Como integrar times em trabalho remoto utilizando a gamificação

 

Integrar times em trabalho remoto é uma das funções, e também uma grande preocupação, dos gestores. Se no modelo tradicional de trabalho isso já é difícil, a distância torna essa tarefa ainda mais desafiadora, pela falta de contato físico e proximidade entre os colaboradores. 

Quando as interações acontecem por meio de aplicativos, com as pessoas atrás de telas de computadores e celulares, é mais difícil analisar comportamentos, reações e até mesmo transmitir acolhimento.  

Mas, os novos modelos de gestão e os novos formatos da era digital trazem metodologias, ferramentas e estratégias inovadoras. Dessa forma, esses gestores têm mais insights e recursos para conseguir, além de uma melhor integração, mais engajamento, motivação e produtividade de seus colaboradores.

Uma dessas estratégias, e a mais eficiente no mercado, é a gamificação no trabalho, que propõe uma abordagem lúdica, mas com resultados reais, tornando a aquisição de conhecimento mais natural e facilitando o treinamento de colaboradores. Além disso, essa metodologia também ajuda muito na integração e senso de pertencimento dos times, e o melhor, toda a jornada e os resultados dela podem ser 100% metrificados!  

Também chamada de gamificação corporativa, a metodologia é uma solução inteligente, que coloca as empresas dentro do que se espera de organizações do futuro e que buscam sempre inovar.

Entenda um pouco mais sobre como a gamificação no trabalho remoto ajuda a promover a integração de novos colaboradores e de times que trabalham remotamente.

Por que apostar na gamificação corporativa para promover a integração de colaboradores? 

Ter colaboradores integrados, tanto em casos de onboarding, quanto para aproximar times de trabalho, é uma forma de melhorar o clima organizacional. Essa integração e engajamento tem impactos diretos na motivação, no desempenho de times, e também na diminuição nos índices de rotatividade de colaboradores.

Treinamentos nos moldes tradicionais podem se tornar entediantes e não engajar colaboradores, principalmente quando considerarmos as últimas gerações, de nativos ou imigrantes digitais. Não há como não levar em conta que, para esses colaboradores, o apelo da tecnologia funciona mais do que as formas tradicionais de aprendizagem. Mas, isso não se restringe unicamente a esse grupo, cada vez mais colaboradores de gerações mais antigas buscam formas de integrar e utilizar a tecnologia e inovações no dia a dia.

Por isso, a melhor dica para quem é gestor e quer manter um bom clima organizacional, manter times coesos e garantir uma boa integração entre seus colaboradores, é usar a gamificação como estratégia na integração de times em trabalho remoto.

Alguns dados sobre resultados da gamificação no trabalho

Para que se tenha uma ideia do quanto a estratégia é eficaz e gera resultados, veja alguns números da pesquisa “Gamification at Work 2019”, da TalentLMS:

🗸 61% dos colaboradores entrevistados contaram que são treinados com gamificação,

🗸 89% deles alegaram que a gamificação os faz se sentirem mais produtivos,

🗸 88% usaram a expressão “mais felizes” ao se referirem ao uso da metodologia,

🗸 61% dos que não são treinados com gamificação disseram que se sentem entediados e improdutivos,

🗸 89% apontaram que se seu trabalho fosse mais gamificado, seriam mais produtivos.

Esses dados mostram o quanto a gamificação realmente gera resultados positivos em motivação, engajamento e integração de times de trabalho.

Além disso, esse é um feedback dado pelo usuário alvo: o colaborador. Dessa forma, é possível afirmarmos que a gamificação é uma poderosa ferramenta para a gestão de pessoas.

3 resultados que se pode esperar da gamificação no trabalho remoto

Para complementar tudo que dissemos até aqui, vamos mostrar alguns resultados que você e sua empresa podem esperar após usar a gamificação no trabalho remoto.

1. Times mais engajados e integrados

Seus colaboradores vão aprender muito por meio de atividades gamificadas, e vão “vestir a camisa” da empresa cada vez mais. 

Primeiro, porque oferecer treinamentos vai mantê-los atualizados e pode abrir novas portas, como uma promoção, uma troca de função etc.

Segundo, porque você não vai simplesmente distribuir apostilas e aulas e fazê-los aprender. Esses moldes tradicionais não funcionam mais. Já promover um torneio em um ambiente de gamificação, atrai muito mais. 

Afinal, você vai disponibilizar um dos recursos mais utilizados (tecnologia), atividades em um ambiente lúdico e uma proposta que todo mundo gosta: competição, por meio de torneios em uma jornada gamificada. 

Além disso, a possibilidade de tarefas em equipe vai aproximar seus colaboradores cada vez mais, gerando o clima organizacional que você busca: integrado, cooperativo e longe de conflitos.

Outro ponto a considerar é a participação voluntária, ou seja, você dá uma escolha, e isso pode gerar um alto engajamento. A não obrigação é o melhor convite que existe.

2. Descontração no trabalho = estratégia para melhores resultados 

Deixar a seriedade de lado não é uma opção quando a questão é trabalho. Apesar disso, quando o gestor ou administrador consegue enxergar que momentos mais descontraídos e sem tanta tensão são necessários, ele está construindo um caminho de melhorias e resultados cada vez mais satisfatórios e positivos.

