6 vantagens que somente a gamificação leva para a sua empresa

 

A gamificação é uma ferramenta poderosa que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado físico e digital.

De acordo com a Finances Online, em 2020 a gamificação recebeu um investimento de 9.1 bilhões de dólares, e é previsto um aumento para 30.7 bilhões até 2025.

Através da capacidade única de engajar os colaboradores, e até mesmo clientes, por meio de uma metodologia inovadora, com a gamificação é possível gerar resultados metrificáveis e diminuir a rotatividade dos colaboradores.

Apesar disso, a gamificação é considerada recente, e ainda existem muitas dúvidas em relação ao seu uso e utilidades em um ambiente corporativo.

Pensando em mostrar um pouco dos motivos pelos quais ela é um investimento essencial nos dias de hoje, listamos abaixo 6 vantagens exclusivas que a gamificação gera para sua empresa. Venha conferir!

1. Aumento do engajamento da equipe

A educação corporativa pode ser um desafio para gestores de diferentes áreas de atuação. 

Garantir que os colaboradores entendam a importância de seguir determinadas regras, bater diferentes metas, ou até mesmo aderir a cultura da empresa, são tarefas que podem ser facilitadas e geram mais resultados através da gamificação.

Essa metodologia tem como uma de suas  características aumentar o engajamento da equipe, pois gera um sentimento de motivação e conquista no colaborador.

Além do mais, ela melhora a comunicação e a sensação  de pertencimento em um time.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Talentlms89% dos entrevistados se sentiram mais produtivos e 88% ficaram mais felizes após a implementação da gamificação. 

2. Diminuição da taxa de rotatividade

Quando utilizada da maneira correta, a gamificação, especialmente durante um onboarding, tem o poder de reter um funcionário por mais tempo na empresa, evitando assim a rotatividade.

Segundo a Qulture.rocksquando um onborading é bem feito, 69% dos colaboradores apresentam mais possibilidades de ficar na empresa por até 3 anos.

Além disso, uma boa gamificação deixa o colaborador motivado, elemento indispensável para o aumento da produtividade e qualificação, sentimento de pertencimento, colaboração e redução de possíveis turnovers

3. Melhoria nos treinamentos corporativos

A era de treinamentos extensos e reuniões infinitas está chegando ao fim.

Os modelos de treinamentos mais arcaicos já não geram, nem de longe, a mesma aderência dos colaboradores, especialmente os que estão chegando no mercado recentemente.

Uma nova geração de profissionais requer um novo modelo de treinamentos, e a gamificação é a solução exata para essa questão.

Segundo dados da Review4295% dos colaboradores gostam de elementos gamificados no trabalho.

Com a gamificação os treinamentos podem ser mais interessantes, gerando melhores resultados financeiros, desenvolvendo a educação corporativa e retendo mais a atenção e participação dos colaboradores.

4. Retorno financeiro (ROI) mais alto

Uma empresa com baixo engajamento de seus colaboradores tende a gerar menos resultados financeiros, bater menos metas e apresentar um maior número de turnovers.

Segundo a Review42cerca de 70% dos colaboradores ao redor do mundo não se sentem engajados com seu trabalho. Todavia, 72% dos colaboradores afirmam que a gamificação os inspira a trabalhar mais e melhor.

Quando um colaborador se sente engajado e preparado, ele irá apresentar resultados melhores, se sentirá um membro importante do time, e buscará melhorar sempre que possível.

Dessa forma, a empresa irá vender mais, gerar melhores resultados, agradar mais clientes e aumentar seu retorno financeiro.

5. Pode ser metrificada

Ao implementar um sistema de gamificação, a empresa e seus gestores conseguem mensurar os resultados de diversas iniciativas dentro da empresa, desde onboarding, treinamentos corporativos, até metas de vendas e engajamento dos times.

Isso é essencial para entender mais sobre os seus colaboradores, e pode ser feito de diversas  formas, como por exemplo:

• Cumprimento de tarefas e missões específicas para o contexto de cada empresa;

• Verificando se a equipe absorveu o aprendizado;

• Observar se o processo de onboarding obteve uma aceitação por parte dos novos colaboradores;

  • Analisando taxas de conclusão dos treinamentos
  • Acesso a dados da gamificação que permitem identificar as principais dificuldades e problemas dos participantes
  • Mapeamento de níveis de conhecimento dos novos colaboradores em determinado assunto.

E a TuTo é a plataforma completa que permite a coleta e análise de todos esses – e muitos outros – dados, que são indispensáveis para o crescimento do seu negócio. 

6. Pode ser aplicada em qualquer realidade

Não importa o tamanho da empresa, a gamificação pode ser adequada a diferentes situações.

Tanto em empresas pequenas, que possuem um processo de onboarding ou educação corporativa mais simplificado, ou em grandes corporações que desejam inovar em seus sistemas de gestão e treinamento de pessoas, a metodologia pode e deve ser aplicada para gerar mais resultados.

Por exemplo: Com um time de vendas que conhece o produto e processos internos de desenvolvimento, o processo de vendas se torna mais contextualizado e com mais informações. Dessa forma, o consumidor consegue enxergar mais facilmente que o produto vendido vai sanar o problema pelo qual ele busca uma solução.

Para isso, a gamificação atua também para treinar e capacitar os vendedores.

Conclusão

A gamificação é um processo relativamente novo no mercado, todavia, vem ganhando cada vez mais aderência e interesse por parte tanto das empresas, quanto dos colaboradores.

Com a capacidade de engajar, aumentar a produtividade, o sentimento de pertencimento e as vendas, a gamificação é a melhor forma de mudar como uma empresa investe em pessoas.

Além disso, o processo de gamificação gera resultados metrificados, com dados essenciais de serem analisados, e possíveis de serem otimizados. Tudo isso sempre com o objetivo de desenvolver seus colaboradores e gerar mais resultados para a sua empresa!

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