O que são os gatilhos mentais de prêmios e recompensas na gamificação?

 

Gatilhos mentais são estimulos externos que geram uma resposta emocional ou comportamental nas pessoas.

A gamificação é uma estratégia poderosa e em constante crescimento em diversas áreas. Ela se baseia na aplicação de elementos de jogos em contextos não lúdicos para impulsionar o engajamento e a participação ativa dos indivíduos.

Trabalhando com gatilhos mentais usados em jogos, ela explora as necessidades psicológicas fundamentais dos seres humanos. Dentre os diversos gatilhos, o incentivo à participação por meio de prêmios e recompensas  desempenha um papel fundamental no engajamento dos participantes, e por isso merece uma análise mais detalhada.

 Vamos com TuTo ver como esse gatilho atua na gamificação?

O que são gatilhos mentais?

Você já experimentou a sensação de passar de nível num jogo e ganhar recompensas como XP, créditos ou itens especiais? 

 

Se a resposta for sim, você conhece o entusiasmo e a alegria de saber que valeu a pena investir o seu tempo e esforço numa jornada que estimulou o seu potencial e recompensou o seu trabalho. Essa mesma dinâmica pode ser vivenciada em outros contextos, como no mundo dos negócios e da educação, por meio da gamificação. 

No livro “Gatilhos mentais: O guia completo com estratégias de negócios e comunicações provadas para você aplicar”, o autor Gustavo Ferreira esclarece que um gatilho mental é um estímulo externo que aciona uma resposta emocional ou comportamental nas pessoas, explorando instintos e necessidades psicológicas humanas básicas para influenciar as nossas escolhas e comportamentos.

Eles são usados ​​em várias áreas, incluindo a gamificação, para estimular o engajamento e a motivação das pessoas, a partir da ativação de partes específicas do nosso cérebro relacionadas às emoções, impulsos e desejos por prazer e gratificação.

Ao conquistar prêmios e recompensas, o cérebro libera dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de felicidade e prazer.

Agora imagine, por exemplo, um jogo de celular em que o player ganha moedas virtuais ao completar uma tarefa. Essa recompensa funciona como um estímulo (gatilho) para que o jogador continue se engajando e completando mais tarefas.

Na gamificação, existem diferentes gatilhos mentais comumente utilizados para estimular o engajamento dos participantes. Além de prêmios e recompensas, outros exemplos de gatilhos incluem a escassez, a influência social e a posse.

Juntos eles compõem um conjunto de técnicas ou ferramentas para conquistar o engajamento dos participantes.

Agora que você compreende o conceito de gatilhos mentais e como eles se relacionam com a gamificação na construção de engajamento, vamos ver como o gatilho dos prêmios e recompensas pode ser aplicado na gamificação de empresas, infoprodutos e eventos?

 

PARA EMPRESAS:

Ao oferecer reconhecimento aos colaboradores, com recompensas tangíveis ou intangíveis, como bonificações, títulos públicos ou oportunidades de crescimento, as empresas podem incentivar os funcionários a se envolverem ativamente, com mais animação, em atividades e metas estabelecidas.

Essas recompensas podem criar um senso de competição saudável, estimular a motivação corporativa e promover um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado. Já falamos um pouco mais sobre os efeitos disso em outro post, veja aqui!

Uma empresa também pode implementar um sistema de gamificação em seu programa de vendas, por exemplo, onde os colaboradores acumulam pontos ao atingirem as metas de vendas. Esses pontos podem ser trocados por prêmios, como vouchers de restaurantes, ingressos para eventos ou até mesmo um dia de folga extra. Essa abordagem cria um incentivo adicional para os colaboradores se esforçarem e superarem suas metas, estimulando mais engajamento e desempenho.

Além disso, a gamificação permite que as pessoas acompanhem seu progresso e conquistas, proporcionando a possibilidade de que possam observar o desenvolvimento profissional numa lógica semelhante às trilhas propostas na jornada de jogos digitais.

 

PARA INFOPRODUTOS:

No contexto dos infoprodutos, a gamificação pode ser aplicada para engajar os usuários na aprendizagem e incentivá-los a seguir, com mais animação e comprometimento, a trilha de ensino proposta pela estrutura do conteúdo.

Os prêmios e recompensas são usados como iscas para  conquistar e reter a atenção dos usuários e mantê-los participativos ao longo do processo de aprendizagem.

