Como metrificar o engajamento e aprendizado dos alunos no seu curso?

 

A descoberta da internet como um potencial mercado para infoprodutos impulsionou empreendedores a investirem tempo e conhecimento na criação de produtos digitais que atendam às demandas de aprendizagem nas mais diversas áreas. 

Esse mercado cresceu muito nos últimos anos e, ao contrário do que muitos podem pensar, não está saturado. Pelo contrário, a ascensão dos infoprodutos é notória, e o crescimento na procura pelo ensino on-line garante a expansão desse mercado de produtos digitais. 

Além disso, novas tecnologias e metodologias têm contribuído muito para tornar a aquisição de conhecimentos mais efetiva, já que o perfil de quem aprende também mudou com o tempo. As metodologias ativas, como o aprendizado baseado em desafios e a gamificação, têm atendido esse novo aluno, que não é mais alcançado pelo modelo tradicional de ensino.

No entanto, os infoprodutores podem ter dificuldades em alguns aspectos, como não saber como metrificar o engajamento ou o nível de aprendizagem dos alunos.

E é exatamente sobre isso que queremos falar sobre, mostrar que mensurar a taxa de engajamento e o aprendizado é possível, e também ensinar como fazer isso.

Continue a leitura e saiba mais!

como-metrificar-o-engajamento-e-aprendizado-dos-alunos-no-seu-curso

Por que é importante metrificar o engajamento e o nível de aprendizagem do aluno?

Há várias razões que explicam a importância da metrificação do engajamento e desempenho de alunos:

1 – Mais engajamento leva a maiores taxas de conclusão de cursos e a muitas outras vantagens

Alguns empreendedores digitais acham que basta vender um curso e pronto. Longe disso! Alunos engajados tendem a concluir os cursos e isso pode gerar resultados muito positivos, como:

Por isso, saber qual é a taxa de engajamento dos alunos ajuda o infoprodutor a criar estratégias para aumentar suas vendas e fidelizar clientes. 

2 – Obter insights sobre o conteúdo e a qualidade do curso oferecido

Quando o empreendedor faz o acompanhamento das métricas de resultados de uma plataforma de gamificação, ele consegue mapear conteúdos que geram mais dificuldades aos alunos.

Ao analisar a taxa de assertividade é possível ver isso de forma clara, principalmente quando fica perceptível que um tema ou atividade gera dificuldade de forma geral, a todos os alunos.

3 – Descobrir quais conteúdos mais engajam

A partir de um dashboard de dados completo, o empreendedor digital pode pode filtrar relatórios que indiquem quais os conteúdos que estão tendo mais engajamento; e os que precisam ser revistos e melhorados.

A fórmula é simples: o conteúdo A pode ter 80% de engajamento e o B pode ter 35%. Isso significa que, enquanto o A está performando bem e engajando alunos, o B precisa de um olhar analítico e crítico, e, é claro, de uma reformulação para ter mais resultados e aumentar o engajamento.

Assim, o infoprodutor consegue melhorar seu produto de acordo com o que o público mais precisa, pois entende melhor as estratégias que mais funcionam com sua audiência.

como-metrificar-o-engajamento-e-aprendizado-dos-alunos-no-seu-curso

Como metrificar o engajamento e aprendizado dos alunos?

Agora é hora de saber como metrificar o engajamento e o nível de aprendizado de seus alunos. 

Lembra que falamos no início sobre os infoprodutores terem dificuldades para mensurar esses e outros resultados? Pois é, mas com uma plataforma gamificada, como a da TuTo, isso é bem possível. 

Na área do infoprodutor há diversos tipos de relatórios, dentre eles, os de taxa de engajamento, nível de aprendizagem (assertividade) e desempenho, e é por meio deles que se obtém dados importantes para as estratégias do seu negócio — neste caso, para melhorar cursos existentes, ou gerar ideias para a criação de novos. 

Saiba mais!

O engajamento

Nesta seção, o empreendedor digital consegue obter dados de engajamento, tanto individual, quanto por grupo de alunos. Esse tipo de informação ajuda o infoprodutor a definir estratégias para envolver mais as pessoas que têm uma baixa taxa de engajamento, ou que não tenham participado de atividades há algum tempo. 

A assertividade

Esta é a seção que mostra o desenvolvimento dos alunos nas atividades realizadas. Neste relatório também há a possibilidade de criar filtros e acompanhar a quantidade de respostas certas por atividade, ou por usuário.

Este relatório pode mostrar ao infoprodutor alguns dados importantes. Por exemplo: se os alunos não conseguem uma porcentagem alta de assertividade em determinada missão, talvez seja preciso revisá-la e verificar se está bem estruturada, clara ou se o nível de dificuldade não está muito alto.

O desempenho

A seção de desempenho apresenta uma média entre o engajamento e a assertividade. Digamos que um aluno tenha 80% de engajamento e 70% de assertividade, então seu desempenho é de 75%. 

Isso torna a métrica de desempenho um forte indicador da qualidade e acessibilidade do curso, além de demonstrar o nível de aproveitamento que os alunos têm.

Ficou mais fácil entender como metrificar o engajamento com a gamificação e quais os benefícios dessa estratégia para seus cursos?

Então é hora de gamificar seus infoprodutos! Entre em contato conosco e saiba mais!