5 motivos que fazem a gamificação ser uma estratégia de sucesso para a educação corporativa

 

As últimas três décadas foram de profundas transformações no mundo do trabalho. Uma das principais foi o reconhecimento de que os colaboradores de uma empresa são seu principal ativo

Essas mudanças aconteceram, principalmente, na administração gerencial e no setor de Recursos Humanos. Com o foco nos colaboradores, a gestão de pessoas se tornou uma das ferramentas mais poderosas de uma organização.

Dessa forma, treinar, capacitar e desenvolver habilidades passou a ser uma tarefa contínua, dando destaque à educação corporativa. 

Aliado a isso, temos a evolução tecnológica que traz uma gama de recursos utilizados para essa finalidade, inclusive a gamificação, como uma metodologia moderna, inovadora e que gera muitos resultados.

Assim, a gamificação na educação corporativa leva o treinamento e desenvolvimento de pessoas a outro patamar — e é isso que vamos abordar neste post. Continue a leitura!

Benefícios e resultados da aprendizagem gamificada nas empresas

Forte recurso no processo de aprendizagem dos colaboradores, a gamificação pode ser aplicada em diversos momentos da educação corporativa, como nos processos de onboarding e nos treinamentos comportamentais ou operacionais. 

gamificação promove resultados reais e visíveis. Por isso, é uma estratégia de sucesso na educação corporativa. Entenda por quê.

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5 motivos de sucesso da gamificação na educação corporativa

1. Aumenta o engajamento

As atividades gamificadas ficam mais interessantes aos olhos dos colaboradores, prendendo a atenção e fazendo com que eles sintam vontade de realizá-las.

Pessoas sempre gostam de desafios e competições, por isso, o nível de engajamento dos colaboradores certamente será alto, e, quanto mais se dedicarem à aprendizagem gamificada, mais conhecimentos estarão adquirindo, e, assim, cada vez mais desenvolvem suas habilidades e competências.  

2. Melhora o clima organizacional e favorece a interação

Manter um bom clima organizacional é um dos objetivos da gestão de pessoas nas organizações. A integração e interação entre colaboradores faz parte disso. 

Sendo assim, ao criar um ambiente de competição saudável por meio da aprendizagem gamificada, gestores facilitam esse processo.

Além disso, a gamificação na educação corporativa pode ajudar, indiretamente, a resolver outros problemas que afetam o bom clima organizacional, como o estresse no ambiente de trabalho.

Segundo uma pesquisa da Isma-BR, o índice de trabalhadores brasileiros que sofrem de problemas relacionados ao estresse é de 72%. Isso pode incluir, inclusive, a pressão por desenvolvimento de habilidades e competências, por meio de desgastantes treinamentos corporativos nos moldes tradicionais, como palestras, aulas e páginas e mais páginas de textos. 

Por meio de atividades gamificadas, o colaborador “se desliga” da pressão da rotina organizacional e, enquanto está realizando suas missões, trilhas ou torneios, adquire conhecimentos e reforça habilidades. Tudo isso de forma comprovadamente mais eficiente, e sem desgaste físico e emocional.

3. Ajuda a retenção de conhecimentos

Quando um processo de aprendizado é mais lúdico, o desenvolvimento das habilidades acontece de maneira mais natural e participativa

Isso acontece porque a pessoa tem que saber ou descobrir as respostas corretas, para vencer o desafio, que é passar pelas fases das atividades gamificadas. Se descobre, é porque sabe, e caso erre, aprende ao refazer a atividade. 

Por ser mais atrativa e interessante, na gamificação a aprendizagem e retenção de conhecimentos se tornam mais efetivos. Mas, não se engane, o aprendizado gamificado não é um  jogo, ele traz resultados reais e tangíveis, tanto para o colaborador, quanto para a empresa!

4. Reduz as taxas de turnover

turnover é um dos grandes problemas que as organizações enfrentam. Em um mercado bastante dinâmico e com gerações que não têm medo de arriscar e experimentar, a rotatividade de colaboradores é uma “pedra no sapato” dos gestores. 

Entretanto, quando a empresa está antenada às inovações e oferece um bom ambiente de trabalho, as chances de reter talentos aumentam. A aprendizagem gamificada é uma estratégia que agrada e atrai e motiva as pessoas, permitindo que elas sintam seu desenvolvimento de forma real.  

5. Tudo pode ser metrificado

Sabe qual o principal problema dos treinamentos e capacitações tradicionais? A dificuldade de mensurar resultados

Mas, com a gamificação na educação corporativa, tudo muda. Os gestores conseguem metrificar o ROI do treinamento, a taxa de engajamento, a média do nível de desenvolvimento dos colaboradores, e a taxa de abandono de atividades. 

Dessa forma, é possível direcionar esforços ao que precisa ser melhorado, e às habilidades que precisam ser reforçadas. Além disso, dados permitem identificar os colaboradores que precisam de mais atenção dentro do programa de treinamento e desenvolvimento da empresa.

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3 passos  implementar a gamificação na educação corporativa 

1. Personalizar a jornada

Parte do sucesso da gamificação na educação corporativa é ter uma jornada personalizada. Todas as atividades são planejadas para que os colaboradores desenvolvam as habilidades que a empresa precisa, ou seja, total controle sobre a gestão do conhecimento.

Além disso, o formato também pode ser personalizado de acordo com o que a empresa quer: desenvolvimento individual ou coletivo. Para isso, existe a possibilidade de criar missões, trilhas de aprendizagem ou torneios. 

2. Recompensar os esforços

O grande atrativo dos games é o que se ganha ao chegar ao fim com uma vitória. A gamificação corporativa também permite isso e os colaboradores vão adorar e engajar cada vez mais.  

Nesse caso, os prêmios são disponibilizados na loja de recompensas, onde as pessoas podem trocar as moedas que ganharam durante a jornada por itens como vales-presentes, cupons de descontos para cursos, etc. 

3. Acompanhar a evolução dos colaboradores

Os relatórios gerados na plataforma de gamificação fornecem informações precisas sobre o desenvolvimento e o engajamento das pessoas na jornada

Por meio desses relatórios é possível verificar quem tem se esforçado, quem desistiu, quem acertou mais questões…É possível até saber a média de aprendizado da pessoa. 

Ter essas informações permite que os gestores otimizem e melhorem cada vez mais as atividades gamificadas, assim como o desenvolvimento e aprendizado de seus times. 

Educação corporativa e gamificação: uma parceria poderosa!

A aprendizagem gamificada é uma poderosa ferramenta nas mãos do RH e da gestão de pessoas. Na era da transformação digital, não dá mais para as empresas fecharem os olhos à modernização e inovação de processos. 

Com a gamificação, a educação corporativa ganha muito em qualidade e eficiência, comprovados por resultados visíveis e expressivos. Ter equipes bem treinadas, capacitadas e alinhadas com os objetivos da empresa garantem um bom clima organizacional, boa produtividade e vantagem competitiva no mercado. 

Então, que tal firmar outra parceria: a de sua empresa com nossa plataforma de gamificação? Quer saber mais sobre isso? Fale com um de nossos especialistas!

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Felipe Bernardes

Profissional com mais de 10 anos de experiência em marketing estratégico, Felipe Bernardes atua como Head de Marketing e investidor na TuTo Digital, onde lidera iniciativas inovadoras envolvendo educação, inteligência artificial e gamificação. Já passou por grandes marcas como Group Software, Unimed-BH, Afya e Locaweb, sempre focado em impulsionar resultados por meio de estratégias criativas e tecnologia. É graduado e possui MBA em Marketing Digital pelo Centro Universitário Una.

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