O que faz com que as pessoas se apaixonem por jogos? Essa pergunta é a essência do que precisamos saber para colocar a gamificação em prática.
A gamificação é uma poderosa ferramenta de engajamento, resolução de problemas e educação intuitiva. Essa metodologia tem sido muito aplicada em cursos digitais, ambientes corporativos e serviços com o objetivo de transformar a experiência de clientes, colaboradores e até mesmo alunos.
E esse mercado não para de crescer. De acordo com o estudo “Gamification Market – Growth, Trends, and Forecast (2019 – 2024)”, que mapeia as tendências do nicho de gamificação, é esperado um crescimento de 30% na adoção dessa metodologia por empresas de todo o mundo, até 2024.
Quer saber mais sobre o assunto e como ele pode auxiliar sua empresa? Siga a leitura!
Mas afinal, qual o conceito de gamificação?
Gamificação consiste em aplicar a metodologia utilizada na criação de jogos em um contexto não relacionado a games. Ela tem como objetivo motivar ou tornar um processo mais prazeroso e intuitivo, como treinamentos corporativos, processos de onboarding e até mesmo cursos online.
Essa técnica explora as necessidades humanas mais básicas, como superar obstáculos, conquistar, evoluir e pertencer a uma comunidade.
Vamos a alguns exemplos?
Conheça exemplos de gamificação
Os bancos digitais, as famosas fintechs, investem cada vez mais em interação gamificada com seus clientes.
Sabe quando o app do seu banco oferece um questionário para descobrir seu perfil de investidor e, após isso, apresenta as melhores opções para você? Ou, então, quando ele mostra uma nova funcionalidade que te permite colocar metas financeiras, ou teto de gastos, e te dá todo seu desempenho econômico em forma de gráfico de pizza?
Isso é gamificação, e essa mecânica de jogos é uma das melhores formas para interagir com a Geração Z (nascidos de 1996 a 2010) e Millennials (nascidos de 1980 a 1995)!
A ideia é:
- Atrair a atenção desses usuários;
- Conquistar seu desejo de “jogar”;
- Mantê-los constantemente interagindo com seus produtos, o que geralmente acontece nos aplicativos, ou seja, aumentar o engajamento;
- Fomentar o aprendizado de suas funcionalidades e features, de uma forma leve e intuitiva.
- A gamificação pode ser aplicada em diversos contextos empresariais e estratégias de gestão. Vamos conhecer alguns deles:
Onde a Gamificação pode ser utilizada
Gamificação para treinamentos corporativos
A ideia de um treinamento corporativo é capacitar a equipe a realizar uma tarefa ou processo. Essa tarefa ou processo podem ser novos, mas também já podem estar implementados na empresa, contudo, precisam ser melhor executados.
Para se certificar do aprendizado da equipe e solidificar a transmissão de conhecimento, a gamificação se encaixa perfeitamente. É possível realizar um treinamento gamificado e pensado por meio de desafios, assim como utilizar uma plataforma gamificada após a execução do treinamento – checando assim se a informação foi transmitida ao time da forma que se desejava.
Gamificação aplicado a processos de Onboarding
Uma dor muito comum nas empresas de vários setores é a taxa turnover. O desligamento do funcionário, especialmente quando ocorre por iniciativa própria e nos primeiros meses após a contratação, denuncia um processo falho da organização na interação do colaborador com a sua equipe.
É nesse cenário que o processo de onboarding se torna tão importante. Com o onboarding as empresas garantem que o membro do time vai ser bem integrado à equipe, e terá acesso aos conhecimentos necessários para exercer a função para qual foi contratado.
A gamificação entra justamente nesse momento! O onboarding gamificado permite ao novo colaborador ingressar na organização treinando e testando situações que simulam exatamente o que ele vai presenciar no dia a dia. E mais,isso tudo de forma lúdica, possibilitando o engajamento do novo membro do time e viabilizando a sua permanência na empresa.
Gamificação na educação
A gamificação na educação tem sido muito discutida nos últimos anos, como no livro de 2018 Gamificação na Educação, do autor Leonardo Meirelles Alves.
A educação gamificada se refere à utilização de elementos tradicionais dos jogos nos processos de ensino. Isso pode ser feito tanto em escolas, quanto em ambientes universitários e cursos virtuais.
