Desde que nos conhecemos como aprendizes, seja na escola ou em outros tipos de cursos, somos avaliados. A validação do conhecimento é feita para verificar o quanto do que foi proposto foi assimilado e retido.
Embora algumas ainda sejam feitas nos moldes tradicionais (testes objetivos e dissertativos), o processo de avaliação do aprendizado progrediu bastante nas últimas décadas. Além disso, as metodologias educacionais precisaram, também, acompanhar o avanço tecnológico.
A popularização da internet, por exemplo, trouxe infoprodutos digitais, materiais como e-books, cursos on-line e aulas virtuais, proporcionando um ensino mais acessível, moderno, dinâmico e efetivo.
Só que as tecnologias não param de nos surpreender, e, no meio digital, a inovação é o que move a criação e oferta de infoprodutos. Um exemplo são os cursos gamificados, que atraem pela proposta diferenciada, e que têm trazido excelentes resultados aos infoprodutores, inclusive a possibilidade de, por meio da gamificação, validar os conhecimentos dos alunos, dentre tantos outros benefícios.
Continue a leitura e entenda a importância dessa validação, e como a gamificação ajuda na avaliação do aprendizado.
Por que a avaliação de aprendizado é importante?
A avaliação de aprendizado testa os alunos em relação ao que eles aprenderam no curso. Apesar de eles já terem o feedback instantâneo enquanto realizam suas missões, trilhas ou torneios, o resultado final diz o quanto ele reteve de conhecimento.
Para o infoprodutor, isso é importante porque dá respostas sobre o produto. Uma avaliação pode indicar a necessidade de melhorias no conteúdo, por exemplo. O empreendedor pode chegar a essa conclusão por meio de relatórios e métricas, como a de assertividade, que indica erros e acertos dos alunos.
Além disso, a avaliação do aprendizado pode ser complementada por um feedback do aluno, o que é extremamente importante para validar a eficácia e qualidade de um curso. Este vai ser um dado intangível, mas importante por conter as percepções pessoais em relação ao conteúdo e aos conhecimentos adquiridos. Por isso, o feedback é uma parte essencial da jornada em cursos gamificados.
Com essas informações, o infoprodutor consegue melhorar aspectos, como:
- problemas na metodologia;
- oferecer mais materiais complementares;
- estruturar novas aulas e conteúdos;
- mapear grupos de alunos destaque, bem como aqueles com mais dificuldades;
- agir assertivamente, com base em dados.
Para finalizar, outro ponto importante da validação do conhecimento em cursos gamificados é que os resultados positivos e a satisfação do aluno geram incontáveis benefícios, como:
- maior taxa de conclusão de cursos;
- avaliação e indicação mais positivas e frequentes;
- fidelização do cliente;
- returning customers — clientes que voltam para fazer nova compra;
- novas compras por meio de estratégias de upselling e cross-selling;
Dentre outros.
Cursos gamificados: como inovar?
Adotar uma plataforma de gamificação é o passo de inovação que vai transformar o aprendizado que você oferece. Em cursos gamificados, a metodologia proporciona uma experiência única para alcançar objetivos, apresenta uma nova forma de aprender, e gera valor real e perceptível como resultado ao aluno.
Ter um aprendizado visível faz toda a diferença em um curso. Mas, como isso acontece dentro de uma plataforma de gamificação? É simples: o aluno recebe um feedback instantâneo em relação a algum erro ou falha dentro das etapas da jornada, dessa forma, ele percebe que errou, recebe uma explicação da resposta correta e pode, então, buscar aprender mais sobre aquele tema ou assunto em específico.
Isso não precisa ser feito apenas com um grande volume de questões e exercícios, mas com trilhas, missões ou torneios gamificados, abordando os principais aspectos do que foi passado em conteúdo. Essas jornadas de testes, que servem como avaliação do aprendizado, devem ser contextualizadas, de forma que o aluno perceba sua utilização no dia a dia.
Outra forma de inovar é apostar em materiais diversos no curso on-line: webinars, vídeos, imagens, memes, tirinhas (cartoon), trechos de filmes dos quais se possa elaborar uma questão, etc.
Como saber se é o momento de gamificar?
Caso você tenha dúvidas sobre ser ou não o momento certo para gamificar seu curso, pense que estamos em um meio dinâmico, com um mercado competitivo, em um cenário de transformação digital, e que a concorrência pode não ter essas dúvidas.
Sabemos que a tomada de decisão não acontece de forma rápida, mas a gamificação em cursos on-line é a aposta do futuro, e já existem muitos empreendedores digitais investindo na estratégia — e mais: colhendo resultados positivos expressivos e gerando muito mais valor e lucratividade.
Se você também quer ser como esses empreendedores, que já usam a gamificação para melhorar seus negócios, e quer inovar, temos a solução: uma uma startup de gamificação com uma plataforma completa e intuitiva, que possibilita 100% de personalização e se adequa às suas necessidades: a TuTo Digital. Para saber mais, fale com um de nossos especialistas agora mesmo!