O setor educacional encontrou na gamificação a solução para desafios dentro e fora da sala de aula, sobretudo em tempos de ensino remoto emergencial. Essa técnica veio para responder um dos maiores questionamentos nesse período de mudanças: afinal, como manter os alunos engajados?
Mesmo fora de situações atípicas, garantir que os estudantes estejam envolvidos com as aulas é uma preocupação diária dos docentes. Aliás, isso engloba todas as divisões do ensino, e não só a educação formal. Em cursos digitais também existe a dificuldade de manter a atenção e engajar as pessoas.
De fato, o tema é muito recente e o momento em que vivemos é único, mas estudos acadêmicos já demonstram diferentes resultados para a aplicação da dinâmica dos games, atestando que a gamificação pode ser benéfica para diversos perfis.
Bom, essa discussão é apenas a ponta do iceberg desse assunto e, para começar, neste artigo, você verá qual a relação entre engajamento de estudantes e a gamificação, além dos aspectos mais importantes para que a dinâmica seja efetiva.
Engajamento e gamificação: qual é a relação entre eles?
Gamificar significa transformar um contexto normalmente monótono em algo de caráter atrativo, sem deixar de ser efetivo no que tange o aprendizado. Os alunos que recebem esse tipo de educação são mais participativos e engajados, pois o ensino ganha uma roupagem mais interessante, além da possibilidade de interagir com a turma.
O aumento do engajamento é uma das consequências da gamificação, independente da idade dos estudantes, mas é, sobretudo, mais eficiente entre as gerações Y (Millennials), Z e Alpha.
Isso ocorre porque as tarefas e módulos dos cursos tornam-se desafios lúdicos, despertando o maior interesse dos alunos pelas suas conquistas. Assim, eles mantêm o foco nos objetivos e se esforçam mais para alcançá-los.
Qual a importância de tornar o aprendizado visível para o seu aluno e como a gamificação proporciona isso
As plataformas de gamificação fornecem métricas que permitem monitorar a evolução dos alunos ao longo do curso. Além disso, é possível dar feedback em tempo real após cada tarefa. Essa é uma ferramenta capaz de melhorar ainda mais a motivação e o engajamento.
Quando o público recebe feedback adequado sobre seu desempenho, tendem a ser estimulados a continuar se dedicando às atividades, seja para fortalecer seus pontos de melhoria, seja para aprimorar ainda mais seus pontos fortes.
Ao realizar um curso, os alunos só vão validar o aprendizado se forem testados. Por isso você deve dar essa possibilidade a eles
Jogos possuem objetivos, correto? Da mesma forma, aulas gamificadas podem valer-se dessa dinâmica de conquista para que as pessoas se envolvam mais no curso. Nesse sentido, é fundamental definir aonde o aluno precisa chegar em determinado período, em uma aula específica ou no curso inteiro.
Ou seja, haverá um objetivo final geral, mas também deve-se estabelecer objetivos menores. Somente assim será possível testar os alunos através de desafios principais e secundários, analisando se as metas foram ou não alcançadas.
Também é importante desenvolver uma metodologia, escolhendo qual será a forma de avaliação e quais partes da aula serão gamificadas. Você precisa testar os alunos, mas de que maneira? Uma possível resposta está na oferta de recompensas por cada experiência cumprida.
Quanto às partes do curso que podem ser gamificadas, veremos no tópico seguinte!
3 formas de aplicar a gamificação no seu infoproduto
A gamificação pode ocorrer na estrutura do curso, isto é, como as classes são conduzidas. Outra opção é gamificar o conteúdo, trazendo elementos dos jogos como recurso para transmitir a matéria.
Para desenvolver uma aula gamificada, é válido recordar quais são as características comuns de todos os tipos de jogos. Selecionamos 3 dicas para te ajudar!
1. Pontuação
Esse elemento já é próprio do ambiente educacional e, muitas vezes, pode até carregar um peso negativo. Por isso é importante transformar o sistema da distribuição de pontos por meio da gamificação.
Na prática, seu curso pode ter atividades diferenciadas, como quizzes e pequenos desafios, de modo a ressignificar a ideia de pontuação. Tais elementos podem ser inseridos ao fim de cada módulo, por exemplo.
2. Apresentação das aulas
Uma forma de praticar o gamification é inovando na apresentação do conteúdo. O storytelling é uma prática capaz de prender a atenção dos alunos, afinal, é como contar uma história.
Nesse caso, as aulas têm um teor de narrativa, que combina elementos audiovisuais e palavras que despertam a curiosidade. Inclusive, o método possibilita a ideia de continuidade, facilitando o envolvimento dos alunos na transição entre o fim de um conteúdo e o início de outro.
3. Recompensas na gamificação
Que tal presentear a turma ao fim de cada etapa concluída? O sistema de recompensas é um dos fatores cruciais da gamificação, até porque simboliza o reconhecimento pelos esforços dos participantes e os incentiva a ir além.
Os prêmios podem ser figurativos, como medalhas e troféus, ou realmente usuais, como vantagens em lojas parceiras ou acesso a conteúdos extras. Além disso, os prêmios podem ser descontos para outros cursos e produtos do infoprodutor, melhorando o upsell e, também, o cross-sell.
Que tal mais uma dica? A Tuto Digital possui soluções completas e personalizáveis de gamificação para infoprodutores. Nossa plataforma é intuitiva e fornece relatórios para que você possa acompanhar o desempenho dos seus alunos.
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