Gamificação: como aumentar o ticket médio do seu infoproduto?

 

A gamificação é um conceito relativamente novo no espaço do comércio e mercado digital, mas está rapidamente ganhando popularidade e sendo adotada por muitas marcas.

Por quê? Porque ela pode ajudar a aumentar o engajamento, a fidelidade e as vendas, principalmente de infoprodutos.

Aliás, vivemos no tempo mais propício para realizar vendas digitais. Segundo a Euromonitor International, empresa especializada em pesquisa de mercado, em 2020 19% dos consumidores dos países da América Latina fizeram sua primeira compra online.

Mas, não pense que essa é uma tendência que irá desaparecer. Dados da Google indicam que a previsão é que as vendas digitais representem 43% de todo o crescimento do comércio de varejo na América Latina!

Os números são muito otimistas, concorda?!

Nesse artigo, vamos nos aprofundar sobre como usar a gamificação para aumentar as suas vendas, e como os seus alunos podem testar o conhecimento de forma lúdica e engajada.

O que é gamificação no mercado digital?

A gamificação é uma maneira de usar elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos. É uma técnica envolvente e interativa que incentiva as pessoas a realizar ações específicas, oferecendo experiências divertidas e recompensadoras. Em outras palavras, transforma tarefas tediosas em momentos de aprendizado efetivos e divertidos!

A gamificação pode ser usada em muitas áreas do mercado digital, desde criação de infoprodutos, serviços e até campanhas de marketing. É uma ferramenta poderosa que pode ajudar a aumentar as vendas e a otimizar a fidelização de clientes.

Mas, atenção: não se trata de jogar apenas pela diversão. Em vez disso, concentra-se no uso da mecânica do jogo para alcançar resultados específicos – intencionalmente positivos.

Gamificação e competição

Esse atributo da gamificação se concentra na criação de um ambiente de torneio, onde os usuários podem competir uns contra os outros para atingir objetivos específicos.

Por exemplo, você pode criar um evento em que os usuários sejam incentivados a realizar missões e trilhas de aprendizado específicas. Aqueles que tiverem o melhor desempenho, como consequência do aprendizado, recebem premiações.

Gamificação orientada a conquistas

Esse tipo de estratégia, por sua vez, cria metas para os usuários e os recompensa quando elas são alcançadas. Funciona assim: um membro da equipe entra em uma trilha de conhecimentos ou em uma missão na qual vai aprender e testar as habilidades e informações que possui. À medida em que avança nos treinamentos e assimila os conteúdos, o sucesso no seu desenvolvimento é recompensado com brindes, vouchers e premiações como medalhas ou troféus.

Essas recompensas também podem ser cupons de lojas parceiras, ou até mesmo descontos em outros produtos da sua marca, impulsionando o upsell e cross-sell do seu negócio! 

Mas como  é possível incorporar a recompensa no engajamento? E a percepção e valor?

Engajamento e percepção e valor

A gamificação é uma ótima solução para aumentar as vendas e o engajamento do usuário online. Se você tiver um infoproduto, poderá ver grandes benefícios ao gamificar seu curso.

Ao dar aos alunos a possibilidade de testar os seus conhecimentos após cada etapa concluída do curso, você torna o conteúdo aprendido mais visível – uma vez que os alunos enxergam o que aprenderam por meio dos testes.

Sem contar que os testes gamificados possuem um caráter lúdico e divertem os participantes, ao mesmo tempo em que ensinam. Tudo isso torna o aprendizado evidente para quem faz o curso, e a percepção sobre o valor do seu infoproduto aumenta, pois fica nítida a importância do conhecimento adquirido.

Uma vez satisfeitos, seus alunos se tornam mais propensos a comprar mais dos seus cursos e divulgá-los para colegas. 

O que a gamificação pode fazer pelo engajamento em seu infoproduto?

O engajamento influi na percepção de valor. Como? Da seguinte forma:

#1 Tornar as compras mais divertidas

As pessoas são mais propensas a comprar de marcas que proporcionam uma experiência divertida. Isso é especialmente importante para as gerações mais jovens, que cresceram com videogames e dispositivos móveis.

#2 Aumentar o engajamento

A gamificação pode ajudar os alunos a aumentar o envolvimento no curso, tornando os exercícios mais interativos. Isso faz com que as pessoas se tornem mais propensas a concluir tarefas como finalizar um módulo do curso, compartilhar e divulgar o infoproduto para outra pessoa e etc.

#3 Incentiva o comportamento positivo pelas recompensas

A gamificação pode ajudar a incentivar o comportamento positivo, recompensando os usuários, com selos ou pontos, por concluir tarefas das mais simples às mais complexas.

O uso dessa estratégia de reforço positivo já foi discutido universalmente endossado pela comunidade científica comportamental, como o método mais efetivo, duradouro, humano e seguro.

Resumindo, recompensas positivas significam que se premia o comportamento que desejado, há uma chance bem maior deste mesmo comportamento ser repetido e incorporado pela pessoa.

Considerando que o objetivo aqui é fazer com que os alunos concluam o curso, quanto melhor o comportamento positivo for recompensado, mais os alunos estarão engajados no seu infoproduto.

O cliente satisfeito como o maior divulgador do seu negócio e a possibilidade de recompra

“Cliente satisfeito é cliente fiel” e a gamificação pode ajudar a sua marca a atingir esse objetivo, uma vez que oferece uma boa experiência de compra. Sim, a experiência durante a compra é fator determinante para que essa pessoa volte a comprar e faça a recomendação.

A gamificação atua sobre o seu produto e, por meio das recompensas adquiridas nas jornadas, trilhas e missões gamificadas, o infoprodutor pode disponibilizar descontos e outros benefícios em troca das moedas adquiridas pelos alunos.

Além disso, a gamificação pode ajudá-lo a conhecer melhor sua persona, coletando dados sobre seu comportamento, o que dá mais insumos para otimizar suas plataformas digitais e infoprodutos.

Se você quiser levar a gamificação um passo adiante, converse com a TuTo. Ajudamos você a alcançar mais usuários e aumentar o engajamento, ao mesmo tempo, em que traz novos leads e receita.

Quer implementar a gamificação na jornada de aprendizado da sua empresa? Entre em contato com a TuTo hoje mesmo!