Inovação para eventos: gamificação e engajamento

 

Ao transformar atividades e dinâmicas do evento em experiências mais envolventes e interativas, a gamificação desperta a atenção dos espectadores, estimula a participação ativa e cria uma atmosfera mais engajadora.

Ao fazer eventos, é fundamental trazer inovação, e manter os participantes engajados e interessados para garantir o sucesso da iniciativa. A gamificação surge como uma estratégia eficaz para melhorar os eventos, uma vez que os jogos se aproveitam do prazer associado ao entretenimento.

Neste texto, vamos te apresentar três formas práticas de implementar a gamificação em eventos. Acompanhe!

 

1. Inscrições e credenciamento

A gamificação pode ser aplicada desde o momento da inscrição no evento, tornando esse processo mais atrativo e engajador. Ao invés de simplesmente preencher um formulário, os participantes podem ser convidados a realizar uma série de desafios ou missões relacionadas, que vão desde responder a perguntas sobre o tema do evento até compartilhar conteúdo relacionado em suas redes sociais.

Para despertar o interesse do público, a gamificação na inscrição pode oferecer recompensas aos participantes, como descontos no valor do ingresso, brindes exclusivos ou acesso a conteúdos especiais.

Além disso, os pontos acumulados durante o processo de inscrição podem ser utilizados posteriormente para obter benefícios durante o evento, como participar de atividades exclusivas ou ganhar acesso prioritário a palestras e workshops concorridos.

 

2. Atividades e dinâmicas gamificadas

Para trazer a inovação em eventos, jogos e dinâmicas podem ser desenvolvidos para estimular a participação e interação dos presentes. É possível, por exemplo, promover quizzes temáticos, nos quais os participantes respondem a perguntas sobre o conteúdo do evento e acumulam pontos conforme acertam as respostas. 

Essa atividade gamificada não apenas torna o evento mais divertido, mas também incentiva os participantes a explorarem todos os aspectos da experiência e se engajarem nas diferentes atividades oferecidas.

Palestras e workshops podem se beneficiar da gamificação para se tornarem mais envolventes e interativos. Os palestrantes podem introduzir dinâmicas de votação ao vivo, onde a plateia responde a perguntas e enquetes relacionadas ao tema da apresentação através de aplicativos ou plataformas online.

Os resultados são exibidos em tempo real, criando um ambiente competitivo e envolvente. Além disso, as palestras podem ser divididas em módulos, onde os participantes acumulam pontos ou avançam de nível conforme acompanham as diferentes partes da apresentação.

A implementação de atividades e dinâmicas gamificadas durante o evento proporciona uma experiência mais envolvente, interativa e lúdica para os participantes, sendo uma ferramenta muito interessante quando aliada ao marketing de experiência.

Leia mais: Marketing de experiência em eventos: usando jogos para estimular o engajamento

 

3. Encerramento e feedback gamificado

A inovação no encerramento do evento pode torná-lo uma experiência memorável, possível por meio da gamificação. Uma estratégia eficaz é realizar uma cerimônia de premiação gamificada, na qual os participantes que acumularam mais pontos ao longo do evento são reconhecidos e recompensados. 

Além disso, é possível promover atividades de encerramento que envolvam todos os participantes em uma última interação antes do encerramento oficial.

A coleta de feedback é essencial na geração de dados que sirvam para avaliar a experiência dos participantes e identificar pontos de melhoria para futuros eventos. 

Por exemplo, ao invés de um formulário tradicional, os participantes podem ser convidados a responder a perguntas de feedback em uma plataforma de gamificação como a TuTo, onde suas respostas geram pontos ou recompensas virtuais. 

Desse modo, as respostas oferecem um feedback pessoal a cada participante, demonstrando o que ele(a) absorveu da vivência. Já para os produtores, as respostas podem contribuir para o alcance de métricas como a taxa de assertividade, atestando a eficiência ou a dificuldade do público em assimilar o conteúdo oferecido pelo evento.

 

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A gamificação desempenha um papel fundamental na inovação criação de eventos de sucesso. Cada uma dessas estratégias oferece oportunidades únicas para tornar a experiência do evento mais envolvente, interativa e memorável para os participantes.

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