Como mencionado anteriormente, duas grandes vantagens da gamificação são o engajamento e a maneira como o conhecimento adquirido se torna visível por quem participa das missões, jogos e torneios gamificados. Na tentativa de despertar o interesse e edificar o conhecimento adquirido pelos alunos, a gamificação se torna uma excelente ferramenta.
Gamificação no marketing interno e externo
Se tratando de marketing externo, a principal forma de utilizar a gamificação é convidando sua base de seguidores em redes sociais ou realizando eventos que convidem as pessoas a interagirem com sua empresa.
Ao elaborar quizzes e pequenos desafios, a empresa promove a interação com pessoas no meio virtual e, ao mesmo tempo, faz com que o engajamento de seus seguidores cresça.
Sobre o marketing interno, a gamificação surge com um elemento estratégico para a criação de um senso coletivo e o estímulo à competição saudável. Ao realizar dinâmicas e gincanas com os membros da equipe, a metodologia gamifica e gera mais interesse e vontade dos membros do time para participarem.
Além disso, os torneios e disputas entre pequenos grupos dentro de uma empresa despertam a necessidade de trabalho em equipe e interação entre as pessoas. Com tudo sendo feito de maneira saudável, torneios gamificados desenvolvem um senso de colaboração de forma lúdica e efetiva.
Gamificação como sinônimo de engajamento: quais os benefícios de gamificar seus treinamentos e processos de onboarding?
Uma das questões que mais afeta as empresas é o baixo engajamento dos colaboradores nos treinamentos e consequentemente, o baixo desempenho. As implicações disso refletem diretamente na capacidade competitiva das empresas, que podem não obter os resultados desejados devido a uma gestão ineficaz em motivar seus funcionários.
Sim, por mais digital que um negócio seja, o fator humano é o mais importante recurso que ele tem.
Ao introduzir um processo de trabalho ou treinamentos gamificados, de forma sistemática e estruturada, os empregadores podem ajudar seus funcionários a ter uma rotina mais dinâmica, focada e atrativa.
Com isso, as pessoas têm mais clareza das metas que se esperam delas e podem acompanhar seu próprio desempenho em tempo real.
A gamificação empresarial também traz uma nova lógica de feedback e com isso auxilia na aprendizagem da equipe. Ela permite a construção de um ambiente seguro para que um possível erro seja fruto de aprendizado e a cultura coletiva prevaleça para amparar as dificuldades. Dessa forma, a gamificação transforma a relação de seus funcionários com suas falhas que, inevitavelmente, acontecem. Isso reflete positivamente em sua autoestima e também reduz os prejuízos financeiros da empresa.
Se você ainda tem dúvidas quanto a isso, basta se perguntar: o que desperta mais o interesse das pessoas, trabalhar ou se divertir? Nós acreditamos que é possível unir as duas coisas!
Como avaliar um processo de Gamificação Corporativo:
Há alguns elementos importantes que devem ser analisados para que a gamificação seja aplicada e tenha efeito positivo nas empresas. Confira:
- Métricas para mensurar os resultados dos treinamentos;
- Estímulo a competição saudável entre os membros da equipe;
- Premiações com pontos, recompensas ou moeda virtual – para que os membros da equipe sintam que seu esforço foi recompensado;
- Cultura de inovação e investimento no desenvolvimento de pessoas;
Educação corporativa e gestão do conhecimento: qual a relação com a gamificação?
Processos, ferramentas e políticas administrativas são essenciais. No entanto, isso tudo, por si só, já se provou insuficiente para manter pessoas dedicadas e motivadas. Por outro lado, o fortalecimento de uma cultura por meio da educação corporativa pode ser a solução.
No mesmo sentido, entendemos que a gestão de conhecimento é um grande “calcanhar de Aquiles” nas empresas. Resolver esse tipo de problema poupa muito tempo e esforço, por exemplo, no onboarding de novos funcionários, ou mesmo em treinamentos.
Já imaginou promover tudo isso de forma automatizada? Isso é o que a gamificação pode fazer pela sua empresa!
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A TuTo possibilitou um aumento na produtividade de milhares de equipes. Sabe como isso é possível? Nós acreditamos que as ferramentas que usamos para o “engajamento” podem sim aumentar a motivação, reduzir o estresse e a ansiedade em torno da tomada de decisões.
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