Entenda como utilizar a gamificação da TuTo nos treinamentos da empresa

 

É  inegável que a gamificação nas empresas dá um novo ritmo e um forte estímulo aos treinamentos corporativos

O setor de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) ganhou muito com a metodologia, com a qual conseguem obter dados sobre a eficácia das capacitações, além de obterem insights para melhorias internas.

Uma análise recente do mercado de gamificação apontou que a estimativa da taxa de crescimento anual é de 26,5% entre 2022 e 2027. Segundo esse estudo, o aumento do número de dispositivos móveis criou uma ampla base para a gamificação

Além disso, o que também está fazendo esse mercado crescer é o reconhecimento dos sistemas de gamificação como uma metodologia para induzir a inovação, produtividade e engajamento

No entanto, antes de saber como gamificar um treinamento, as empresas devem entender alguns conceitos básicos sobre o que é gamificação, o que ela representa no ambiente corporativo e como nossa plataforma de gamificação pode ajudar a engajar e promover melhorias em processos organizacionais. Confira!

O que é, e o que não é gamificação?

Sem partir do básico, pode haver uma compreensão errada sobre o uso de gamificação nas empresas. Enquanto algumas já estão colhendo frutos por terem implementado treinamentos gamificados, outras ainda têm um olhar apreensivo sobre o recurso. 

Há também o fato de algumas empresas terem uma cultura de inovação, enquanto outras ainda engatinham para sair dos modelos tradicionais de gestão.

Por isso, primeiro vamos às definições e depois falaremos sobre a importância da cultura de inovação nas organizações. 

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Gamificação nas empresas: imprimindo a cultura de inovação

Inovar nos negócios é fundamental para manter a vantagem competitiva e para sobreviver no mercado. No entanto, não se trata de ter ações isoladas, mas sim, de ter uma cultura de inovação. Essa cultura nada mais é do que estar aberto às transformações, às novidades e aceitar o novo como parte de uma mudança necessária. 

Jornadas de trabalho menores, horários flexíveis, trabalho remoto, job rotation, gamificação e muitas outras estratégias, ferramentas ou metodologias são exemplos de inovação ao longo dos anos. 

Nesse cenário, o principal desafio é quebrar as objeções de empresas que ainda não embarcaram na era dos dados, da informação, da transformação digital e da gestão de pessoas e que não têm a inovação entre seus objetivos

Sendo assim, nosso objetivo é mostrar como a gamificação nas empresas é uma estratégia inovadora que ajuda nos resultados e como gamificar um treinamento faz toda a diferença na hora de capacitar e treinar as equipes.

5 ideias de como gamificar um treinamento corporativo e garantir um um bom engajamento

Veja 5 aspectos que não podem faltar em treinamentos gamificados, e que sua empresa consegue explorar ao gamificar com a TuTo: 

1. Abuse dos recursos que pode usar na plataforma

Links, imagens e vídeos são tipos de materiais que podem ser colocados nas atividades da jornada gamificada. Não fique somente nos materiais em pdf.

Use webinários, infográficos e até recursos divertidos como memes para abordar determinado tema. Dessa forma, o treinamento não fica cansativo e os colaboradores aprendem de forma prazerosa, enquanto são desafiados a cumprir as etapas e passar de nível. 

2. Mescle teoria com prática

A possibilidade de mesclar aprendizagem teórica com a prática só fortalece ainda mais a aquisição de conhecimentos por meio das capacitações gamificadas

Ao fazer atividades que são ou serão parte de sua rotina, o colaborador consegue aprender melhor ou aperfeiçoar ainda mais suas habilidades. 

3. Estimule a competição saudável e engaje cada vez mais

Faça barulho com o ranking! Isso mesmo, antes de iniciar o dia de trabalho, deixei em um local visível ou envie por e-mail, o ranking das missões ou torneios. 

A classificação ajuda a motivar e estimular o engajamento, afinal todos gostam e querem ser reconhecidos e elogiados. Ao instigar colaboradores e times, você estará os motivando a continuar firmes na competição e a querer ficar na frente das equipes concorrentes.

4. Não deixe de premiar

As recompensas são fortes motivadoras para que as pessoas busquem suas conquistas nos treinamentos gamificados. Como dissemos no tópico anterior, todos querem reconhecimento e elogios. 

No entanto, aliar isso a uma premiação, potencializa os níveis de envolvimento dos colaboradores — e quanto mais eles engajam, mais resultados entregam. 

A dica valiosa aqui é: faça bom uso e mantenha a loja de recompensas da plataforma bem abastecida, com prêmios que realmente motivam as pessoas.

5. Não deixe de metrificar

plataforma de gamificação da TuTo permite medir os conhecimentos do colaborador e avaliar o progresso, obtendo dados como:

  • tentativas e tempo para cumprir determinada ação;
  • grau de dificuldade das atividades propostas;
  • taxas de erros e acertos;
  • nível de engajamento na jornada;
  • e muito mais!

As métricas podem ser obtidas pelos relatórios no dashboard da plataforma ou por pesquisas feitas durante o próprio treinamento, nas quais a pessoa pode responder a perguntas como sobre o que achou da capacitação (se foi fácil, difícil ou se ele não compreendeu muito bem, por exemplo). 

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Quais resultados esperar de um treinamento corporativo gamificado?

Você já deve ter percebido que o engajamento é um dos principais resultados da gamificação nas empresas. Por consequência, isso gera mais produtividade, menos retrabalhos e outros resultados como:

  • Mudança comportamental: as mecânicas de incentivo engajam cada vez mais os colaboradores. Esse comportamento começa a mudar também em seu dia a dia, em que eles se sentem valorizados e incentivados a se envolverem mais e darem o seu melhor no desempenho de sua função, sendo mais produtivos, ágeis e comprometidos. 
  • Bons resultados de aprendizagem: quando a pessoa se vê em uma situação na qual para avançar precisa vencer uma etapa, ela entende que evoluir vai depender somente dela e dos conhecimentos que adquirir — e no intuito de vencer as fases e os desafios, vai aprender cada vez mais. 
  • Mais integração entre colaboradores: ao utilizar a gamificação, a empresa vai dar assunto também para conversas de corredor. Setores e equipes discutirão sobre as disputas, seus rankings e até sobre as respostas das atividades. Essa integração será muito benéfica para desenvolver o espírito de equipe e de colaboração.

Agora que já sabe um pouco mais sobre como gamificar um treinamento, por que fazer isso e quais as vantagens, o que acha de bater um papo conosco e entender como nossa plataforma de gamificação é capaz de transformar os treinamentos de sua empresa? Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas.