Quais os 3 benefícios da gamificação para infoprodutores?

 

O mercado de infoprodutos no Brasil está em um crescimento admirável, e a gamificação é a chave para aumentar os resultadosgerar engajamento e elevar o ticket médio desses produtos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Connect Soluções Digitais e apontada pela Hotmarto mercado de infoprodutos cresceu mais de 100% no ano de 2020.

Mesmo com o mercado em expansão, muitos infoprodutores têm dificuldades em aumentar o engajamento de seus alunos. Na verdade, muitos deles nem sabem exatamente qual é o engajamento dos alunos nos cursos, pois não possuem um histórico de dados e métricas.

Lembra o que dissemos logo acima? Que gamificação é a chave para aumentar os resultados? É justamente nesse momento que essa metodologia entra em cena.

Mas afinal, quais são os benefícios da gamificação? Por que exatamente essa metodologia inovadora é a chave para abrir mais possibilidades de crescimento dos infoprodutos?

Pensando em sanar essas dúvidas, abaixo separamos os 3 principais benefícios que a gamificação trás para infoprodutos, venha conferir!

1- Teste de conhecimento para os alunos

Muitos dos infoprodutos disponíveis atualmente no mercado são em formato de cursos, treinamentos e modelos de ensino. Para validar a qualidade e eficácia de um curso ou treinamento, é preciso ter feedback dos alunos que finalizaram os módulos e testaram seus conhecimentos.

E é aqui que a gamificação apresenta um de seus principais benefícios para a educação: tornar o aprendizado visível para o aluno, ao mesmo tempo que levanta dados sobre esse aprendizado.

Muitos alunos, apesar de satisfeitos com o curso, não enxergam claramente o que de fato aprenderam e como pode ser aplicado no dia a dia.  Por este motivo, é preciso encontrar uma proposta de validação do conhecimento, não apenas com um volume grande de exercícios, mas com trilhas que levam o aluno a perceber as informações que aprenderam, e a aplicabilidade prática delas.

Com a gamificação, é possível criar jornadas de testes e missões práticas, contextualizando o conhecimento à utilização no dia a dia.

À medida que o aluno percebe o que aprendeu e avança nas trilhas de conhecimento, dados sobre o seu desempenho na resolução dos testes são gerados. É importante considerar que o objetivo aqui é muito maior do que simplesmente testar. O feedback que o aluno recebe tem extremo valor para direcionar o aprendizado dele, assim como os dados sobre sua performance – que também indicam o caminho que o infoprodutor deve adotar para melhorar seu produto.

Com as informações dispostas pelos alunos, o infoprodutor poderá otimizar seu curso, mudar a metodologia, oferecer mais materiais adicionais, ou até mesmo gravar novas aulas para sanar dúvidas comuns.

Isso nos leva a outro grande benefício da gamificação:

2- Aumento do engajamento do seu curso

Quando pensamos em engajamento de alunos em um curso, precisamos colocar na balança a verificação do conteúdo aprendido e uma maneira lúdica de realizar essa validação.

Podemos pensar no engajamento como todo o processo de aprendizado e interesse de um aluno com um curso / treinamento fornecido. Já a abordagem lúdica, trazida pela gamificação por meio da metodologia dos jogos, constrói um modelo de realização de exercícios que entretém, ao mesmo tempo que desafia o aluno sobre o seu conhecimento aprendido.

Com a gamificação, é possível inserir uma proposta lúdica com a verificação do aprendizado, equilibrando conhecimento e diversão.  Engajados pela diversão e entretidos pelas trilhas e missões, os alunos aplicam o que foi ensinado no curso em cada etapa do seu percurso de testes gamificados – tornando o ensino leve e aumentando o interesse deles por adquirir mais e mais informações.

3- Aumentar a percepção de valor do seu infoproduto

A percepção de valor pode ser definida como a capacidade de compreender os benefícios gerados com a aquisição de uma mercadoria ou contratação de um serviço de uma empresa.

Ao falarmos de infoprodutos, é importante considerar a percepção de qualidade que o seu curso leva para os alunos, pois são eles que têm expectativas que desejam ser atendidas com o infoproduto adquirido. Dessa forma, cabe ao infoprodutor encontrar formas de cumprir com o que se espera do curso – o que faz com que ele realmente tenha qualidade.

Em um produto voltado ao ensino, é preciso oferecer soluções para os alunos testarem o conhecimento aprendido e perceberem que o conteúdo foi absorvido e que possui utilidade.

Por este motivo, é imprescindível investir na gamificação.

Além do que já conversamos sobre as trilhas de conhecimento, sobre importância de testes e do aluno verificar o que aprendeu, também é necessário considerar o upselling e cross-selling do infoproduto por meio da gamificação.

A percepção de valor é decisiva para a ação do comprador, seja a fidelização, recompra ou o abandono das relações com a empresa. Dessa forma, construir um curso de qualidade, e que realmente entregue o esperado em conteúdos e testes de conhecimento, aumenta o valor percebido do seu infoproduto.

Além disso, a percepção de valor está diretamente relacionada ao custo-benefício do produto ou serviço oferecido, a partir da comparação do preço com os benefícios proporcionados.

Ao entregar um curso gamificado que possui muito valor agregado para os alunos, as possibilidades para o seu infoproduto aumentam muito. Além da possibilidade de revisar a precificação, devido ao alto valor que o seu curso entrega, os alunos satisfeitos também se tornaram divulgadores de seu produto.

Conhecendo a qualidade do seu infoproduto, os alunos estarão mais propensos a comentar em redes sociais, fazer avaliações positivas e levar outros alunos para o seu curso. A consequência disso é a possibilidade de um ticket médio mais alto para o seu infoproduto, devido a toda a valorização atrelada a ele.

E reforçando mais uma vez o que conversamos, a chave para abrir essa possibilidade de crescimento é a gamificação!

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