Gamificação é muito mais do que a utilização de jogos em uma atividade educativa. Você sabia que essa metodologia tem se provado ideal para treinamentos corporativos mais dinâmicos e engajados?
Bom, essa informação não é nenhuma surpresa se observarmos como as gerações mais novas no mercado de trabalho – a Geração Z (nascidos de 1996 a 2010) e os Millennials (nascidos de 1980 a 1995) – se relacionam com os games. Para você ter uma ideia, somente em 2021, os games movimentaram mais de US$ 2 BILHÕES apenas no Brasil!
Pense o seguinte: por que 10 pessoas se juntariam em uma sala virtual por horas a fio para jogar? Com certeza, algo muito atrativo reúne todas elas. Entender e aplicar a lógica disso pode ser muito valioso em diversos contextos.
Vamos conversar sobre gamificação?
Gamificação e engajamento da equipe: qual é a relação?
Os games são um dos maiores passatempos do mundo, e há algumas razões para isso: Eles têm se tornado cada vez mais acessíveis e, com o avanço da tecnologia, mais envolventes. Superar objetivos é um dos grandes fatores motivacionais de um jogo, em conjunto com a conquista de recompensas.
Tendo em vista a atratividade dos jogos, as empresas têm usado estratégias de gamificação para diversos fins, como:
- Mensurar e metrificar treinamentos;
- Reduzir custos e aumentar o ROI
- Aumentar o engajamento de suas equipes;
- Melhorar a relação entre os funcionários;
- Tornar o ambiente de trabalho mais estimulante;
- Aumentar as vendas;
- Reter clientes;
- E tantos outros objetivos.
Na prática, isso acontece quando aplicamos mecanismos semelhantes a jogos em um contexto corporativo, para incentivar pessoas a realizar atividades e a desenvolverem comportamentos e habilidades específicas.
A realização de um treinamento gamificado que permita a aplicação do conhecimento adquirido em um contexto seguro, ajuda a solidificar o aprendizado da equipe de forma lúdica, mas profissional, e sem a pressão que poderia ser ocasionada por um possível erro. A atividade gamificada se torna um ambiente colaborativo que constrói o senso coletivo de equipe, ao mesmo tempo que desenvolve uma cultura de aprendizado.
Com o aprendizado mais atrativo, sua equipe vai realizar um trabalho cada vez melhor após cada treinamento
Ao vincular a gamificação aos treinamentos corporativos do seu negócio, os objetivos empresariais ficam mais claros para seus funcionários. Isso é especialmente interessante para os trainees e estagiários, que podem se desenvolver muito mais rapidamente.
Esse tipo de abordagem leva a uma maior retenção de conhecimento, o que melhora a capacidade de aplicá-lo em circunstâncias práticas.
Nesse contexto, o aprendizado torna-se mais estimulante e convidativo, aumentando o engajamento e produtividade de seu time.
Impactos financeiros da gamificação: menor rotatividade e estímulo à competitividade
Sabemos que o impacto financeiro de quaisquer ações empresariais sempre precisam ser considerados, antes de qualquer coisa. É essencial que elas sejam comprovadamente assertivas e que tragam retorno.
Treinamentos corporativos, baseados em gamificação, garantem um retorno financeiro positivo para as empresas. Por exemplo, com eles é possível superar o problema da alta rotatividade (turnover) dos colaboradores.
Como?
Ora, todo funcionário quer crescer na empresa onde trabalha, e nada melhor do que poder otimizar isso oferecendo um ambiente em que ele se sinta participante do processo.
Quando as pessoas se sentem integradas, elas são estimuladas a aprimorar suas habilidades e aumentar seus conhecimentos. Além disso, a gamificação em treinamentos e processos de onboarding permite que a equipe aumente o seu nível de capacitação e teste seus conhecimentos em um ambiente seguro para que possíveis erros sejam cometidos. Esse processo ajuda no ganho de confiança para a equipe, que passa a se sentir bem capacitada e treinada para executar com segurança as tarefas diárias.
Isso, por sua vez, gera para a empresa equipes de alto desempenho e, consequentemente, um negócio mais lucrativo.
Até aqui, você já pôde notar como a gamificação é benéfica para as empresas. Mas, há mais um ponto muito importante que você precisa compreender sobre esse assunto!
Gestão do conhecimento e metrificação do aprendizado
Você deve conhecer o ditado: “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado.” Na matemática, muitas vezes nem se pode comprovar se algo existe quando ele não pode ser metrificado.
O que queremos dizer com isso?
Bom, mesmo o melhor plano de treinamento corporativo não ajudará seu negócio se você não metrificar o sucesso dele.
A base para a gestão de conhecimento nas empresas está na possibilidade de comprovar o aprendizado, otimizar aquilo que precisa melhorar e até mesmo mudar estratégias que não são as mais assertivas. Os resultados devem sempre ser mensurados por meio de indicadores que demonstram o real desempenho do que está sendo implementado.
Portanto, não se esqueça: os resultados de todos treinamentos que você realizar devem ser mensurados.
Algumas métricas indicadas para acompanhar o sucesso de seus programas de treinamento são:
- Taxa de abandono e adesão;
- Tempo médio de participação;
- Avaliação da equipe sobre a qualidade do treinamento;
- Avaliação da equipe sobre o aprendizado e
- As mudanças práticas, objetivos finais para os quais os treinamentos foram aplicados.
A gamificação aumenta o envolvimento, a conscientização e a produtividade dos colaboradores e tudo isso só traz benefícios para a sua empresa. Assim, podemos dizer, com convicção, que jogar é realmente bom para todos os negócios.
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Agora que você compreende quais são as principais vantagens da gamificação, fica fácil perceber que sua empresa tem muito a ganhar com processos gamificados.
A TuTo é a sua plataforma intuitiva, onde você tem acesso a métricas de desempenho simplificadas. Mais praticidade e objetividade para a sua gestão e maior engajamento da sua equipe na realização de treinamentos.
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