A gamificação é um jogo? Entenda porque gamificação é sinônimo de engajamento

 

O mundo moderno exige das pessoas uma rápida dinâmica, engajamento e tempo de resposta para atender todas as metas e demandas, e a gamificação pode ser o jeito mais eficiente de atingir esses objetivos.

A metodologia gamificada é muito mais do que a utilização de características de jogos em outros tipos de atividades. Ela é engajamento, pois envolve todos os participantes, os torna mais produtivos e estimula o desenvolvimento das tarefas, seja em um evento, um curso on-line ou no ambiente de trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela TalentLMS, 89% dos entrevistados se sentem mais felizes e engajados quando utilizam técnicas de gamificação no trabalho, e isso se aplica a diversos outros contextos.

Apesar de estar ganhando um rápido espaço no mercado, essa metodologia ainda gera muitas dúvidas, especialmente para quem já pensa em implementá-la, mas ainda tem alguns receios. Uma das principais questões levantadas é se a gamificação é um jogo. A resposta curta é: Não.

Resumidamente, enquanto os jogos demandam o cumprimento de objetivos em um mundo virtual (sem interferir diretamente no mundo real), e visam primordialmente o entretenimento, a gamificação é criada para aumentar o engajamento de funcionários, clientes e estudantes em tarefas reais, como bater metas, trabalhar no dia a dia, e estudar. 

E, por isso, a gamificação pode ser entendida como um sinônimo para engajamento e desenvolvimento, sendo útil em diversos contextos reais. Neste artigo vamos te explicar o porquê.

O que é jogo?

De forma geral, jogo é toda e qualquer atividade com finalidade de entreter, que tenha regras bem definidas, e que aconteça separadamente da “vida real” ou, seja, de maneira ficcional. 

Esta definição se aplica aos mais diversos tipos de games, desde tabuleiro e brincadeiras de ruas, até os mais sofisticados e eletrônicos. Em todos eles o jogador assume o papel de um personagem, vivendo os conflitos e alegrias da dinâmica, sem necessariamente ter repercussões em sua vida,  para além do próprio jogo.  

Quando alguém participa de um game, são deixadas para trás as questões cotidianas, problemas e aflições, e há uma imersão em um espaço de diversão. Acima de tudo, um jogo visa o entretenimento dos participantes. É uma forma de escapar do mundo com uma proposta ficcional de diversão.

E a gamificação?

Gamificar significa utilizar elementos comuns dos jogos em outras situações que não têm apenas o propósito de entretenimento. 

A lógica e metodologia dos games pode ser aplicada na vida real com diversas finalidades, como tornar conteúdos densos em materiais mais acessíveis e motivar as pessoas a realizarem uma ação ou alcançarem um determinado objetivo.

Diferentemente do jogo, a gamificação lida com o mundo real. A ideia principal não é o entretenimento e a diversão, embora esses elementos também estejam presentes.  A premissa é adaptar a metodologia dos games para educar, treinar, capacitar e integrar pessoas a um grupo – tudo isso de maneira lúdica, porém prática e com resultados claros.

Apesar da adaptação da proposta de jogos, a gamificação, como você pode perceber, possui um objetivo bem distinto.

Existe uma diferença enorme entre gamificação e jogo: vamos explorar um pouco mais

Precisamos frisar, novamente, que estes dois termos não são sinônimos. Como já vimos, o objetivo de um jogo é entreter e divertir os jogadores. Para que isso possa ser feito, ele utiliza diferentes mecânicas de retenção da atenção. Propondo missões, recompensas por objetivos alcançados, e competição saudável, os jogos estimulam a dedicação dos participantes ao mesmo tempo que possibilitam a interação entre as pessoas.

A gamificação tem objetivos finais diferentes dos jogos, mas utiliza os caminhos e gatilhos do mundo dos games. Da mesma forma que a jogatina estimula a dedicação, estratégias gamificadas também, a mudança é no foco e resultado final esperado, que, no caso da gamificação, é o aumento do engajamento e capacitação dos participantes. A diversão existe nesse contexto, mas como consequência, e não prioridade.

Engajados e capacitados para desafios, as pessoas têm um aumento de produtividade, uma maior fixação do conhecimento, e melhora do desempenho geral. Tudo isso proporcionado pela  metodologia mais inovadora para gerar engajamento, senso de pertencimento e desenvolvimento de habilidades: a gamificação. Mas, sempre de acordo com os objetivos de quem a implementa, seja em uma empresa, num infoproduto, em um evento ou em qualquer outra circunstância.

Diferentemente do universo dos games, que usa elementos ficcionais para entreter e escapar da realidade, a gamificação busca utilizar exemplos de situações reais para a aplicação do conhecimento adquirido ao longo das jornadas. O objetivo é avaliar, capacitar e educar as pessoas para uma aplicação factível das habilidades adquiridas.

Por que a gamificação é uma forma de capacitar e investir em pessoas?

A gamificação é uma maneira de deixar o aprendizado  mais atraente para as pessoas, que conseguem enxergar o próprio avanço à medida que alcançam objetivos e completam missões. Quando há investimento  em processos gamificados, também se está investindo no engajamento e desenvolvimento das pessoas.

O impacto da gamificação pode ser metrificado, e esses dados fundamentam decisões

Todo o percurso gamificado é metrificado dentro da plataforma. Dados como taxa de conclusão e número de jornadas realizadas, comparação do resultado de grupos em torneios, taxa de assertividade por tema ou pergunta, engajamento, e muitas outras, servem de insumo para que todas as decisões sejam tomadas com mais clareza, baseadas em dados concretos, e não em “achismos”. 

Uma vez que os responsáveis possuem dados sobre todo o processo de aprendizagem e engajamento dos participantes, torna-se possível mapear quais ações devem ser tomadas para aprimorar ainda mais os resultados, além de permitir mensurar, com facilidade, o retorno sobre o investimento (ROI) da gamificação.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, vamos analisar algumas das muitas formas de utilizar a educação gamificada.

A gamificação personalizada para infoprodutores

No caso de infoprodutores, a metodologia pode ser aplicada como uma forma de engajar os alunos. Independentemente de qual seja o infoproduto, os alunos que estão interessados em consumir o conteúdo precisam verificar o que aprenderam, e claro, sentir que o esforço e investimentos foram recompensados.

Com a personalização de uma loja de recompensas, você pode premiar os seus alunos com cupons de desconto para cursos adicionais, novos módulos e materiais. Além de aumentar a qualidade, com a verificação do aprendizado nas trilhas e missões gamificadas, o seu infoproduto tem um upsell mais alto e você pode aumentar o seu ticket médio. 

A gamificação focada em empresas

Para empresas, a gamificação possibilita construir uma equipe bem preparada, comportamental e tecnicamente, dentro de uma cultura de aprendizado e inovação. Isso acontece porque a metodologia permite a capacitação e treinamento dos membros do time, que desenvolvem e comprovam suas habilidades nas trilhas, missões e torneios gamificados.

Além do aprendizado por meio de capacitações, a gamificação ajuda na construção de um senso coletivo pela competição saudável e amigável da equipe. Dessa forma, investir em gamificação é uma ação de empresas que buscam valorizar as pessoas.

E o principal: os gestores podem metrificar e compreender, com dados, o real impacto e benefícios que a metodologia leva para a empresa. Mais do que uma inovação que visa treinar, engajar e integrar a equipe, a gamificação é um investimento que comprovadamente leva resultados para a empresa.

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