O mercado de infoprodutos cresce cada vez mais e, junto dele, cresce também a necessidade de avaliar e monitorar as vendas, o desempenho e a satisfação dos clientes. Por essa razão, é importante que os produtores de conteúdo saibam como avaliar o seu curso on-line a partir de métricas importantes.
De todos os tipos de infoprodutos disponíveis, os cursos on-line crescem em ritmo acelerado. Com a concorrência acirrada que esse cenário cria, é preciso se destacar, ter diferenciais que garantam a vantagem competitiva e atraiam os potenciais alunos.
O ano de 2020, por exemplo, foi um em que a venda de produtos digitais explodiu e superou muito as expectativas. Para que se tenha uma ideia, neste ano, o mercado de infoprodutos cresceu 103%.
No entanto, sabemos que não basta apenas criar, lançar e vender um curso. Apesar de ser uma renda passiva, o trabalho não acaba: é preciso mensurar resultados e, se necessário, fazer melhorias no produto. O que orienta essas ações são as métricas.
Infoprodutos ou produtos digitais?
Produtos digitais são itens comercializados no meio online. Podem ser softwares, aplicativos, plataformas de serviços, produtos informativos, etc.
Os infoprodutos são materiais de informação comercializados em vários formatos, cujo objetivo é que o conteúdo ensine e eduque as pessoas dentro de uma determinada área ou de um determinado tema. Sendo assim, esse segmento de produtos sempre apresenta uma proposta de valor ao usuário e potencial cliente, que pode englobar uma ou mais das proposições abaixo:
- Resolver um problema: novos produtos sempre surgem como soluções para um problema, como formas de fazer seu dinheiro render, por exemplo. Dessa maneira, o público que se identifica com o desafio vai enxergar valor.
- Solucionar dúvidas: neste caso, muito comum em infoprodutos, o consumidor busca por materiais que tirem suas principais dúvidas em relação a um determinado assunto, por exemplo, os melhores investimentos a serem feitos.
- Ensinar algo novo: bem similar a uma capacitação e treinamento, essa proposta de valor tem como objetivo fornecer conhecimentos sobre temas específicos, por exemplo: “Como se tornar um bom profissional do mercado de capitais”.
E, como dissemos, o sucesso de infoprodutos também depende de o infoprodutor conseguir mensurar os resultados que obtém. Neste ponto, é importante destacar que nem todo empreendedor digital consegue fazer isso.
Porém, quando a mente é inovadora e disposta a apostar em soluções que agregam valor ao produto, esse cenário muda. Um exemplo é o uso da gamificação para, além de deixar o aprendizado mais divertido e eficaz, metrificar os resultados. O que nos leva ao próximo tópico: os tipos de métricas que podem ser utilizadas para avaliar os infoprodutos.
Quais os tipos de métricas utilizadas para avaliar infoprodutos?
Veja abaixo quais métricas são importantes para quem trabalha com cursos on-line e outros infoprodutos.
1. Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
Esta métrica indica quanto a empresa gastou para adquirir um novo cliente/aluno. É calculada pela fórmula:
CAC: custo de marketing + custo de vendas / número de novos clientes
2. ROI (Return on Investment – retorno sobre investimento)
De forma resumida, o ROI indica quanto o infoprodutor ganhou sobre o valor que investiu. É calculado da seguinte forma:
ROI = [ (receita – investimento) / investimento ] x 100
3. Ticket Médio
O ticket médio é o valor médio que os clientes gastaram comprando produtos de um infoprodutor em um determinado período. É um dos principais indicadores de performance de vendas.
Para calculá-lo:
Ticket Médio = receita do período / número de vendas do período
4. Taxa de conversão
Esta métrica mede a quantidade de leads que realmente compraram. Para calculá-la:
Taxa de Conversão = (número de leads / número de vendas) x 100
Como a gamificação pode ser utilizada para medir e avaliar infoprodutos?
A gamificação pode ser utilizada de várias maneiras para medir e avaliar produtos digitais. Os relatórios podem gerar dados qualitativos e quantitativos, uma vez que, além dos relatórios das métricas, os infoprodutores podem também solicitar respostas ou avaliações descritivas e a partir disso medir qualitativamente.
A gamificação pode ser usada para medir outras métricas além das que citamos no tópico anterior:
5. Taxa de engajamento
Esta taxa indica o quanto os alunos engajaram em um curso. Este tipo de métrica pode ser obtido quando o curso é gamificado. A plataforma de gamificação gera dados por alunos ou por atividades.
6. Taxa de assertividade
Outra métrica que pode ser acompanhada pelos relatórios de uma plataforma de gamificação, a taxa de assertividade diz respeito ao número de erros e acertos dos alunos.
7. Taxa de desempenho
Também gerada por uma plataforma de gamificação, o desempenho é a média entre o engajamento e a assertividade.
Outras métricas medidas com a gamificação
Além dessas, o infoprodutor pode medir:
- a taxa de conversão de um lançamento;
- o ticket médio quando usa estratégias de upselling e cross-selling;
- taxa de abandono de curso;
- tempo de permanência do aluno no curso.
Como ter acesso a essas métricas para melhorar infoprodutos?
Com uma plataforma de gamificação completa, como a da TuTo! Nela, todas essas métricas são obtidas, de acordo com o desenvolvimento de cada jogador, e transformadas em relatórios que o infoprodutor pode acessar a qualquer momento, em um dashboard simples e intuitivo.
Nesse espaço, ele pode configurar o relatório aplicando filtros, como de pesquisa por atividade específica ou por usuário/aluno. As métricas podem ser quantitativas ou qualitativas, uma vez que a plataforma é flexível e permite que sejam criadas questões que exijam respostas dissertativas, também.
Com a análise dessas métricas, o infoprodutor consegue dados para avaliar seu produto no mercado e identificar onde precisa fazer melhorias, seja no lançamento, no marketing, ou no próprio conteúdo gamificado.
Gamificar infoptodutos só traz vantagens ao empreendedor digital. Por isso, se você quer saber mais, conheça nossos cases de sucesso com infoprodutores e fale com um de nossos especialistas para saber mais.