Investir em uma plataforma gamificada é uma forma de inovar, além de inserir a empresa mais no cenário da transformação digital.
No entanto, nem todas as empresas possuem essa visão. “Por que gamificar?”. Essa é uma dúvida que muitas dessas organizações ainda têm e que, por não entenderem a importância e os resultados que podem obter, permanecem “no escuro” sobre os benefícios de uma plataforma gamificada, ou até mesmo resistentes ao investimento.
Sendo assim, para sair dessa inércia e tomar uma decisão certa sobre apostar na inovação e em estratégias assertivas para o negócio, vamos mostrar um pouco mais sobre a gamificação nas empresas e como a TuTo Digital pode ajudar. Confira!
Por que gamificar os processos organizacionais?
É hora de compreender por que gamificar os processos de sua empresa. A resposta está na resolução dos principais gargalos que a empresa tem, assim como nos objetivos que pretende alcançar.
Podemos citar alguns:
- altas taxas de turnover;
- problemas em reter talentos;
- falta de lideranças;
- baixa produtividade;
- pouco entrosamento e cooperação entre equipes;
- pouco engajamento nos treinamentos corporativos;
- processos falhos de onboarding;
- dificuldade de encontrar os talentos certos para encaixar nas vagas da empresa;
- clima organizacional ruim;
- conflitos organizacionais;
- e muitos outros problemas.
Com a gamificação, boa parte de cada um desses problemas pode ser resolvida — ou melhorada. Mas, para isso, os gestores e os donos das empresas têm que compreender que a inovação deve ser parte da cultura, e que isso pode exigir, inclusive, uma mudança de pensamento.
E, respondendo objetivamente à pergunta “por que gamificar?”, o que temos a dizer é: porque uma plataforma de gamificação, como a TuTo Digital, entrega soluções que ajudam a empresa a reduzir ou solucionar gargalos, com excelentes resultados de retorno do investimento. Tudo isso de forma 100% metrificada e gerando impacto real, tanto para os colaboradores, quanto para a organização!
Quais retornos sua empresa tem com a gamificação de atividades e treinamentos?
Agora vamos ao que realmente interessa: de quais retornos estamos falando?
Veja alguns motivos que fazem o investimento em uma plataforma gamificada ser garantia de resultados para sua empresa:
1. Mais assertividade no recrutamento e seleção de talentos
A gamificação pode ser parte dos processos de contratação de novos colaboradores. Além de garantir que o profissional se encaixa na vaga oferecida, é possível também fazer um teste de fit cultural e verificar se suas crenças, valores e propósitos estão alinhados aos da organização.
2. Onboarding mais eficiente
O processo de onboarding é uma das fases cruciais quando chega um novo colaborador. Com a gamificação, essa etapa não só se torna menos densa, como também pode ser avaliada, por meio de relatórios com metrificação assertiva.
Para o colaborador, isso é um fator motivador, uma vez que ele não se sentirá perdido em sua nova função, pois terá um bom treinamento prévio.
3. Mais engajamento em treinamentos
As capacitações e treinamentos das equipes de trabalho são um dos maiores gargalos para os setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Pela necessidade de ser constante, chega um momento em que as pessoas não querem mais participar, pois sentem-se entediadas em meio a palestras, cursos, etc.
Com a gamificação, esse cenário muda. Na proposta da dinâmica de jogos, os treinamentos gamificados dão um novo gás aos colaboradores. Atraídos pela metodologia lúdica e desafiadora, as pessoas engajam e se envolvem mais nas capacitações propostas pela empresa.
4. Interação entre colaboradores e melhor clima organizacional
As missões, as trilhas de aprendizagem e os torneios, assim como seus rankings, passam a ser motivo de troca de experiências e até mesmo conversas de corredor.
A interação entre os colaboradores melhora o clima organizacional e também desperta o senso de cooperação e colaboração, principalmente pelos momentos em que se tornam equipes em torneios gamificados.
5. Metrificação de resultados
Na plataforma de gamificação, o gestor tem acesso a relatórios com dados que tornam possível medir resultados como:
- assertividade: a taxa de acertos e erros, que pode ser verificada por atividade ou por colaborador;
- engajamento: os colaboradores estão se envolvendo nas atividades propostas dos treinamentos? É possível verificar também de forma individual, e por tarefa;
- desempenho: quais colaboradores têm se destacado? Esta métrica mostra a média entre o engajamento e a assertividade e posiciona os melhores resultados.
É possível metrificar o ROI (retorno do investimento)? Sim, é possível. Mas, para isso, é preciso definir qual o tipo de retorno esperado, com base em KPIs assertivos. Exemplos:
- detectar algum tipo de retorno nas atividades rotineiras dos colaboradores envolvidos;
- lotar um treinamento;
- alcançar determinado número de pessoas com taxa de desempenho acima de 90%, etc.
6. Integração de equipes remotas
Com novas modalidades de trabalho — híbrido e remoto — as empresas podem encontrar mais dificuldade em integrar e garantir a interação de seus colaboradores e equipes.
Graças à gamificação, isso pode mudar, já que atividades como torneios, envolvem ranqueamento e competição saudável entre os colaboradores.
7. Diminuição do turnover
A rotatividade de funcionários é um grande problema para as empresas, já que impacta nos custos, e também na disponibilidade de tempo dos gestores, que precisam treinar novos colaboradores assim que chegam.
Como a gamificação pode ser implementada em processos que vão desde a seleção de talentos, passando pelo onboarding, até treinamentos, a tendência é que essa taxa diminua.
Além disso, com treinamentos gamificados, as pessoas sentem-se valorizadas, percebem que a empresa tem um olhar voltado à inovação e têm mais motivação, pois aprendem de forma prazerosa e recebem feedbacks sobre o aprendizado — esses, juntos a outros, são motivos que fazem com que os colaboradores queiram permanecer na empresa.
TuTo Digital: a plataforma gamificada que te entrega resultados
A TuTo Digital é uma plataforma gamificada que entrega resultados como: uma cultura organizacional mais fortalecida; aumento da produtividade das equipes de trabalho; e gestão de conhecimento eficaz.
Por meio da nossa plataforma, os gestores conseguem acompanhar a evolução dos colaboradores diariamente, bem como melhorar treinamentos e vários outros processos dentro empresa.
Para saber como implementar de vez a gamificação em sua empresa, fale com um de nossos especialistas!