Ferramentas de avaliação de desempenho: conheça a plataforma gamificada da TuTo

 

Você sabe  que a gamificação pode ajudar ferramentas de avaliação de desempenho? Pois é, uma plataforma gamificada dá insumos importantes e relevantes sobre o desempenho de colaboradores, por meio de métricas e dados objetivos.

Além disso, a gamificação ajuda a inovar nas avaliações de desempenho, uma vez que as mudanças nessa área se tornaram necessárias para substituir os métodos tradicionais, já defasados e que não ajudavam mais as empresas a se manterem competitivas e a incorporarem um perfil mais contemporâneo. 

Saiba um pouco mais sobre a evolução das ferramentas de avaliação de desempenho, e sobre a TuTo, a plataforma de gamificação que ajuda essas ferramentas a serem mais precisas, transparentes e assertivas. 

Um breve histórico sobre a mudança nas ferramentas de avaliação de desempenho e sua evolução

As avaliações nos antigos moldes se baseavam em um modelo utilizado pelas Forças Armadas dos EUA, que determinava quem seria promovido ou dispensado. 

Quando a 2ª Guerra Mundial acabou, esse modelo foi levado para o meio empresarial — e adotado por 90% das empresas, de acordo com um estudo da Deloitte, que é referência no ramo de auditoria e consultoria empresarial. 

Nesse cenário, a avaliação de desempenho era realizada uma vez por ano, e dava informações para que os gestores classificassem os colaboradores em três grupos:

  • os que deveriam ser valorizados e ganhar uma promoção;
  • os que deveriam ser mantidos porque desenvolviam bem suas funções;
  • os que deveriam ser dispensados por não apresentarem um desempenho satisfatório.

No entanto, vários fatores contribuíram para que esse modelo não se adequasse mais, sobretudo a partir do final do século 20 e início do novo milênio, quando as pessoas passaram a ser vistas e consideradas como o principal ativo das organizações, e a gestão de pessoas ganhou cada vez mais espaço nesse novo cenário.

Por isso, atualmente existem vários tipos de ferramentas de avaliação de desempenho, assim como metodologias de suporte e geradoras de dados e informações: plataformas de gamificação, como a TuTo Digital.

Qual o papel das ferramentas de avaliação de desempenho nas organizações?

As ferramentas de avaliação de desempenho têm a função de dar informações sobre a performance de colaboradores, equipes ou setores. Há muitos tipos de avaliações, como:

  • a autoavaliação; 
  • a feita pelos colegas;
  • a feita pelos gestores;
  • as avaliações por desempenho, que podem ser gamificadas e metrificadas — que são as avaliações de treinamentos; dentre outras.

Nossa abordagem, agora, é sobre as avaliações que podem ser gamificadas pela TuTo e levar dados precisos às ferramentas de avaliação de desempenho.

A tecnologia a favor das avaliações de desempenho: o papel da gamificação nas avaliações de treinamento

Já dissemos o quanto uma avaliação gamificada pode ajudar ferramentas de avaliação de desempenho que precisem de indicadores como engajamento e nível de aprendizado do colaborador, por exemplo. 

Nem todo tipo de avaliação de desempenho receberá dados de uma atividade gamificada, porque algumas avaliações são feitas de pessoa para pessoa, de forma subjetiva e descritiva, como a descrição do perfil de um colaborador por um gestor, assim como suas percepções sobre essa pessoa. 

Entretanto, quando se trata de conhecimentos técnicos e comportamentais (soft e hard skills), é possível explorar e obter muitos dados. Com a TuTo, isso não só é possível, como também é metrificado. Saiba mais nos tópicos seguintes.

Quais as métricas mais importantes para uma avaliação de desempenho, e por quê?

As métricas para uma avaliação de desempenho variam muito e dependem diretamente do tipo de avaliação que a empresa aplicará e do objetivo dela. 

Por isso, vamos mostrar o que nossa plataforma consegue entregar em relação a métricas, e por que elas são importantes para ajudar as ferramentas de avaliação de desempenho.

Métricas, relatórios e demonstração de ROI: conheça a TuTo

Na plataforma de gamificação da TuTo é possível acompanhar diversas métricas importantes sobre engajamento, aprendizado, desempenho dos colaboradores, e gerar relatórios diversos, utilizando os filtros disponíveis no dashboard.

Esses relatórios carregam dados relevantes e importantes para acompanhar a performance e envolvimento dos colaboradores com a empresa. Além disso, permitem também que gestores consigam analisar o ROI (retorno sobre investimento).

Neste caso, como se trata de avaliação de performance, é preciso que seja definido antes o que será considerado como um retorno positivo e satisfatório, uma vez que os resultados não serão em termos financeiros. É possível, por exemplo, que seja definido como ROI desejado:

  • taxa de engajamento acima de 90%;
  • taxa de assertividade acima de 80%;
  • taxa de desempenho acima de 85%.

O engajamento é a métrica que diz o quanto o colaborador se envolveu com a atividade proposta. A assertividade mostra como foi o aprendizado da pessoa, quantas questões acertou, quantas errou, como foram suas respostas em questões dissertativas. Outra métrica da plataforma TuTo é a de desempenho, que fornece uma média entre a assertividade e o engajamento.

Qualquer um desses dados, individuais ou em conjunto, levados às avaliações de desempenho, representam resultados tangíveis e transparentes, uma vez que podem ser comprovados por meio de relatórios quantitativos. 

Quer conhecer mais sobre a TuTo Digital, a plataforma de gamificação que leva inovação e resultados para sua empresa? Fale agora com um de nossos especialistas!