TuTo Digital, a startup de gamificação que quer impactar 1 bilhão de pessoas

 

Novos horizontes se abriram para a TuTo Digital. Após uma rodada de investimentos, no mês de outubro de 2022, fomos avaliados em 10 milhões de reais. Sabe o que isso significa, na prática? Agora, nós temos ainda mais recursos para auxiliar os nossos parceiros a alcançarem os seus objetivos utilizando tecnologia e gamificação.

“Acreditamos que é preciso aprimorar as técnicas do jogo se queremos ter resultados diferentes em campo. Por isso, criamos uma solução comprovadamente funcional para aumentar a produtividade, incentivar a gestão de conhecimento através de dados e fortalecer culturas organizacionais e comunidades digitais”, disse Gustavo Amaral, co-fundador da TuTo. 

Como a TuTo Digital começou e o que esses novos passos representam para nós

Em abril de 2021 o grupo empresarial MagiCash pivotou, nascendo a TuTo Digital, um Saas (Software como serviço), desenvolvido para engajar pessoas, através da gamificação, em diversos contextos. Com menos de 3 meses de operação, a TuTo atingiu o seu breakeven (ponto de equilíbrio financeiro).

E a partir daí, a TuTo cresceu mais e mais, aumentando seu escopo de clientes e diversificando sua atuação com empresas de diferentes setores. E agora, chegando em outubro de 2022, temos o orgulho de dizer que a TuTo foi avaliada em 10 milhões de reais, após uma rodada de investimento da qual participaram a Bossanova Investimentos, um Family Office e outros dois investidores estratégicos (pessoas físicas). 

Nesta nossa nova fase, e à medida que os valores da era digital se tornam cada vez mais essenciais, consideramos otimizar nossos produtos com o foco ainda maior em pessoas. E é por isso que a TuTo Digital quer cada vez mais impulsionar as  pessoas para terem um novo mindset, absolutamente focado em gamificação digital, que é uma das maiores tendências da educação do futuro.

Além disso, nós auxiliamos nossos clientes a criarem uma cultura de lifelong learning (aprendizado contínuo), tendo como premissa que treinamento é rotina, e não evento!

Isso inclui não somente a relação que os times têm com as entregas ao final do dia, mas também as formas como as pessoas se organizam e criam sinergia — ou seja, criando boas experiências! Tudo isso de modo personalizável, permitindo, também, a criação de processos padronizados. Essa forma inovadora de lidar com as pessoas e investir em seu desenvolvimento, tem sido a fonte do sucesso da TuTo: acreditar e investir em pessoas.

Como fazemos

Considerando que a gamificação é o ponto principal de nossas ações, fica muito simples de entender. Nossa plataforma é customizável, white label e dividida em 4 modos que direcionam para a loja de prêmios e recompensas, a cereja do bolo da gamificação:

  1. Trilhas de conhecimento: caminhos individuais, onde cada participante pode desbloquear novas fases quando atingir o resultado esperado;
  2. Torneios estimulantes: um sistema de desafios multiplayer que cria uma competição saudável por meio de rankeamento;
  3. Missões práticas: você transmite conhecimento, metrifica o aprendizado e coloca tudo em prática! Os administradores podem criar missões segmentadas, onde cada pessoa recebe suas tarefas de forma muito clara e objetiva.
  4. Jornadas intuitivas e simplificadas: unificando trilhas, torneios e missões, as jornadas têm como objetivo direcionar as etapas a serem percorridas de forma sequencial e orquestrada;

 

Essas empresas já estão gamificando com a TuTo

Nossa metodologia é comprovada, tanto é que muitos parceiros (nacionais e internacionais) que acreditam na nossa solução já implementaram em sua rotina. Esse é o caso, por exemplo, da Syngenta,  Cacau Show, Buser  e 8 Shoppings da Multiplan – onde a TuTo trabalhou em projetos com características específicas de cada setor. De forma muito assertiva, nós também atendemos redes de franquias, indústrias de diversos segmentos, startups, grandes redes de varejo e infoprodutores.

