interativa e ágil. É importante também que ela seja customizada para corresponder à dinâmica única de cada empresa.
Com isso, é possível tanto aplicar um bom treinamento, quanto avaliar quantitativamente sua eficácia.
E sabe qual a metodologia que entrega esses resultados? A gamificação.
A gamificação é uma poderosa ferramenta que tem sido muito aplicada em cursos digitais, fintechs, ambientes corporativos e outros tipos de negócios. Trata-se de uma grande aposta para conquistar o engajamento, que foca na resolução de problemas e usa da educação intuitiva.
Na verdade, estamos falando de um mercado em crescente expansão. A previsão é que exista um crescimento de 30% na adoção dessa metodologia por empresas de todo o mundo nos próximos dois anos, conforme o estudo “Gamification Market – Growth, Trends, and Forecast (2019 – 2024)”.
Muito interessante, não!?
Com a implementação da gamificação no processo de aprendizagem, você garante que seus funcionários tenham mais interesse, motivação e que os seus objetivos sejam atingidos.
Conheça uma plataforma de treinamentos gamificados que fornece dados objetivos
A TuTo é uma plataforma de treinamentos gamificados e que possui usabilidade intuitiva, na qual você tem acesso a relatórios para metrificar a evolução do seu time diariamente.
De forma otimizada, simples e objetiva, você terá em suas mãos todos os dados necessários para direcionar as decisões do seu negócio. Com as métricas em mãos, o gestor tem a possibilidade de entender as principais dores e dificuldades do time e fazer o mapeamento dos gaps de conhecimento e competência.
Esses dados sobre os colaboradores são extremamente valiosos para a empresa, uma vez que, ao se basear neles, o gestor pode traçar um plano estratégico para corrigir os possíveis problemas mapeados.
Se você deseja implementar a gamificação na jornada de aprendizado da sua empresa, entre em contato com a TuTo hoje mesmo!