A capacitação de colaboradores enfrenta novos desafios a cada dia. Entre as soluções encontradas pelas lideranças, a gamificação vem para renovar o cenário da educação corporativa e alavancar os resultados das equipes e da empresa.
Ainda tem dúvidas de que os treinamentos merecem atenção especial? Então veja só: o Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho 2022, feito pelo LinkedIn, aponta um crescimento de 94% na demanda por profissionais em Treinamento e Desenvolvimento nas organizações.
Para 64% dos especialistas entrevistados, o aprendizado no meio corporativo foi mais estimulado no ano de 2021. Dito isso, acreditamos que chegou a hora de dar uma repaginada nos métodos de capacitação utilizados em seu negócio.
Continue a leitura e entenda como inovar e trazer mais resultados para a cultura de aprendizagem da sua empresa!
Por que o seu material de treinamento não surte mais efeito para o desenvolvimento da sua equipe?
É fato que cada pessoa aprende do seu jeito e no seu próprio ritmo. Porém, nem sempre é possível adotar uma metodologia específica para cada indivíduo, sobretudo em relação a treinamentos de equipes.
Portanto, é interessante olhar para as mudanças comportamentais dos colaboradores como um todo, de modo a identificar diferentes grupos. As novas gerações, por exemplo, demandam abordagens que condizem com sua vivência naturalmente digital. Isso envolve a adoção de tecnologias e ferramentas inovadoras, como a gamificação. Contudo, o benefício da gamificação não impacta apenas as gerações mais novas. Por ser um estímulo a sentimentos humanos como o desafio, a recompensa e o desejo de conquista, a gamificação auxilia todas as gerações presentes no mundo do trabalho.
As adaptações são constantes no universo corporativo para quem deseja acompanhar o mercado. Por isso, os processos internos devem seguir o mesmo fluxo, substituindo métodos ultrapassados por aqueles que fazem mais sentido na atualidade.
Você está perdendo dinheiro! Quais os impactos financeiros de treinamentos inadequados para a sua empresa?
Lembre-se: capacitação é investimento! A partir do momento em que a empresa identifica a necessidade de oferecer um treinamento aos colaboradores, os gastos com a atividade serão levados em consideração no orçamento do negócio.
O que se espera é que haja um retorno sobre investimento (ROI), que é uma métrica importante para mensurar o resultado financeiro de determinada ação. Um treinamento efetivo pode gerar mais produtividade e melhorar as entregas dos funcionários, aumentando o lucro da organização.
Caso contrário, quando o treinamento é inadequado, o resultado será um prejuízo. Afinal, os recursos financeiros aplicados na capacitação não surtiram o efeito esperado. Não é isso que você quer para a sua empresa, correto?
Conheça, a seguir, uma estratégia para atualizar o modelo de treinamento da sua organização.
Por que um treinamento gamificado vai gerar muito mais resultado para a sua empresa?
A gamificação consiste na adesão de elementos próprios dos jogos para fins diversos, que não sejam o entretenimento por si só. O recurso é uma tendência na área de educação, o que inclui a aprendizagem corporativa.
A dinâmica gamificada corresponde, basicamente, a:
- Criação de regras;
- Sistema de distribuição de pontos de acordo com o desempenho;
- Formação de equipes;
- Desafios e objetivos a serem cumpridos.
Até mesmo a recompensa pelas conquistas faz parte do jogo.
Trata-se de uma abordagem que foge do tradicional e, por isso mesmo, é considerada inovadora e criativa. Isso faz com que a equipe fique mais motivada a participar da atividade, e a consequência é um maior engajamento pelo aprendizado.
Bem diferente de uma aula convencional, o treinamento gamificado auxilia na melhor assimilação do conteúdo. Assim será mais fácil aplicar os novos conhecimentos na rotina de trabalho, visto que a aprendizagem se deu de forma lúdica, interativa e mais leve, mas sem se distanciar dos objetivos de desenvolvimento do profissional
Equipe com maior engajamento e mais dados para o gestor. O que uma plataforma de gamificação vai fazer pela sua empresa?
Gamificar é uma forma de diversificar o ensino. Afinal, a fórmula tradicional de transmissão de conhecimento, em que um mentor fala e o aluno escuta e anota as informações, não é mais eficiente, e nem ideal
A gamificação é, além de tudo, participativa, o que faz com que o nível de engajamento seja maior. Mais que isso, os gestores podem observar o desempenho dos funcionários ao longo da atividade, registrar e analisar dados, com objetivo de mensurar seu desenvolvimento.
A mecânica dos jogos, quando aplicada a treinamentos corporativos, permite que a gestão monitore a curva de aprendizado individual e coletivamente. Desse modo, é possível detectar não só os resultados positivos, mas também as possíveis lacunas a serem preenchidas.
Uma boa plataforma de gamificação:
- Garante treinamentos assertivos;
- Estimula a produtividade da equipe;
- Permite o acompanhamento por meio de relatórios;
- Promove a interação social;
- Incentiva a colaboração.
Depois de conhecer essas vantagens, você não vai mais querer aqueles materiais antigos de treinamento na sua empresa. Muitas companhias já perceberam: é bom renovar os ares, mudar e promover a mudança.
Com a gamificação no processo de aprendizagem corporativa, seu negócio se torna um exemplo de valorização do capital humano, que é o bem mais importante das empresas. Você concorda?
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