Como utilizar a gamificação para treinamento corporativo?

 

A gamificação no treinamento corporativo é a melhor alternativa para turbinar os treinamentos e capacitar times gerando altos níveis de engajamento. Isso significa colher bons resultados ao oferecer para os colaboradores uma experiência prazerosa de aprendizado.

De acordo com a eLearning, uma plataforma de compartilhamento de conhecimento, as empresas descobriram que a gamificação em treinamentos pode aumentar em até 50% a produtividade e em até 60% o engajamento dos colaboradores

Para saber como utilizar a gamificação na educação corporativa, continue a leitura deste artigo! 

Como inovar no treinamento corporativo utilizando a gamificação?

Para inovar em processos organizacionais, como treinamentos corporativos, a empresa precisa ter e promover uma cultura de inovação. Essa cultura influencia na otimização e melhoria das rotinas organizacionais, além de favorecer algumas ações, como a busca de conhecimentos.

A partir disso, chegam as ideias, como a gamificação em treinamentos — uma metodologia inovadora, que moderniza as capacitações e promove o desenvolvimento de colaboradores, com o objetivo de qualificá-los de forma mais efetiva para que entreguem resultados cada vez melhores para a empresa.

A inovação nos treinamentos corporativos gamificados se dá, além do uso da metodologia, por ações como:

  • explorar os vários tipos de materiais que podem ser utilizados na plataforma, como vídeos, imagens e links;
  • propor atividades práticas, similares às que o colaborador precisa realizar em sua rotina de trabalho;
  • utilizar a gamificação para abordagens diversas, como desenvolver habilidades e competências, reforçar a cultura organizacional, identificar lideranças e talentos, promover a cooperação entre times/colaboradores, dentre outras. 
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5 passos para gamificar os treinamentos dos colaboradores

1. Defina público e objetivos 

Qual tipo de problema você quer resolver? Com esta pergunta é possível dar um direcionamento mais assertivo à capacitação, alinhando as atividades da jornada aos objetivos que se quer alcançar.

Também é preciso definir quem vai participar do treinamento corporativo. Na plataforma de gamificação, por exemplo, os cadastros de colaboradores são feitos por áreas, assim fica fácil selecionar os times que participarão de cada atividade. 

2. Estabeleça regras

As regras são importantes para que a gamificação funcione de maneira efetiva e entregue os resultados esperados

Um exemplo é definir o tempo que um colaborador tem durante a semana, por exemplo, para fazer o treinamento. Isso evita que o vencedor seja aquele que passou cinco horas semanais na jornada enquanto outros mal conseguiram ficar uma ou duas horas. 

Outras regras que podem ser estabelecidas:

  • definição sobre como irá funcionar o sistema de pontuação;
  • como acontecerá o treinamento com desafios individuais e em grupo;
  • por quanto tempo as atividades ficarão disponíveis;
  • como será a premiação; etc.

3. Defina o prazo do treinamento

Essa estratégia também é importante para incentivar o engajamento das pessoas e evitar que fiquem “deixando para depois”. Isso acontece não somente por falta de interesse, mas porque a prioridade acaba sendo a realização das tarefas de rotina. Além disso, é importante deixar claro para o colaborador que a capacitação deve ser, também, uma prioridade, e fazer com que ele entenda a importância disso para o desenvolvimento profissional.

Tendo prazo para o treinamento gamificado, o colaborador planejará suas atividades e incluirá a capacitação em seu planejamento diário/semanal

4. Não deixe de recompensar os esforços

Em uma mecânica de jogos, a recompensa é um dos fatores que move e engaja players a todo momento. Seguindo essa linha, a gamificação em treinamentos também deve prever isso. 

Sendo assim, aproveite o recurso da loja de recompensas e premie quem se destacou: os melhores colocados poderão trocar as moedas que conquistaram por prêmios, tanto físicos ou digitais, de acordo com o que faça sentido para empresa e para o colaborador. Ah, mas é importante lembrar que os prêmios devem ser atrativos e um incentivo para as pessoas, caso contrário, essa estratégia pode não funcionar tão bem.

5. Mensure os resultados

A plataforma de gamificação oferece dados diversos que podem ser coletados, analisados e usados para melhorar os treinamentos ou verificar o desempenho das pessoas nas atividades propostas. 

A metrificação indica taxas importantes, como:

  • engajamento: o quanto as pessoas se envolveram na atividade em determinado período;
  • assertividade: esta é a métrica que mostra o desempenho do colaborador na jornada, o quanto ele acertou nas questões propostas;
  • desempenho: a média entre o engajamento e a assertividade, e serve para determinar os participantes com melhores resultados nos treinamentos.
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Como analisar as métricas dos treinamentos gamificados e utilizá-las na evolução de sua equipe

Você precisa estabelecer diretrizes para definir como os resultados das métricas impactarão nos resultados que a empresa espera ter com a gamificação nos treinamentos

Exemplos:

  • de 80% e 100% de engajamento é o esperado, abaixo disso, o gestor verificará por que a atividade não envolveu as pessoas;
  • de 70% a 100% é a taxa de aprendizado que a empresa espera obter como resultado, abaixo disso, precisará verificar os motivos pelos quais a assertividade foi menor que o esperado (rever se os conteúdos estavam acessíveis, se as atividades foram bem formuladas, etc.).

Uma das coisas mais interessantes das métricas é que é possível analisar o desenvolvimento individual de cada colaborador e, a partir disso, identificar em que cada um precisa se desenvolver melhor.

Quais as vantagens da gamificação em treinamentos?

Há muitas vantagens em contratar uma plataforma de gamificação e inovar nos treinamentos corporativos. Veja algumas:

  • Treinamentos interativos que permitem a simulação de atividades que são comuns às práticas diárias dos colaboradores;
  • Mais engajamento: por entregar uma forma prazerosa de aprender, além do apelo de uma competição, as pessoas sentem-se inclinadas a envolver e participar mais;
  • Maior retenção de conhecimentos: pelo caráter lúdico e prazeroso das atividades, os colaboradores retêm conhecimentos de forma natural, pois estão envolvidos em vencer fases e desafios enquanto aprendem;
  • Desenvolvimento do espírito de colaboração: as interações pessoais e colaboração entre equipes são fatores importantes, tanto para o bom andamento dos processos da empresa, quanto para o clima organizacional. Por meio dos torneios, a gamificação promove isso, inclusive, entre colaboradores que trabalham na modalidade remota;
  • Metrificação: as métricas são essenciais para quantificar e avaliar a eficácia de uma capacitação. A metrificação é muito necessária para garantir o sucesso dos treinamentos, assim como para melhorá-los, gerando cada vez mais resultados importantes para a empresa; 
  • Menos custos: a gamificação em treinamentos também ajuda a reduzir custos. É possível economizar em algumas despesas com materiais impressos, instrutores e deslocamento em atividades que antes eram realizadas presencialmente.

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