Apostando em inovação, Samsung faz treinamento gamificado em vendas para o lançamento do Galaxy S23 5G

 

Empresas com visão inovadora estão sempre na frente da concorrência e garantem vantagem competitiva no mercado. 

Com as lojas parceiras da Samsung é assim: inovar é a regra! 

Por isso, a empresa Sul-coreana, por meio de uma agência, fechou com a TuTo um treinamento gamificado para os colaboradores das lojas parceiras, sobre o lançamento do novo Galaxy S23 5G. 

A gamificação em treinamentos de vendas é importante para integrar equipes, além  de ser uma forma de treinar colaboradores para que dominem as práticas e técnicas comerciais, de persuasão, conhecimento técnico do produto, e etc. 

Que tal saber um pouco mais sobre esse case tão bem sucedido? 

Como funciona a gamificação, nesse contexto? 

A gamificação de eventos é feita para engajar, motivar e preparar as equipes de vendas para encararem suas grandes missões: encantar os clientes e converter vendas.

No caso do treinamento de vendas das equipes das lojas parceiras da Samsung, o ponto de foco foi conhecer tudo sobre o novo aparelho. 

A gamificação desses treinamentos foi a forma de garantir que os colaboradores dominassem todas as informações necessárias para deixar o cliente bem informado sobre o produto, e poder vender mais. E que maneira melhor de fazer senão promovendo uma dinâmica prazerosa para conhecer tudo sobre o novo Galaxy S23 5G?

Afinal, é um lançamento importante e um grande momento para as lojas parceiras e suas equipes de vendas, pois estamos falando sobre um tipo de produto que chegou para bater um concorrente de peso. Aliás, a própria marca usa o slogan “Compartilhe o Extraordinário” para defini-lo. 

Sendo assim, não há como fazer de outra forma a não ser preparar essas equipes com outra tecnologia revolucionária: a gamificação. Os benefícios se refletem no engajamento, na retenção do aprendizado e na possibilidade de metrificação dos resultados dos treinamentos. 

Vantagens da gamificação nas vendas do novo Galaxy S23

Competição saudável

Em diversos contextos, a competição é um cenário natural. No entanto, com a gamificação, as pessoas têm um ambiente saudável de competição, e certamente se comprometerão com as atividades, afinal, há recompensas e prêmios.

O reflexo dessa competição se dará nas vendas, no aprimoramento de técnicas comerciais e na motivação em vender mais e gerar mais receita.

Identificação de oportunidades em tempo real

De forma natural e por meio de dados reais e instantâneos, os organizadores do  evento identificam os principais atributos dos novos aparelhos que foram bem absorvidos pelos vendedores.

Mais importante ainda, os pontos fracos podem ser mapeados e corrigidos na hora, o que permite que todos os vendedores saiam do evento sabendo muito sobre tudo que o novo Galaxy S23 é capaz!

Realização de feedbacks

Os organizadores do evento puderam inserir, na própria atividade gamificada, solicitações de feedback. 

Assim, também conseguiram identificar pontos que podem ser melhorados, além das expectativas dos times de vendas em relação ao desempenho, práticas de vendas e outros pontos. 

Algumas outras vantagens do treinamento gamificado para a Samsung:

  • implementação de novas tecnologias e informações nas equipes;
  • alinhamento de estratégias de vendas para conquistar os resultados desejados;
  • padronização de informações sobre o produto;
  • amostras de como encantar o cliente com as novidades das experiências;
  • incentivo e motivação;
  • maior conexão com os vendedores parceiros;
  • metrificação de todos os treinamentos.

Resultados da gamificação no treinamento para o evento de lançamento do Galaxy S23 5G

Como vimosu, dentre as vantagens dos treinamentos de vendas para o lançamento do Galaxy S23 5G está a possibilidade de metrificar os resultados por meio de dados reais. 

Com a plataforma de gamificação da TuTo, foi possível metrificar:

  • a taxa de engajamento dos vendedores;
  • a assertividade, ou seja, o nível de absorção dos conteúdos e informações sobre o produto que era o foco do evento;
  • o desempenho, que classifica por meio da média entre o engajamento e a assertividade.

De um modo geral, a taxa média de engajamento dos vendedores atingiu 89,7%, enquanto a taxa média de assertividade ficou em 73,4%, evidenciando o sucesso da jornada gamificada em parceria com a TuTo. 

Vale ressaltar que a realização da jornada contou com a participação de equipes residentes em 3 cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) e foi dividida em 7 etapas, com 751 membros cadastrados, dos quais 733 atuaram ativamente como participantes. A média de desempenho geral ficou em 81,5%.

Em termos mais detalhados, o sucesso da nossa iniciativa pode ser constatado por meio dos dados alcançados em cada etapa da jornada. Nesse sentido, a primeira etapa, de “Boas-vindas”, atingiu engajamento geral de 97,4%. A segunda, terceira e quarta etapas também obtiveram engajamento geral acima dos 90%, com taxa média de assertividade entre 70% e 80%. A quinta etapa contou com engajamento geral de 90%, enquanto a sexta e a sétima chegaram a aproximadamente 80%.

Mais do que números, esses dados atestam o sucesso da nossa abordagem gamificada ao alcançar índices satisfatórios de engajamento dos participantes em todas as etapas da jornada.

Além disso, esses resultados reforçam a competência da TuTo enquanto ecossistema especializado em gamificação, oferecendo treinamentos verdadeiramente eficazes e enriquecedores para o sucesso de grandes corporações, como a Samsung.

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