Para desenvolver bem qualquer tipo de tarefa é necessário atenção e foco. No entanto, desde que a internet se tornou acessível, ocorreram muitas transformações. Dentre elas, a forma como as pessoas começaram a consumir conteúdo e como isso passou a afetar o que é chamado de attention span — limiar de atenção, em tradução livre.
Isso significa que a atenção e o foco que as pessoas têm ao fazer atividades e tarefas diminuíram. Aliás, algumas pesquisas revelaram que, entre 2000 e 2015, a média do tempo de atenção humana reduziu quase um quarto.
Recentemente, um alerta direcionou os olhares sobre o TikTok e como a rede social está acelerando o processo de perda de foco e distração, afetando fortemente nosso attention span.
Neste post aprofundamos um pouco mais sobre esse assunto. Continue a leitura e entenda, além do conceito de attention span, como a falta de concentração e foco afeta as pessoas, como isso pode ser prejudicial no trabalho e como a gamificação pode ajudar.
O que é attention span?
Attention span é o tempo que uma pessoa se concentra em uma tarefa antes de se distrair. A distração ocorre no momento em que a atenção e o foco são desviados para outra atividade.
Essa redução na média do limiar de atenção é altamente prejudicial à produtividade e rendimento no desenvolvimento de tarefas.
Os impactos do attention span no cérebro são preocupantes. De acordo com um estudo conduzido pela Microsoft, como resultado da queda de nosso limiar de atenção de 12 segundos para 8.25, ficamos atrás até de um peixinho dourado, cuja média é de 9 segundos.
Ainda há mais dados:
- eventualmente 7% das pessoas esquecem o próprio aniversário;
- 25% dos adolescentes esquecem detalhes sobre parentes e amigos;
- colaboradores checam seus e-mails 30 vezes em uma hora;
- 2,7 minutos é a média de tempo que as pessoas assistem cada vídeo na internet.
Agora, o destaque tem sido da rede social TikTok, como o grande vilão do meio digital, por estar criando uma “geração de desatentos” — mas, o que está por trás disso? Veja a seguir.
Por que o TikTok está afetando o limiar de atenção das pessoas?
O TikTok é uma rede social que se diferencia muito das outras por não ter uma página estática, como as demais. No aplicativo tudo se move de forma muito rápida, e acaba afetando a capacidade de manter o foco e a atenção em um só lugar.
Especialistas afirmam que o TikTok foi feito para viciar. A socióloga especializada em cultura digital e comunicação, Julie Albright, diz que enquanto rola a tela do aplicativo, a pessoa vê algo que chama a sua atenção e recebe uma pequena dose de dopamina no centro de prazer do cérebro, que aumenta a vontade de continuar rolando a tela.
Por causa desse efeito causado pelo TikTok que o termo “attention span” ganhou mais atenção. No entanto, a internet, de forma geral, mudou e tem afetado o limiar de atenção.
Basta considerar a forma como geralmente uma pessoa passa o dia: com alerta de e-mails, notificações do WhatsApp, muitas abas abertas no navegador, notificações de aplicativos de notícias, celular vibrando a todo momento… Assim fica fácil entender sobre a grande dificuldade de concentração em uma só tarefa.
Agora, imagine o quanto isso reflete no meio corporativo, no trabalho e na produtividade individual e de times de colaboradores. Sendo assim, é necessário entender se há como melhorar esse cenário e que solução pode ajudar. Descubra a seguir!
A falta de concentração no trabalho é um grande problema
A falta de concentração, foco e atenção nas tarefas que precisam ser desenvolvidas resulta em prazos estourados, projetos atrasados, processos nada eficazes e, é claro, em prejuízos financeiros.
A distração faz com que um colaborador pare a tarefa que está fazendo para assistir um vídeo, checar as redes sociais ou o celular, por exemplo. Tudo isso em um curto espaço de tempo, na verdade, em questão de poucos minutos. Esses desvios de foco representam pedaços significativos de tempo, considerando também que acontecem várias vezes durante o período de trabalho.
A gestão de tempo certamente prevê intervalos para “espairecer” e descansar a mente. No entanto, apesar desses momentos de descanso, o fator attention span continua atrapalhando o bom andamento do trabalho e prejudicando o desempenho do colaborador.
A boa notícia é que há formas de ajudar pessoas a melhorarem o foco e a concentração e não entrarem nas estatísticas de diminuição do limiar de atenção. Uma maneira é utilizar recursos que atraiam muito o interesse da pessoa e que representem desafios prazerosos, sobretudo quando é preciso aprender ou aprimorar competências e habilidades.
A gamificação ajuda o aprendizado sem distrações, combatendo a diminuição do attention span
A gamificação é um recurso que pode ser usado para combater a redução do attention span, instigando a interação e o aprendizado na vida real, dentro dos objetivos de uma empresa, retendo a atenção do usuário e aumentando o limiar.
O comportamento de colaboradores pode ser modificado por meio de atividades gamificadas, realizadas de forma voluntária e interativa, sobretudo quando se trata de mentes mais jovens, que têm como uma de suas características mais marcantes a impaciência, em comparação às gerações mais velhas.
Dessa forma, a capacitação corporativa, seja em processos de onboarding ou no mapeamento e desenvolvimento de hard e soft skills, acontece com a garantia de que o foco a atenção do colaborador estarão na atividade proposta.
Isso porque a gamificação, além de ser uma metodologia inovadora, aumenta o interesse do usuário, uma vez que estimula a desafios e a uma competição saudável, com premiações pelo esforço. E quanto mais interesse uma atividade despertar na pessoa, mais ela ficará concentrada, atenta e com foco em vencer obstáculos e desafios inseridos nas tarefas gamificadas.
Além disso, é possível metrificar o nível de atenção do colaborador, pela verificação do tempo que ele passou na plataforma e em alguma missão ou trilha específica. Esse dado pode, inclusive, ajudar gestores a melhorar a jornada gamificada, tornando-a mais interessante e atrativa. Não apenas essa parte, mas todo o processo gamificado é 100% mensurável, o que possibilita ainda entender como e quanto os colaboradores realmente absorveram dos conteúdos ensinados.
Quer apostar na gamificação para trazer mais produtividade, eficiência e resultados dentro da sua empresa? Entre em contato conosco!