Como reter talentos e diminuir a rotatividade de pessoas com uma plataforma gamificada

 

Como reter talentos: essa é uma das grandes dificuldades que os setores de RH enfrentam na atualidade. Esse desafio veio com mais força quando eventos como globalização e popularização da internet começaram a dar outros rumos ao mercado. Inclusive, as relações de trabalho sempre foram impactadas pelas transformações causadas por eras distintas. 

Basta voltarmos no tempo, na Administração Clássica e Científica, e depois nas revoluções industriais, e vermos como o capital humano era visto no mundo do trabalho. Até que chegamos em um ponto mais avançado, no qual as pessoas eram o principal ativo nas organizações. Desde então, a valorização do capital humano transformou os perfis de trabalho e, tanto o mercado, quanto os profissionais, se tornaram mais exigentes. 

As empresas têm altas expectativas em suas contratações, e os profissionais contratados também têm. E quando essas expectativas não são atendidas, o caminho é encontrar um espaço – ou seja, uma empresa – onde esses talentos sejam valorizados e onde o alinhamento cultural encaixe. 

Isso acaba gerando uma alta rotatividade de colaboradores, que também conhecemos como turnover, e tornando mais difícil a retenção de talentos. Entretanto, há meios de diminuir essa rotatividade, e um dos mais eficientes é gamificar os processos organizacionais em uma plataforma gamificada, como a da TuTo Digital.

A rotatividade de colaboradores é um problema em sua empresa? Uma plataforma de gamificação pode resolver! 

Há vários fatores pelos quais bons colaboradores optam por trocar de empresa: salários, melhores benefícios, maiores desafios, falta de alinhamento com a cultura organizacional, insatisfação com as funções, dentre outros. Essa rotatividade traz bastante prejuízo às empresas, já que cada nova contratação envolve custos, além do tempo gasto em treinamento com o novo colaborador. 

Mas, como dissemos, há meios de minimizar esse problema, um deles é com uma plataforma de gamificação. Com essa plataforma, é possível melhorar os processos da empresa e garantir mais satisfação aos colaboradores. Assim, conforme as expectativas são alcançadas, eles não se sentem inclinados a sair da empresa.

Confira agora algumas dicas para obter esses resultados por meio da gamificação!

Como reter talentos com a gamificação: 3 dicas

Abrir a mente e dar espaço à inovação é o primeiro passo em direção às novas eras, como a da transformação digital, e a dos dados e da informação. Para se adequar nesse contexto, é preciso partir para a ação, implementar a gamificação e revolucionar em seus processos!

Confira agora as dicas para reter talentos e diminuir o turnover em sua empresa.

1. Comece pela seleção de talentos

Gamificar parte do recrutamento e seleção pode ser decisivo para encontrar o colaborador certo para a posição oferecida. Você pode gamificar um teste de fit cultural, por exemplo, e obter respostas sobre o alinhamento do profissional aos objetivos, crenças e missão da empresa.

Isso evita que ele chegue e se depare com uma cultura organizacional que não concorde ou se adapte, e sinta-se frustrado, deslocado ou insatisfeito, o que pode acabar aumentando a taxa de rotatividade de funcionários.

2. Gamifique o onboarding

Com a plataforma de gamificação da TuTo Digital é possível fazer um “onboarding”, que é a integração de um novo colaborador. Essa integração é necessária para que o novo talento se familiarize mais com a empresa, seus processos e as funções que vai desempenhar no dia a dia.

O onboarding gamificado ajuda a reduzir as taxas de rotatividade de pessoal, porque o colaborador assumirá suas funções já com um pouco de prática e mais conhecimento sobre sua ocupação, diferente de começar perdido e logo ficar insatisfeito.

3. Aposte em treinamentos e capacitações gamificados

Com treinamentos corporativos gamificados, a empresa inova e também ganha resultados expressivos, como mais engajamento nas capacitações e treinamentos que oferece.

Na plataforma TuTo é possível criar diversas modalidades e dinâmicas diferentes, tornando os treinamentos mais atrativos, engajando mais os colaboradores e integrando equipes, inclusive, as que atuam na modalidade remota.

Com uma nova forma de aprender, os colaboradores sentem que estão em uma empresa preocupada em inovar e investir no desenvolvimento dos colaboradores.

Em uma pesquisa, a “Gamification at Work 2019”, da TalentLMS, 88% dos colaboradores alegaram se sentir “mais felizes” com o uso da gamificação em treinamentos corporativos. Esse dado é extremamente positivo, pois estar feliz no trabalho significa não somar às estatísticas de turnover da organização. 

Gamifique com a TuTo e tenha resultados reais na redução da taxa de turnover

A TuTo Digital é a plataforma de gamificação que leva inovação à sua empresa e entrega resultados comprovados, visíveis e expressivos. A metodologia é uma ferramenta poderosa para aliar às estratégias de sua empresa para combater o alto turnover.

Ter equipes bem treinadas, capacitadas e alinhadas com os objetivos da empresa garantem um bom clima organizacional, com colaboradores satisfeitos, e entregando cada vez mais resultados.

Quer alcançar esses, e outros muitos outros resultados na sua empresa? Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

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Felipe Bernardes

Profissional com mais de 10 anos de experiência em marketing estratégico, Felipe Bernardes atua como Head de Marketing e investidor na TuTo Digital, onde lidera iniciativas inovadoras envolvendo educação, inteligência artificial e gamificação. Já passou por grandes marcas como Group Software, Unimed-BH, Afya e Locaweb, sempre focado em impulsionar resultados por meio de estratégias criativas e tecnologia. É graduado e possui MBA em Marketing Digital pelo Centro Universitário Una.

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