Onboarding e gamificação: qual é a relação entre eles?

 

Você sabia que a gamificação pode fazer parte de diferentes processos dentro de uma empresa? Sim, a estratégia é válida tanto para encantar clientes, como engajar funcionários, sejam eles antigos ou recém-contratados.

Ao falar de novos talentos que passam a fazer parte do quadro de colaboradores da empresa, é necessário que eles se integrem à cultura organizacional, certo? Isso é o que chamamos de onboarding e, felizmente, é um processo que pode ser gamificado.

Quando falamos de onboarding, o objetivo principal da gamificação é incentivar a integração do novo colaborador contratado com a empresa e os funcionários. Possibilitando que essa pessoa esteja, desde o início, alinhada com a cultura da empresa. Ao gamificar o processo de onboarding você leva vários benefícios para a sua empresa.

Além de uma maior capacitação do novo membro do time, esse novo funcionário tem a possibilidade de conhecer melhor sobre a história da empresa, os objetivos de negócio do momento e fazer testes que simulam ações que serão realizadas no dia a dia. Ter um programa de onboarding é de suma importância, ainda mais quando ele é feito de maneira bem elaborada e eficiente, podendo melhorar a produtividade em até 70%, de acordo com estudo da Brandon Hall Group

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O que é o onboarding e qual a sua importância em empresas?

Um novo funcionário foi contratado, e agora? O primeiro passo é inserir a pessoa no ambiente para que ela possa tomar conhecimento sobre a cultura da empresa, como os valores principais, os sonhos e a missão, além de se integrar à equipe.

Esse é o processo chamado “onboarding”, que pode ser traduzido como “embarcar” ou “estar a bordo”. Por ser um período de adaptação, é preciso realizá-lo em algumas etapas. O onboarding começa com orientações, passa por supervisão, acompanhamento e treinamento.

Dessa forma, o novo membro conhece melhor a rotina da empresa, entende quais são as habilidades necessárias e qual postura deve adotar no trabalho. O onboarding é fundamental para as empresas, porque:

  • Ajuda a alinhar o trabalho do colaborador com os objetivos do negócio;
  • Evita o turnover, pois o funcionário se sente integrado e familiarizado com o que precisa desenvolver na empresa;
  • Contribui para o engajamento, produtividade e motivação;
  • Favorece o crescimento do negócio.

Como a gamificação se encaixa no onboarding?

Tenha em mente que o onboarding é uma peça-chave na experiência do colaborador com a empresa, afinal, é nele que acontecem as primeiras impressões. Portanto, valem os esforços para que esse momento de inserção seja positivo.

gamificação pode entrar como elemento cativante, e até mesmo um grande diferencial, pois é bem provável que o profissional não estivesse esperando por uma abordagem do tipo. Nesse sentido, um onboarding gamificado pode ser utilizado na explicação sobre a história da empresa, apresentação dos setores e, claro, no treinamento e capacitação do novo membro do time. Tudo isso para que esse novo integrante comece a exercer suas funções com boa capacidade técnica, contextualizado em relação à empresa, motivado, e à vontade com os demais colaboradores da equipe.

A gamificação dos funcionários é uma estratégia com conceitos como o dos videogames tradicionais: motivar para que a pessoa realize mais tarefas, ou as tornem mais eficientes. 

São várias as possibilidades, competição, pontuações ou recompensas para “pular de nível” e fomentar os funcionários a realizarem suas atividades. É uma forma inteligente e divertida para capacitar o novo membro do time e inserir o novo funcionário ao ambiente da empresa. Esses são alguns apenas exemplos de aplicação para um onboarding gamificado.

Esse processo se torna ainda mais importante quando falamos de uma realidade onde o trabalho remoto e/ou híbrido está cada vez mais presente. E, mesmo com inúmeras possibilidades de contato virtual, a integração ainda é desafiadora.

É necessário manter a harmonia, consistência e facilidade de comunicação entre o time para que os resultados da empresa não sejam alterados. A mesma coisa vale para a chegada de novas pessoas: quanto mais a vontade e capacitadas elas se sentirem, melhor.

Como o onboarding gamificado vai ter um impacto financeiro positivo em sua empresa?

A gamificação, em um primeiro momento, pode ser vista como uma ferramenta que gera mais interação e traz mais leveza para os procedimentos empresariais. Essa visão está correta, porém, as vantagens de gamificar vão muito além.

Com essa abordagem de integração de novos colaboradores, é possível ter um efeito positivo no que se refere às finanças da empresa. Primeiro, porque os treinamentos se tornam mais efetivos, captando a atenção dos novos funcionários e ajudando-os a assimilar informações. Com colaboradores bem orientados, treinados e motivados a colocar em prática seus novos saberes, o trabalho tende a ser mais produtivo. Logo, melhores resultados serão notados, tanto nas equipes, como no contexto geral da organização.

Outro ponto importante na questão financeira é o índice de turnover, pois a gamificação influi sobre a permanência dos funcionários. Pense nos custos destinados a recrutamento, seleção e admissão de colaboradores. De fato, um processo seletivo gera gastos, então é bom que ele seja assertivo, concorda?

Uma contratação mal sucedida, em que o funcionário não se adapta bem à empresa, desencadeia ainda mais despesas com demissão e um novo processo seletivo. Por outro lado, o formato gamificado de integração cativa e estimula o funcionário, assim, aumentando o potencial da organização em reter talentos.

Qual a diferença entre onboarding tradicional e gamificado?

Conforme dito anteriormente, o onboarding é uma prática fundamental para a introdução de funcionários recém-contratados. Trata-se de uma etapa que envolve um alto volume de informações, o que pode ser denso e cansativo, se feito através de recursos tradicionais, como as típicas apresentações de slides.

Assim fica mais difícil fixar os conteúdos passados, não acha?

Já com a gamificação, a ideia é envolver o colaborador e fazê-lo participar ativamente desde o primeiro dia na empresa. Todo processo se torna mais interessante, atrativo e memorável quando há interatividade.

A gamificação, a partir do momento que combinada conteúdos interessantes e relevantes para quem os lê, com atividades práticas e contextualizadas ao dia a dia de trabalho, ajuda a capacitar e integrar os novos membros do time de forma muito mais rápida e efetiva.

Uma pesquisa demonstrada pela Anadea Inc observa que 90% dos funcionários dizem que são mais produtivos quando usam gamificação. Aprender “jogando” incentiva maior envolvimento e atenção aos detalhes.

Outros dados da mesma pesquisa revelaram que 95% dos funcionários gostam de usar sistemas de gamificação e 72% deles afirmam que o método os inspira a trabalhar mais.

Isso significa que, quanto antes os novos colaboradores se sentirem engajados, mais rápido será todo esse processo inicial de integração. Uma vez que os funcionários que gostam de seu trabalho têm melhor desempenho, trabalham mais e permanecem na empresa por mais tempo.

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