O que é a educação gamificada para infoprodutores?

 

Um dos maiores desafios do setor educacional na era digital é a adaptação, já que a eficácia do modelo tradicional de ensino vem sendo questionada. Nesse contexto, a educação gamificada surge como uma proposta capaz de inovar processos de aprendizagem.

Tanto no ensino regular e presencial, como nos cursos online, a gamificação pode, e deve, ser implementada — e isso já está acontecendo! Os infoprodutores, que são o foco deste artigo, encontram na metodologia gamificada uma oportunidade de agregar ao produto recursos que já fazem parte do seu universo, isto é, o da inovação e tecnologia.

Continue a leitura deste conteúdo e veja como gamificar a educação pode transformar seu material!

O que é educação gamificada?

Uma sala de aula lotada de alunos olhando para um quadro e um professor já não é tão compatível com todas as mudanças e avanços que estamos presenciando. Afinal, cada indivíduo tem uma realidade diferente, além de que o acesso a informações hoje em dia é extremamente facilitado pela internet.

Dessa forma, é bem provável que haja diferentes níveis de conhecimento em uma mesma turma, o que leva a uma busca de alternativas de ensino que contemplem essa diversidade. Entre as soluções existentes para renovar o modelo tradicional, a educação gamificada é a mais indicada, pois traz para as aulas os mecanismos engajantes e interessantes presentes nos jogos, adaptados a um contexto prático e funcional.

gamificação gera estímulos diferentes, trabalhando diversos pontos: competição saudável, participação ativa, e o envolvimento emocional e intelectual. Isso acontece por meio da incorporação de elementos próprios dos games nas atividades educativas, tais como pontuações, rankings, metas e conquistas.

Como a gamificação beneficia os infoprodutores?

Não é novidade para ninguém que os jogos não só entretêm as pessoas, como estimulam o raciocínio. Então, por que não ampliar essa lógica para contextos além do entretenimento? Importar a dinâmica dos games para processos de ensino e aprendizagem é um enorme ganho na área da educação.

Melhor ainda quando o ambiente tem campo fértil para receber mecanismos gamificados, como os cursos online. Isso porque eles já são realizados virtualmente, o que facilita a implementação da gamificação, até porque os próprios alunos estão familiarizados com a tecnologia.

Nesse sentido, podemos citar como vantagens da educação gamificada para infoprodutos:

  • Participação ativa dos alunos: um curso virtual precisa valer-se de recursos para aproximar estudantes e tutores/instituição;
  • Maior engajamento: a interação e os desafios ajudam a reter a atenção das pessoas do início ao fim;
  • Maior assimilação do conteúdo: o formato lúdico traz leveza, sem perder a qualidade, além de que a dinâmica dos jogos auxilia na concentração;
  • Visualização do conteúdo aprendido: o aluno enxerga claramente o aprendizado, cumprindo desafios e fazendo sua jornada de conhecimento;
  • Recompensa e prêmios pelo esforço: o aluno deve cumprir etapas para atingir um objetivo. Ao alcançar as metas, recebe prêmios que validam seu desenvolvimento.

Dicas para incorporar a gamificação no seu infoproduto

É fato que não existe uma fórmula exata para a educação gamificada, considerando que cada tipo de curso deve ser adaptado conforme seu nicho, público e propósito. No entanto, a plataforma de gamificação ideal deve permitir personalização, e tornar possíveis elementos gamificados que podem passar a fazer parte do seu infoproduto.

Veja alguns deles:

Narrativa

Assimilar e compreender as ideias fica muito mais fácil quando uma história é contada. Essa estratégia recebe o nome de storytelling e também é importante para conectar as etapas do seu infoproduto. 

Recompensas

A ideia é incentivar os participantes, afinal, quem é que não gosta de receber uma gratificação pelo seu esforço, não é mesmo?! Aqui vale usar a criatividade para definir como e o que vai ser oferecido aos alunos.

Uma boa estratégia para a Loja de Recompensas é oferecer descontos e vouchers em outros produtos, dessa forma o upselling e cross-selling são favorecidos, proporcionando mais vendas e lucratividade. 

Feedback

Definitivamente, seus alunos vão querer saber se estão evoluindo ou se precisam se empenhar mais. Dar feedbacks é a melhor forma de mostrar aos participantes, individualmente, como vai seu desempenho. Mas não apenas o feedback de maneira geral, o feedback instantâneo, que uma plataforma gamificada dá aos alunos (mostrando erros, acertos e justificativas das respostas), direcionando o aprendizado e acrescentando robustez à proposta de ensino por meio da gamificação. 

A gamificação aumenta a percepção de valor do seu curso e possibilita maior upselling. Entenda como!

A cada dia que passa, o mecanismo dos jogos ganha mais espaço no mundo real, aplicado em treinamentos corporativos, relacionamento com clientes, escolas e infoprodutos. Assim, é impossível negar que a gamificação é uma aposta certeira para melhorar processos internos e externos de empresas e instituições.

Com isso queremos dizer que a educação gamificada no seu curso online é algo que agrega valor e desperta o interesse do público justamente por ser um diferencial. O que pode acontecer em decorrência disso é que suas vendas disparem.

Aliás, aderir a gamificação gera a possibilidade de upsell mais alto. Aqui não estamos falando apenas no sentido de aumentar o volume de vendas, mas também de ofertar um produto com maior valor agregado e com maior qualidade em relação aos concorrentes.

educação gamificada é um componente capaz de revolucionar a experiência do seu cliente. Desse modo, a solução que você oferece encanta o consumidor, que, por sua vez, enxerga o produto como algo que vale a pena investir e pode se tornar um divulgador espontâneo da marca.

Dica final: Conheça a TuTo!

Está procurando por uma plataforma de gamificação completa e intuitiva, que possibilita 100% de personalização e se adequa às suas necessidades? Então você precisa conhecer a TuTo Digital e começar a engajar seus alunos desde já! 

Quem determina as regras do jogo é você, para encontrar a melhor forma de fornecer educação gamificada no seu infoproduto, seja ele qual for.

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Felipe Bernardes

Profissional com mais de 10 anos de experiência em marketing estratégico, Felipe Bernardes atua como Head de Marketing e investidor na TuTo Digital, onde lidera iniciativas inovadoras envolvendo educação, inteligência artificial e gamificação. Já passou por grandes marcas como Group Software, Unimed-BH, Afya e Locaweb, sempre focado em impulsionar resultados por meio de estratégias criativas e tecnologia. É graduado e possui MBA em Marketing Digital pelo Centro Universitário Una.

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