A TuTo Digital já engajou mais de 150 mil usuários  em menos de 1 ano e meio de operação. ”O nosso sonho grande é  impactar diretamente 1 bilhão de pessoas – parece ousado, mas, com um time extremamente qualificado como o nosso, esse sonho grande é só questão de tempo”, disse Thiago F Silva, co-fundador da TuTo.

Os fundadores:

Gustavo Amaral e Thiago F Silva são os fundadores da TuTo Digital. Gustavo tem vasta experiência no mercado digital, empreendendo há mais de 8 anos e tendo passado por grandes projetos, como implantação de ERPs e lançamento de marcas nativas digitalmente. Thiago já foi executivo de multinacionais e grandes empresas como C&A e Grupo DPSP, além de ter empreendido no mercado de entretenimento e realizado um exit em 2019 da BDLA Produtora, a qual era sócio.

O que a nova rodada de investimentos representa para nossos clientes

Com os novos recursos que captamos, vamos tornar ainda melhor as nossas soluções. Já estamos trabalhando para aumentar nosso time de tecnologia, que é o coração do nosso negócio. Também estamos desenvolvendo novos produtos para pequenas e médias empresas, afinal, os desafios de gestão fazem parte da realidade de todos os negócios.

Recentemente, criamos a ferramenta TuTo Creators, um software de engajamento e captação de leads para utilização em lançamentos de Infoprodutores e Influenciadores Digitais, que já conta com grandes parceiros, como Breno Perrucho (Fundador do Canal Jovens de Negócios) e Bruno Perini (Fundador do Canal Você MAIS Rico e Sócio do Grupo Primo).

Por que a gamificação tem conquistado tantas empresas e é uma grande tendência para o futuro?

Quando falamos em gamificação, estamos nos referindo à aplicação da lógica de jogos no contexto do dia a dia das pessoas e das empresas. A abordagem lúdica, moderna e interativa incentiva as pessoas a resolverem questões críticas de negócios. Segundo pesquisa da Talent LMS, 89% das pessoas dizem que a gamificação os faz sentir mais produtivos. 

A gamificação permite o erro ao criar um ambiente que seja inclusivo e de aprendizagem constante para todos, sem significar perda ou prejuízo para qualquer parte. Segundo pesquisa realizada pela Education Data, para cada 1 dólar investido em treinamentos gamificados e metrificados, o retorno é de até 30 dólares.

Além disso, as empresas treinam os times e constroem uma cultura de resolução sistemática de problemas. Como consequência, temos como resultado o aumento significativo de produtividade, controle dos resultados e possibilidade de metrificação e gestão eficiente de dados! O site researchandmarkets.com apontou que empresas que utilizaram a gamificação em suas equipes, tiveram aumentos de até 90% na produtividade destes times.

Leve a gamificação para a sua empresa também

Somos cada vez mais procurados por empresas inovadoras que entendem a importância da gamificação e como ela pode melhorar a produtividade e engajamento dos stakeholders, além de promover a competição saudável. Por isso, aqui na TuTo buscamos sempre desenvolver os melhores produtos focados em nossos clientes, trazendo muitos resultados significativos para as empresas que gamificam conosco:

  • Aumento do engajamento;
  • Otimização da produtividade;
  • Incentivo à resolução de problemas;
  • Fortalecimento dos elos entre os colaboradores;
  • Apoio ao desenvolvimento de habilidades;
  • Apresentação de métricas e indicadores;
  • Estímulo da meritocracia e a busca por conhecimento.

Saiba mais sobre a TuTo Digital e veja o que os nossos clientes estão comentando!

Quer continuar aprendendo? Explore nosso produto, as histórias dos clientes e os insights mais inéditos!

Você pode agendar uma conversa individual com um especialista da TuTo Digital e nós iremos lhe ajudar a entender como engajar mais os seus stakeholders.