Gamificação e motivação intrínseca: qual a relação?

 

A gamificação tem se tornado uma estratégia cada vez mais popular no ambiente corporativo, buscando engajar e motivar os colaboradores de forma inovadora. No entanto, além de promover o envolvimento, a metodologia também está diretamente relacionada ao conceito de motivação intrínseca.

Neste texto, vamos explorar a relação entre gamificação e a motivação intrínseca, destacando como a aplicação de elementos característicos dos jogos pode impulsionar a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Está preparado? Então, vamos com TuTo!

O que é motivação intrínseca?

A definição de motivação intrínseca diz respeito à vontade interna, que surge do nosso próprio interesse, satisfação e curiosidade em realizar uma determinada atividade. 

Diferente da motivação extrínseca, que é estimulada por fatores externos como recompensas e benefícios adquiridos em virtude de algum esforço ou comportamento, a motivação intrínseca se baseia nos desejos pessoais, quando decidimos realizar algo apenas pelo puro prazer. 

No âmbito da gamificação, ambas as formas de motivação podem ser desenvolvidas. Entretanto, quando estamos intrinsecamente motivados, somos mais impulsionados pelos interesses pessoais, curiosidades e satisfações internas em relação a uma atividade específica. Isso significa que estamos mais propensos a nos envolver profundamente com a tarefa, dedicando tempo e esforço para realizá-la da melhor maneira possível. 

Além disso, vale destacar que este comprometimento interno nos mantém persistentes diante de desafios e obstáculos, pois o processo, em si, se torna gratificante, não dependendo exclusivamente dos resultados. 

Na perspectiva das empresas, por exemplo, a motivação intrínseca pode desempenhar um papel fundamental no aumento da produtividade e no bem-estar dos colaboradores. Isso ocorre porque as tarefas passam a ser cumpridas não apenas pelo benefício da remuneração com os salários, mas também pelo prazer individual e genuíno dos membros. 

Qual a relação entre motivação intrínseca e gamificação?

A gamificação consiste numa metodologia que incorpora e aplica elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a games. O principal objetivo é aumentar o engajamento e a motivação das pessoas em diferentes tipos de atividades.

Essa abordagem está estreitamente relacionada à motivação intrínseca, uma vez que se fundamenta na cultura dos jogos, cujas características são amplamente conhecidas e até mesmo incorporadas em nosso cotidiano. É por essa razão que elementos como desafios e missões têm a capacidade de nos estimular em nossas atividades diárias, evocando o universo dos games. 

Quando alguém participa de um jogo interessante e envolvente, é comum experimentar prazer e satisfação na própria atividade, pois, ao nos depararmos com esses elementos já familiares, ocorre um impulso motivacional em nosso interior.

Assim, quando colaboradores de uma empresa, por exemplo, se envolvem numa experiência gamificada, eles são engajados pelo entusiasmo e desejo de progresso associado aos jogos. Isso faz com que a experiência por si só se torne uma excelente fonte de motivação para aumentar o engajamento e a produtividade corporativa.

Como fortalecer a motivação intrínseca com a gamificação?

Para melhorar essa forma de motivação mais espontânea usando a gamificação, é fundamental aplicar os três elementos essenciais dessa metodologia e como eles podem influenciar o engajamento dos participantes. Dentre esses elementos, podemos destacar:

Narrativas engajadoras

Criar uma história envolvente e um contexto cativante é fundamental para o sucesso da gamificação. Isso permite uma experiência de imersão que irá ativar memórias associadas ao contexto dos jogos.

A jornada do herói, por exemplo, pode ser empregada num treinamento corporativo para incentivar o progresso e o aperfeiçoamento dos colaboradores como um incentivo mais dinâmico.

Desafios estimulantes

Os desafios são cruciais para manter o interesse e a motivação intrínseca, pois compõem características importantes do universo dos jogos.

Ao estabelecer metas desafiadoras, porém alcançáveis, é possível estimular o senso de conquista pessoal e a busca pelo crescimento e empoderamento pessoal, que estão contidas no núcleo mais íntimo de cada pessoa.

Cooperação e competições saudáveis

Seja num contexto mais informal, ou mesmo num contexto mais formal, os jogos têm a capacidade de facilitar a formação de vínculos e a interação entre as pessoas. 

Por essa razão, é válido propor atividades que trabalhem a cooperação ou as competições saudáveis entre participantes, visto que a socialização é uma necessidade interna de extrema importância para o ser humano.

Impulsionando a motivação intrínseca com a gamificação da TuTo 

A gamificação é uma estratégia poderosa que utiliza elementos de jogos para promover a motivação intrínseca. Com essa combinação, os processos e atividades se tornam prazerosos por si só, impulsionando o engajamento e a satisfação dos participantes, especialmente para o contexto das empresas.

Ao aplicar essa abordagem em treinamentos, desenvolvimento de equipes ou engajamento dos colaboradores, as empresas podem estimular a motivação intrínseca, aumentar a produtividade e promover um ambiente de trabalho mais positivo.

Reconhecendo a importância e os vários benefícios da motivação intrínseca, te convidamos a entrar em contato agora mesmo com um dos nossos consultores e descobrir nossas soluções para implementar a gamificação ao seu negócio.