Como aumentar o engajamento de cursos on-line?

 

Ter alunos engajados é um dos principais objetivos de um curso, o que muitas vezes pode ser desafiador. Não porque o conteúdo seja fraco, mas talvez por falta de estratégias que ajudem nesse sentido.

Um curso precisa ser efetivo e gerar aprendizado real, mas isso não depende somente das informações passadas aos alunos. É necessário que os participantes também sejam ativos no processo de aprendizagem, algo que nem sempre ocorre naturalmente, sendo importante aplicar ferramentas que captem o interesse e promovam o envolvimento do aluno.

Entenda qual a importância do engajamento para o seu curso!

Por que o engajamento aumenta a qualidade dos cursos on-line?

Quem trabalha com educação sabe o quão difícil é conquistar a atenção e o comprometimento dos alunos com as aulas. E isso depende de muitos fatores, que podem partir do próprio indivíduo, ou estarem relacionados com a metodologia.

Nesse sentido, os infoprodutores devem buscar meios de proporcionar o envolvimento da turma nas atividades propostas. Isso porque, com maior engajamento, é mais fácil para os alunos absorverem os conteúdos e se sentirem motivados a realizar as tarefas, uma vez que conseguem perceber que estão realmente aprendendo.

O que preciso fazer para inovar e engajar mais os meus alunos?

Os métodos tradicionais de ensino se tornaram obsoletos, principalmente se tratando de cursos e outros conteúdos on-line. Sendo assim, é imprescindível que, na hora de planejar e executar um curso, a pessoa responsável por ministrá-lo, seja um professor ou infoprodutor,  busque trazer metodologias e tecnologias inovadoras para gerar engajamento.

E como isso reflete na qualidade do curso? Bom, o fato dos estudantes assimilarem o conteúdo e se tornarem aptos a aplicá-lo no dia a dia ou na vida profissional é a maior prova de que o curso é mesmo eficaz e cumpre as expectativas do público.

Além disso, uma métrica de sucesso essencial é a taxa de conclusão dos cursos, pois, quanto maior for a porcentagem de alunos que chegaram até o fim, mais qualidade e valor foram entregues.

Nesse sentido, uma das metodologias mais inovadoras, e comprovadamente eficazes, é a gamificação. Ela é capaz de engajar as pessoas e elevar a qualidade das aulas, por oferecer uma forma mais divertida e natural para a absorção do conhecimento. Com ela os alunos têm contato com um ambiente lúdico e inovador, transformando a experiência de aprendizagem ao unir o conhecimento a uma forma divertida de testar o que foi aprendido.

Como a gamificação atua para aumentar o engajamento do seu curso?

A gamificação é uma forma de usar elementos comuns dos jogos em situações que não se restringem ao entretenimento. É utilizar a lógica e metodologias dos games para servir a outros propósitos, como tornar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, facilitando os processos de aprendizado.

De acordo com a empresa de pesquisa Newzoo, há aproximadamente 2.5 bilhões de pessoas que jogam ao redor do mundo. No Brasil, estima-se que 66,3% das pessoas jogam, independentemente do tipo de dispositivo, conforme dados da Pesquisa Game Brasil.

Estes números mostram que jogar faz parte do cotidiano das pessoas, e aplicar elementos de jogos em atividades que não são de entretenimento ajuda – e muito – na atenção, no foco e na motivação.

Visando aumentar o engajamento do seu curso, a gamificação aplica testes para verificar o conhecimento dos alunos que acabaram de passar pelos módulos. Para isso, são utilizados alguns elementos como:

Desafios

É o desafio que motiva os jogadores a se esforçarem para alcançar a meta da atividade. Mas, para que ele funcione, são trabalhados três recursos: desafios, conquistas e missões, que geram interesse nos participantes para que se mantenham ativamente focados no aprendizado e nas atividades.

Em uma jornada gamificada para um curso, o aluno é desafiado a responder as questões e cumprir as missões propostas. Utilizando seu conhecimento para jogar, o usuário se vê desafiado a absorver e demonstrar seu aprendizado na prática.

Recompensa

Outra estratégia muito presente nos jogos, a recompensa, é conquistada de acordo com cada resposta assertiva do jogador. Este também é um recurso para estimular o interesse do participante, por isso, precisa ser implementado de maneira totalmente estratégica para cumprir com o seu papel.

Podem ser utilizadas diferentes formas de recompensa: moedas para troca em lojas, cupons, medalhas e prêmios. Recompensar é fundamental para que o aluno sinta que seu esforço e aprendizado estão sendo valorizados. Ao valorizar os alunos você mostra que seu curso, além de priorizar as informações repassadas, também dá muita importância ao desenvolvimento de cada aluno.

Além disso, uma loja de recompensas é uma ótima estratégia para que você consiga vendas adicionais. Isso acontece, pois, os prêmios e recompensas oferecidos na jornada gamificada podem ser convertidos em cupons de desconto ou acesso a módulos adicionais do curso por um preço promocional. É uma forma de implementar o upselling e o cross selling no seu infoproduto, visando um ticket médio mais alto e mais lucratividade.

Feedback instantâneo

A cada etapa do jogo, é importante que sejam fornecidos feedbacks, a fim de que os participantes tenham pleno conhecimento sobre seu rendimento. Antes de avançar nas atividades, é preciso que eles saibam o que estão acertando, onde estão errando, e o porquê.

Isso é essencial para que os alunos compreendam os pontos que precisam ser melhorados em suas ações, como condição de conquistar o objetivo proposto pela dinâmica ― no caso da educação, aprender os conteúdos e conceitos corretamente.

Aplicado também ao infoproduto, o feedback instantâneo apresenta aos alunos quais os motivos que o fizeram errar uma questão ou não conquistar uma missão. Com esse feedback, o aluno sabe, de forma rápida e eficaz, o que precisa compreender melhor dos conteúdos repassados a ele. 

Também é importante citar que os feedbacks recebidos por meio da plataforma ajudam a mostrar o caminho para aprimorar o infoproduto. Ao receber essas informações, o infoprodutor pode mapear quais são as dificuldades mais comuns e recorrentes entre os alunos. Com esses dados, é possível  tomar decisões para aprimorar o curso, e ainda para criar novos produtos.

Como implementar a gamificação em meu curso?

Essa é uma pergunta importantíssima, que é também o principal assunto da nossa conversa. Para responder com detalhes, preparamos outro artigo que fala sobre o passo a passo da implementação da gamificação no seu infoproduto.

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