Atuando em um mercado tão concorrido como o de infoprodutos, o empreendedor digital tem que ser inovador e criar experiências únicas para seus alunos. Além disso, para destacar o produto, deve oferecer um aprendizado efetivo. Isso significa que o aluno tem que sentir que está aprendendo, assim como ter a noção de progresso em sua jornada.
Aulas gamificadas são a inovação que o infoprodutor precisa para atender a essa demanda, e proporcionar a aprendizagem real. Mas, como chegar até isso? Continue a leitura e descubra!
3 benefícios das aulas gamificadas para infoprodutores
Atividades com gamificação têm uma importante característica: são atrativas e conseguem despertar o interesse dos alunos e engajá-los cada vez mais, desde que você saiba como explorá-las e utilizá-las de forma eficiente.
Veja alguns benefícios das aulas gamificadas:
1. Mais concentração e atenção
Um dos grandes problemas que a internet causa no comportamento humano é a diminuição na capacidade de manter o foco e a atenção em atividades. Estima-se que essa nossa capacidade de reter a atenção diminui mais de um quarto entre 2000 e 2015, e que o TikTok tem colaborado muito para isso.
Aliás, isso é chamado de attention span, ou, em tradução livre, limiar de atenção — o tempo que nos concentramos em uma tarefa antes de nos distrairmos.
Sendo assim, atividades com gamificação, por sua natureza lúdica e interessante, surgem como uma forma de combater esse problema, mantendo o aluno focado por mais tempo e gerando boas taxas de engajamento.
2. Maior retenção do conteúdo
Um processo de aprendizado mais prazeroso e intuitivo é bem mais efetivo do que o dos moldes tradicionais. Com aulas gamificadas é assim: o aluno aprende enquanto compete, se desafia a passar fases, e coleciona vitórias em sua jornada.
Quando percebe, adquiriu conhecimentos diversos que podem ser efetivamente aplicados, melhorando aspectos como a produtividade, a agilidade na resolução de problemas e a otimização de tempo na realização de atividades e tarefas.
3. Maior taxa de conclusão de cursos
A gamificação de aulas motiva os alunos a irem até o final do curso. Isso, aliás, é um dos grandes problemas que os infoprodutores enfrentam.
Apesar de subestimada, já que muitos se concentram na venda, a conclusão de um curso é essencial, e traz inúmeros benefícios, como: a fidelização do cliente, a avaliação e indicação do curso, a entrega de mais valor, e ainda a possibilidade de gerar mais vendas!
Lembrando, também, que manter quem já é cliente é bem mais barato do que conquistar novos.
4 passos para criar atividades com gamificação e garantir engajamento em suas aulas
Para tornar o aprendizado mais efetivo em seus cursos, é preciso planejar. Para isso, quatro passos são essenciais, veja a seguir quais são eles.
1. Defina os conteúdos que serão trabalhados
Este ponto é importante, porque, dependendo do tema tratado, ele pode ter muitos tópicos e, ao querer abordar tudo, o conteúdo tende a ficar superficial. Dessa forma, não há como ser efetivo e levar o aluno a dominar o assunto.
Uma saída é definir parte do conteúdo e aprofundar bem nos temas escolhidos e depois oferecer um complemento do curso, uma sequência ou um nível mais avançado — isso, inclusive, pode ser uma estratégia de upselling.
Mas atenção: é importante lembrar que seu curso deve ser o mais completo possível, de acordo com o tema e valores vendidos para o aluno. Por isso, não torne o curso incompleto apenas para vender módulos extras, só utilize essa estratégia para conteúdos que são realmente complementares, e não essenciais.
2. Estabeleça qual é o objetivo de aprendizagem em cada momento
Cada aula gamificada deve ter seu próprio objetivo. Se o seu curso é sobre marketing digital, por exemplo, defina o que o aluno deve dominar ao final de cada atividade. Por exemplo: a aula 1 é sobre o conceito de marketing digital. Ao terminar as atividades gamificadas dessa aula, ele deve saber que marketing digital não é pirâmide ou somente programa de afiliados, como muitos pensam.
Nesse momento, ele não precisa saber o que é SEO, SEM, inbound marketing, busca semântica etc. Ele só precisa chegar ao fim da aula com a compreensão sobre o que é marketing digital sem ter dúvidas. Isso permite mais assertividade e facilidade na hora de definir os conteúdos a serem transmitidos.
3. Estruture as atividades gamificadas
Este é o momento em que você define como será a jornada de aprendizagem gamificada, quais formatos vai utilizar (missão, trilha ou torneio) para desenvolver um conhecimento específico, e qual o tempo para cada atividade.
Neste passo também são criadas as questões, assim como os devidos feedbacks ao aluno, caso ele erre as respostas. Esse ponto é muito importante, já que, com um retorno sobre o erro, os alunos terão mais noção do que precisam desenvolver.
4. Defina o sistema de recompensas
Este é o passo em que as regras são definidas, assim como a mecânica de premiações, ou seja, os tipos de recompensa, quantas moedas serão necessárias para trocar na lojinha de recompensas etc.
Além disso, esse também é o momento ideal para usar técnicas de upselling e cross-selling.
O upselling consiste em oferecer uma versão mais completa do infoproduto, como uma versão avançada do curso, e assim aumentar o ticket médio.
O cross-selling é a técnica que também chamamos de “venda cruzada”, e consiste em oferecer um produto ou serviço que complemente o que foi adquirido inicialmente. Por exemplo: o aluno adquire um curso de Copywriting e como complemento, recebe a oferta de um kit de templates para copy.
Como saber se os alunos estão realmente aprendendo?
Um dos problemas enfrentados pelos infoprodutores é não conseguir mensurar a taxa de aprendizagem dos alunos de seus cursos. No entanto, quando esse processo é gamificado, a plataforma consegue, por meio de um sistema de BI (Business Intelligence) fornecer dados para que se torne possível metrificar resultados.
Isso mesmo, você consegue saber o nível de desenvolvimento de seus alunos, de forma individual. Além disso, é possível visualizar os resultados por atividades específicas (a cada missão que ele realizou, por exemplo).
Dessa forma, é possível analisar as dificuldades dos alunos. Além disso, caso avalie que, em determinada atividade, uma grande parte das pessoas teve problemas, isso pode indicar que o curso precisa de ajustes e melhorias naquele ponto.
Outra vantagem dos dados está relacionada à criação de novos infoprodutos. Ao entender com mais clareza o que seu aluno precisa, você consegue montar materiais adicionais para poder ofertar a ele.
Como você pode perceber, aulas gamificadas fazem toda a diferença, além de serem um recurso que te coloca à frente da concorrência.
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