Desse modo, ao completarem módulos, responderem quizzes ou interagirem com o conteúdo, os alunos podem desbloquear conquistas e receber recompensas virtuais, como certificados, acesso a conteúdos exclusivos ou até mesmo descontos em futuros cursos. 

Essa estratégia não apenas aumenta o engajamento e a satisfação dos alunos, mas também oferece uma oportunidade para o upselling, permitindo que os alunos optem por opções de maior valor e contribuindo para o aumento do ticket médio. (Confira o nosso texto sobre a relação entre engajamento em cursos on-line e aumento do ticket médio neste link!)

Como exemplo prático, podemos pensar num infoprodutor que oferece um curso on-line preparatório para concursos públicos. Ele pode implementar elementos de gamificação, como conquistas, pontuações e rankings, como forma de estimular a participação ativa dos alunos. Essas recompensas e a sensação de progresso geram uma gratificação pessoal e a sensação de aproveitamento do tempo de forma significativa.

Dentre os resultados, é comum observar uma grande melhoria na retenção de conteúdo, aumento imediato na taxa de aprovação e melhores resultados nos concursos, uma vez que os alunos se sentem mais preparados e confiantes.

A gamificação, portanto, desempenha um papel fundamental no sucesso dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais agradável e eficiente. Veja um exemplo disso no post em que apresentamos o case do Professor Clóvis.

PARA EVENTOS:

Um evento de sucesso é aquele em que os participantes percebem propósito e valor significativo de sua atenção e tempo. 

Ninguém gosta de desperdiçar minutos, ou mesmo horas, em eventos monótonos e aleatórios. Para tornar a experiência mais estimulante e motivadora, a gamificação é uma excelente escolha, especialmente quando esta utiliza o gatilho de recompensas e prêmios.

Ao propor desafios que levam à conquistas e prêmios, tangíveis ou simbólicos, a gamificação engaja os participantes, pois eles reconhecem na participação ativa do evento um propósito claro e desejável.

Essa abordagem cria uma atmosfera de entusiasmo e motivação para chegar até o objetivo final.

Vamos ver um exemplo prático disso?

A Samsung, por exemplo, contou com a TuTo para realizar eventos de treinamento gamificado para preparar os colaboradores de lojas parceiras para o lançamento do Galaxy S23 5G. Durante o treinamento, foram estabelecidos desafios e objetivos que os funcionários deveriam enfrentar e alcançar.

Cada etapa concluída com sucesso rendia pontuação aos participantes e, além disso, aqueles que apresentavam melhores desempenhos nos desafios eram reconhecidos pelos gestores dos eventos com premiações.

A possibilidade de ganhar um prêmio criou uma atmosfera de expectativa e entusiasmo entre os participantes. Ao saberem que seus esforços podem ser recompensados, eles ficaram mais motivados a se envolver ainda mais, dedicando-se intensamente para alcançar as metas estabelecidas. O resultado disso foi uma elevada taxa média de engajamento no evento (89,7%). (Confira o case completo aqui)

Outro exemplo de gamificação em eventos é o “Mackenzie Day”, que também contou com a ajuda da TuTo. Buscando despertar a curiosidade pelos cursos ofertados e aumentar a taxa de matrículas, a Universidade Mackenzie propôs uma jornada gamificada para os participantes do evento interno. 

Expostos a diferentes modalidades de jogos que exploravam e explicavam os diversos cursos ofertados pela organização acadêmica, os participantes assumiram uma postura mais interativa e participativa no evento. Com significativa repercussão nas redes sociais, o evento proporcionou à universidade um alto nível de engajamento e aumento expressivo no número de matrículas, evidenciando o sucesso da estratégia.

Conte com a TuTo para utilizar, com sucesso, os gatilhos mentais!

O uso estratégico dos gatilhos da gamificação, possibilita a promoção de experiências envolventes e valiosas, tornando mais fácil o alcance de resultados incríveis e significativos.

O gatilho de prêmios e recompensas, como vimos, desempenha um papel fundamental na metodologia, impulsionando o engajamento e a participação ativa dos indivíduos. Além deste, outros gatilhos também podem, e devem, ser utilizados no desenvolvimento de jornadas enriquecedoras e memoráveis para o público. 

A TuTo é uma plataforma de gamificação completa e emprega diversos meios para conquistar, com sucesso, o engajamento e a satisfação dos seus clientes.

Viu só como os prêmios e recompensas podem ser utilizados para aumentar o engajamento na gamificação?

Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e descubra as soluções que temos para a gamificação aplicada a diversos contextos!