7 motivos que fazem o investimento em gamificação ser garantia de retorno para sua empresa

 

Investir em uma plataforma gamificada é uma forma de inovar, além de inserir a empresa mais no cenário da transformação digital

No entanto, nem todas as empresas possuem essa visão. “Por que gamificar?”. Essa é uma dúvida que muitas dessas organizações ainda têm e que, por não entenderem a importância e os resultados que podem obter, permanecem “no escuro” sobre os benefícios de uma plataforma gamificada, ou até mesmo resistentes ao investimento.

Sendo assim, para sair dessa inércia e tomar uma decisão certa sobre apostar na inovação e em estratégias assertivas para o negócio, vamos mostrar um pouco mais sobre a gamificação nas empresas e como a TuTo Digital pode ajudar. Confira!

Por que gamificar os processos organizacionais?

É hora de compreender por que gamificar os processos de sua empresa. A resposta está na resolução dos principais gargalos que a empresa tem, assim como nos objetivos que pretende alcançar.

Podemos citar alguns:

  • altas taxas de turnover;
  • problemas em reter talentos;
  • falta de lideranças;
  • baixa produtividade;
  • pouco entrosamento e cooperação entre equipes;
  • pouco engajamento nos treinamentos corporativos;
  • processos falhos de onboarding;
  • dificuldade de encontrar os talentos certos para encaixar nas vagas da empresa;
  • clima organizacional ruim;
  • conflitos organizacionais;
  • e muitos outros problemas.

Com a gamificação, boa parte de cada um desses problemas pode ser resolvida — ou melhorada. Mas, para isso, os gestores e os donos das empresas têm que compreender que a inovação deve ser parte da cultura, e que isso pode exigir, inclusive, uma mudança de pensamento.

E, respondendo objetivamente à pergunta “por que gamificar?”, o que temos a dizer é: porque uma plataforma de gamificação, como a TuTo Digital, entrega soluções que ajudam a empresa a reduzir ou solucionar gargalos, com excelentes resultados de retorno do investimento. Tudo isso de forma 100% metrificada e gerando impacto real, tanto para os colaboradores, quanto para a organização!

 

Quais retornos sua empresa tem com a gamificação de atividades e treinamentos?

Agora vamos ao que realmente interessa: de quais retornos estamos falando? 

Veja alguns motivos que fazem o investimento em uma plataforma gamificada ser garantia de resultados para sua empresa:

1. Mais assertividade no recrutamento e seleção de talentos

A gamificação pode ser parte dos processos de contratação de novos colaboradores. Além de garantir que o profissional se encaixa na vaga oferecida, é possível também fazer um teste de fit cultural e verificar se suas crenças, valores e propósitos estão alinhados aos da organização. 

2. Onboarding mais eficiente

O processo de onboarding é uma das fases cruciais quando chega um novo colaborador. Com a gamificação, essa etapa não só se torna menos densa, como também pode ser avaliada, por meio de relatórios com metrificação assertiva.  

Para o colaborador, isso é um fator motivador, uma vez que ele não se sentirá perdido em sua nova função, pois terá um bom treinamento prévio.

3. Mais engajamento em treinamentos

As capacitações e treinamentos das equipes de trabalho são um dos maiores gargalos para os setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Pela necessidade de ser constante, chega um momento em que as pessoas não querem mais participar, pois sentem-se entediadas em meio a palestras, cursos, etc. 

Com a gamificação, esse cenário muda. Na proposta da dinâmica de jogos, os treinamentos gamificados dão um novo gás aos colaboradores. Atraídos pela metodologia lúdica e desafiadora, as pessoas engajam e se envolvem mais nas capacitações propostas pela empresa. 

4. Interação entre colaboradores e melhor clima organizacional

As missões, as trilhas de aprendizagem e os torneios, assim como seus rankings, passam a ser motivo de troca de experiências e até mesmo conversas de corredor.

A interação entre os colaboradores melhora o clima organizacional e também desperta o senso de cooperação e colaboração, principalmente pelos momentos em que se tornam equipes em torneios gamificados. 

5. Metrificação de resultados

Na plataforma de gamificação, o gestor tem acesso a relatórios com dados que tornam possível medir resultados como:

  • assertividade: a taxa de acertos e erros, que pode ser verificada por atividade ou por colaborador;
  • engajamento: os colaboradores estão se envolvendo nas atividades propostas dos treinamentos? É possível verificar também de forma individual, e por tarefa;
  • desempenho: quais colaboradores têm se destacado? Esta métrica mostra a média entre o engajamento e a assertividade e posiciona os melhores resultados.

É possível metrificar o ROI (retorno do investimento)? Sim, é possível. Mas, para isso, é preciso definir qual o tipo de retorno esperado, com base em KPIs assertivos. Exemplos:

  • detectar algum tipo de retorno nas atividades rotineiras dos colaboradores envolvidos;
  • lotar um treinamento;
  • alcançar determinado número de pessoas com taxa de desempenho acima de 90%, etc. 

6. Integração de equipes remotas

Com novas modalidades de trabalho — híbrido e remoto — as empresas podem encontrar mais dificuldade em integrar e garantir a interação de seus colaboradores e equipes

Graças à gamificação, isso pode mudar, já que atividades como torneios, envolvem ranqueamento e competição saudável entre os colaboradores.

7. Diminuição do turnover

A rotatividade de funcionários é um grande problema para as empresas, já que impacta nos custos, e também na disponibilidade de tempo dos gestores, que precisam treinar novos colaboradores assim que chegam.

Como a gamificação pode ser implementada em processos que vão desde a seleção de talentos, passando pelo onboarding, até treinamentos, a tendência é que essa taxa diminua.

Além disso, com treinamentos gamificados, as pessoas sentem-se valorizadas, percebem que a empresa tem um olhar voltado à inovação e têm mais motivação, pois aprendem de forma prazerosa e recebem feedbacks sobre o aprendizado — esses, juntos a outros, são motivos que fazem com que os colaboradores queiram permanecer na empresa.

TuTo Digital: a plataforma gamificada que te entrega resultados

A TuTo Digital é uma plataforma gamificada que entrega resultados como: uma cultura organizacional mais fortalecida; aumento da produtividade das equipes de trabalho; e gestão de conhecimento eficaz. 

Por meio da nossa plataforma, os gestores conseguem acompanhar a evolução dos colaboradores diariamente, bem como melhorar treinamentos e vários outros processos dentro empresa.

Para saber como implementar de vez a gamificação em sua empresa, fale com um de nossos especialistas!

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Felipe Bernardes

Profissional com mais de 10 anos de experiência em marketing estratégico, Felipe Bernardes atua como Head de Marketing e investidor na TuTo Digital, onde lidera iniciativas inovadoras envolvendo educação, inteligência artificial e gamificação. Já passou por grandes marcas como Group Software, Unimed-BH, Afya e Locaweb, sempre focado em impulsionar resultados por meio de estratégias criativas e tecnologia. É graduado e possui MBA em Marketing Digital pelo Centro Universitário Una.

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