A gamificação no RH é um recurso que surgiu para modernizar ainda mais o setor, que passou por transformações quando novos modelos de gestão colocaram o foco das organizações nas pessoas.
Do onboarding ao treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D), a gamification ajuda o RH a assumir os desafios de inovação em processos com a finalidade de desenvolver habilidades nos colaboradores, ao mesmo tempo em que os torna mais engajados, motivados, qualificados e produtivos.
Além disso, a aderência às atividades gamificadas é normalmente proposta como voluntária. Isso reflete uma característica de abordagem moderna de T&D, apontada por Idalberto Chiavenato como “consensual”, em seu livro “Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações”. Isso significa que o colaborador é encorajado a participar dos processos por vontade própria, ao invés de receber ordens para que o faça.
Considerando tudo isso, queremos mostrar como a gamificação pode ser aplicada no RH para o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores, assim como as vantagens de utilização dessa estratégia.
Continue a leitura e saiba mais!
A importância do treinamento e capacitação de pessoas para as organizações
Quando uma empresa identifica a necessidade de algumas habilidades ou competências, o RH tem dois caminhos: contratar novos talentos, ou capacitar os que já existem para que desenvolvam tais novas habilidades.
A segunda opção é a mais viável, principalmente por evitar longos processos de seleção e recrutamento, além das despesas decorrentes deles. Toda essa energia pode ser colocada para preparar capacitações gamificadas e personalizar as atividades para que a empresa alcance os objetivos que deseja.
O treinamento e o desenvolvimento de pessoas é importante porque capacita e qualifica colaboradores para preencher gaps de habilidades que a empresa detecta. Os treinamentos podem reforçar tanto as habilidades comportamentais (soft skills) como desenvolvimento de liderança, resolução de conflitos e gestão de tempo, por exemplo, quanto as habilidade técnicas (hard skills), como a gestão de projetos, aperfeiçoamento em informática e softwares, dentre outras.
Dessa forma, a gamificação no RH consegue direcionar os pontos importantes para que os colaboradores sejam capacitados de forma efetiva, e, principalmente, que aprendam de maneira prazerosa e intuitiva.
Quais são os benefícios e como aplicar a gamificação no RH?
Adotar a gamificação no RH proporciona diversos benefícios além da inovação e modernização das práticas de gestão de pessoas. Conheça algumas dessas vantagens.
Mais engajamento e motivação
Ao fugir dos moldes tradicionais de capacitação, a gamificação já desperta naturalmente a motivação e o engajamento. A possibilidade de aprender enquanto se é desafiado e compete com os colegas já é motivo suficiente para o comprometimento do colaborador.
Por sua natureza engajante, a jornada gamificada estimula as pessoas a realizarem as atividades e a alcançarem resultados positivos e expressivos — tanto para si quanto para a empresa, já que elas precisam aprender para conquistar as recompensas e garantir uma boa posição no ranking, enquanto desenvolvem as habilidades que a organização deseja.
Treinamento contínuo
Enquanto a empresa gastaria tempo e dinheiro para promover treinamentos constantes, além de correr o risco de tornar os processos entediantes para os colaboradores, ao gamificar, a maior parte desses problemas é eliminada.
Veja só: não é preciso contratar palestrantes ou instrutores, não há gasto de recursos para deslocar equipes para o local do curso (pois estes nem sempre acontecem na empresa), evita-se o desperdício do dinheiro que seria gasto com a produção de materiais. Além disso, é possível otimizar o tempo que o colaborador gasta treinando, já que o modelo tradicional, além de não ser tão eficaz, ainda demanda muitas horas que poderiam ser dedicadas a outras tarefas.
Métricas e o reconhecimento de talentos
Enquanto promove capacitações para desenvolver habilidades dos colaboradores, o RH pode ter surpresas agradáveis no caminho, e descobrir talentos escondidos.
Como a plataforma de gamificação oferece um dashboard pelo qual é possível acompanhar várias métricas, algumas delas podem mostrar colaboradores aptos a crescer nas funções que desempenham, ou em outros cargos dentro da organização.
A métrica das taxas de erros e acertos das atividades propostas, por exemplo, pode mostrar as forças e fraquezas de uma pessoa. As fraquezas são as habilidades que devem ser melhor trabalhadas, e as forças indicam em que o colaborador se destaca, dando ao RH insights sobre como pode aproveitar essas habilidades, e melhorar o desenvolvimento das outras.
Como aplicar a gamificação no RH, em 3 dicas rápidas:
1. Defina objetivos: neste caso, defina as habilidades que quer que os colaboradores desenvolvam, e como isso acontecerá. Para isso, a gamificação é a metodologia ideal.
2. Deixe clara a participação de cada um: explique como as pessoas devem atuar, os critérios de escolha, os benefícios da capacitação e as recompensas por fazer parte do processo.
3. Recompense: apesar da gamificação não ser um jogo, a metodologia usa os elementos de jogos, e, por isso, deve incluir recompensas para quem ganha. Isso é bem fácil de resolver, é só buscar por uma plataforma de gamificação que também conta com uma loja de recompensas, onde é possível disponibilizar muitos tipos de prêmios, como cupons de descontos, ingressos para algum evento, etc.
A gamificação dá certo! Veja motivos para apostar na estratégia
A gamificação no RH tem tudo para dar certo e entregar à empresa resultados reais e visíveis. Veja três motivos para apostar na estratégia:
Facilita o onboarding
A gamificação não é utilizada somente para treinar colaboradores que já estão alocados em suas funções na organização. As atividades gamificadas podem ser também utilizadas para o onboarding, ou seja, receber quem está chegando e integrar esse novo colaborador aos processos da empresa.
E tem mais: ela pode ainda anteceder o onboarding, pode ser utilizada em processos de recrutamento e seleção, inclusive, para analisar o fit cultural (alinhamento do profissional com a empresa).
Promove a gestão do conhecimento
Por ser uma plataforma de gamificação metrificada e totalmente personalizável, o RH consegue direcionar jornadas de acordo com as habilidades que pretende que os colaboradores desenvolvam. Se for sobre gestão de tempo, por exemplo, todo o treinamento pode ser criado em cima desse tema.
Do mesmo modo, criar jornadas com temas mistos, é totalmente possível. Como dissemos, a aprendizagem será inteiramente guiada pelo que a empresa definir, tendo ela, dessa forma, controle total sobre a gestão do conhecimento.
Aproxima equipes remotas
Com a gamificação é possível integrar equipes, sem necessariamente reuni-las em um mesmo lugar — um grande benefício para quem opera em modalidade de trabalho híbrido ou remoto.
Isso diminui substancialmente o afastamento entre colaboradores, causado pela falta de convivência diária, um dos problemas trazidos pelos novos formatos de trabalho.
Quer saber mais como a gamificação no RH pode transformar suas capacitações corporativas? Entre em contato conosco!