A descoberta da internet como um potencial mercado para infoprodutos impulsionou empreendedores a investirem tempo e conhecimento na criação de produtos digitais que atendam à s demandas de aprendizagem nas mais diversas áreas.Â
Esse mercado cresceu muito nos últimos anos e, ao contrário do que muitos podem pensar, não está saturado. Pelo contrário, a ascensão dos infoprodutos é notória, e o crescimento na procura pelo ensino on-line garante a expansão desse mercado de produtos digitais.Â
Além disso, novas tecnologias e metodologias têm contribuÃdo muito para tornar a aquisição de conhecimentos mais efetiva, já que o perfil de quem aprende também mudou com o tempo. As metodologias ativas, como o aprendizado baseado em desafios e a gamificação, têm atendido esse novo aluno, que não é mais alcançado pelo modelo tradicional de ensino.
No entanto, os infoprodutores podem ter dificuldades em alguns aspectos, como não saber como metrificar o engajamento ou o nÃvel de aprendizagem dos alunos.
E é exatamente sobre isso que queremos falar sobre, mostrar que mensurar a taxa de engajamento e o aprendizado é possÃvel, e também ensinar como fazer isso.
Continue a leitura e saiba mais!
Por que é importante metrificar o engajamento e o nÃvel de aprendizagem do aluno?
Há várias razões que explicam a importância da metrificação do engajamento e desempenho de alunos:
1 – Mais engajamento leva a maiores taxas de conclusão de cursos e a muitas outras vantagens
Alguns empreendedores digitais acham que basta vender um curso e pronto. Longe disso! Alunos engajados tendem a concluir os cursos e isso pode gerar resultados muito positivos, como:
- avaliações e indicações do curso a familiares e conhecidos;
- aquisição de outros produtos, pela loja de recompensas, promovendo o upselling e o cross-selling e, assim, aumentando o ticket médio;
- custo de aquisição de cliente (CAC) quase zero, pois manter um aluno é mais barato do que conquistar um novo.
Por isso, saber qual é a taxa de engajamento dos alunos ajuda o infoprodutor a criar estratégias para aumentar suas vendas e fidelizar clientes.Â
2 – Obter insights sobre o conteúdo e a qualidade do curso oferecido
Quando o empreendedor faz o acompanhamento das métricas de resultados de uma plataforma de gamificação, ele consegue mapear conteúdos que geram mais dificuldades aos alunos.
Ao analisar a taxa de assertividade é possÃvel ver isso de forma clara, principalmente quando fica perceptÃvel que um tema ou atividade gera dificuldade de forma geral, a todos os alunos.
3 – Descobrir quais conteúdos mais engajam
A partir de um dashboard de dados completo, o empreendedor digital pode pode filtrar relatórios que indiquem quais os conteúdos que estão tendo mais engajamento; e os que precisam ser revistos e melhorados.
A fórmula é simples: o conteúdo A pode ter 80% de engajamento e o B pode ter 35%. Isso significa que, enquanto o A está performando bem e engajando alunos, o B precisa de um olhar analÃtico e crÃtico, e, é claro, de uma reformulação para ter mais resultados e aumentar o engajamento.
Assim, o infoprodutor consegue melhorar seu produto de acordo com o que o público mais precisa, pois entende melhor as estratégias que mais funcionam com sua audiência.
Como metrificar o engajamento e aprendizado dos alunos?
Agora é hora de saber como metrificar o engajamento e o nÃvel de aprendizado de seus alunos.Â
Lembra que falamos no inÃcio sobre os infoprodutores terem dificuldades para mensurar esses e outros resultados? Pois é, mas com uma plataforma gamificada, como a da TuTo, isso é bem possÃvel.Â
Na área do infoprodutor há diversos tipos de relatórios, dentre eles, os de taxa de engajamento, nÃvel de aprendizagem (assertividade) e desempenho, e é por meio deles que se obtém dados importantes para as estratégias do seu negócio — neste caso, para melhorar cursos existentes, ou gerar ideias para a criação de novos.Â
Saiba mais!
O engajamento
Nesta seção, o empreendedor digital consegue obter dados de engajamento, tanto individual, quanto por grupo de alunos. Esse tipo de informação ajuda o infoprodutor a definir estratégias para envolver mais as pessoas que têm uma baixa taxa de engajamento, ou que não tenham participado de atividades há algum tempo.Â
A assertividade
Esta é a seção que mostra o desenvolvimento dos alunos nas atividades realizadas. Neste relatório também há a possibilidade de criar filtros e acompanhar a quantidade de respostas certas por atividade, ou por usuário.
Este relatório pode mostrar ao infoprodutor alguns dados importantes. Por exemplo: se os alunos não conseguem uma porcentagem alta de assertividade em determinada missão, talvez seja preciso revisá-la e verificar se está bem estruturada, clara ou se o nÃvel de dificuldade não está muito alto.
O desempenho
A seção de desempenho apresenta uma média entre o engajamento e a assertividade. Digamos que um aluno tenha 80% de engajamento e 70% de assertividade, então seu desempenho é de 75%.Â
Isso torna a métrica de desempenho um forte indicador da qualidade e acessibilidade do curso, além de demonstrar o nÃvel de aproveitamento que os alunos têm.
Ficou mais fácil entender como metrificar o engajamento com a gamificação e quais os benefÃcios dessa estratégia para seus cursos?
Então é hora de gamificar seus infoprodutos! Entre em contato conosco e saiba mais!
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