De acordo com a Cia de Talentos, ambientes descontraídos são importantes por: 

  • estimularem vínculos e interações;
  • trazerem mais rapidez nas conexões entre colaboradores;
  • gerarem mais envolvimento nos trabalhos em equipe;
  • aumentarem a criatividade e produtividade.

3. Avaliação de desenvolvimento

A gamificação também colabora para a geração de dados. Isso mesmo, informações valiosas podem ser coletadas pelo gestor para avaliar o desenvolvimento da equipe

Para esse acompanhamento podem ser adotadas as seguintes métricas:

  • taxa de adesão: por essa métrica é possível verificar quais colaboradores aderiram à atividade e como estão  se desenvolvendo nos treinamentos;
  • taxa de abandono: este indicador mostra quantos colaboradores não finalizaram suas jornadas;
  • ROI do treinamento: sempre que há o engajamento de um colaborador e ele se sente motivado, ele apresenta resultados melhores, pois sente que é parte do time e da empresa e mostra isso gerando resultados. Dessa forma, a empresa irá vender mais, gerar melhores resultados, agradar mais clientes e aumentar seu retorno financeiro.
  • média de avaliação do aprendizado: aqui pode acontecer a aplicação de um teste prático para avaliar quanto do conteúdo foi bem assimilado. A partir disso é possível mapear os níveis de aprendizado, por meio das taxas de erros e acertos das atividades propostas nas jornadas. 

5 passos para integrar times remotos com a gamificação

1. Personalize as trilhas, torneios e missões

Crie as atividades de acordo com o que quer passar de conhecimento ao seu time. Essas atividades podem ser para acesso individual ou no formato multiplayer, ou seja, mais de um “jogador”.

Essa é uma das grandes vantagens, já que a abordagem com um conteúdo personalizado trabalhará exatamente os objetivos que a empresa quer alcançar com seus times. Por exemplo: o objetivo é que os times absorvam rapidamente as mudanças nas regras de licitações, já que há uma nova lei e que, a partir de agora, começa a vigorar, se sobrepondo à lei anterior. Uma jornada contendo as mudanças, vai permitir uma aquisição mais rápida e de forma mais natural. 

2. Convide os colaboradores a participarem

Comunique sua equipe, dando informações completas sobre os objetivos da gamificação e os convide a participar. 

Lembre-se que uma comunicação eficiente já é um primeiro passo na integração de times de trabalho. Aproveite esse momento para ressaltar a importância das atividades propostas. Pode, inclusive, mostrar ao seu time as estatísticas que sobre a gamificação  e enfatizar que as novas formas de aprendizagem e treinamento ajudam a formar o perfil do profissional contemporâneo, atento às tendências e inovações, que o mercado atual demanda. Aqui também é o momento de incentivar por meio das recompensas, divulgando que haverá prêmios e benefícios para quem participar da jornada gamificada.

3. Recompense esforços

Quando um esforço é recompensado, a tarefa se torna muito mais agradável. Se em jogos os jogadores ganham vidas, energia, melhorias e impulsos, nas atividades do mundo real, os colaboradores também podem ganhar um incentivo.

Por isso, use a loja de recompensas da plataforma de gamificação e presenteie quem fizer mais missões, ganhar torneios etc., com descontos em lojas, ingressos para algum evento ou qualquer outra ideia que agrade seus colaboradores.  

4. Acompanhe a evolução de seu time

Gere relatórios diários para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e analisar os resultados. Dessa forma, será possível identificar pontos fortes e fracos e promover melhorias em seus processos organizacionais e nos treinamentos dos times. 

Além disso, com a obtenção de dados desses relatórios, você pode descobrir que há talentos que, se alocados em outras funções, podem contribuir muito mais com a empresa, promovendo o job rotation. Pode também descobrir lideranças que sequer imaginava, além de muitos outros insights sobre os pontos fracos e fortes dos colaboradores. 

5. Encontre a melhor plataforma de gamificação

Opte por uma plataforma prática e intuitiva, que seja 100% personalizável e permita a metrificação do desenvolvimento de seus colaboradores.

Fazer essa considerações garante que a empresa consiga superar a falta de informações sobre a eficácia de seus treinamentos, sobre o retorno do que investiu, e também em relação ao que os colaboradores realmente conseguem adquirir de conhecimentos.

A gamificação no trabalho remoto é possível com a TuTo

Implementar uma plataforma de gamificação empresarial não é difícil. O primeiro passo é estar aberto às novidades. Você pode não conhecer ou entender o que é a gamificação corporativa e descartar a estratégia sem ao menos dar uma chance.

Tenha em mente que gamificação não é um jogo que vai fazer seus colaboradores perderem um tempo em que poderiam estar desenvolvendo suas funções, pensamento bastante comum quando não se conhece o conceito. As atividades são criadas com foco no mundo real, visando a construção de conhecimento, e sempre personalizadas para as necessidades da empresa.

Ao gamificar seus treinamentos, você implementa a cultura organizacional, direcionando sua equipe pelo caminho que quiser, proporcionando o desenvolvimento ou o reforço, tanto de habilidades técnicas, quanto comportamentais. Tudo isso em um ambiente personalizável. 

Os colaboradores estarão jogando o jogo de sua empresa, para que, mais adiante, as habilidades desenvolvidas retornem como produtividade, mais engajamento em atividades da empresa, melhor interação com os times e resultados cada vez mais expressivos.

Para saber mais sobre como implementar a gamificação, entre em contato com um dos especialistas da TuTo!