Qual é a relação entre o engajamento em cursos on-line e o aumento do ticket médio?

 

Engajamento é a interação, participação e atenção de pessoas direcionados a algum tipo de ação ou atividade. Em cursos on-line, por exemplo, é se envolver e participar continuamente do aprendizado, comprometendo-se totalmente com o que se propôs a fazer para alcançar um objetivo, que é a aquisição e conhecimentos.

Se, por um lado, o engajamento gera bons resultados aos alunos, por outro, beneficia muito o infoprodutor já que quanto mais interesse e envolvimento um curso gera, maiores as chances de experiências positivas, indicações e recompra.

Por isso que o engajamento de cursos on-line é uma das principais métricas que o infoprodutor deve acompanhar para ter respostas sobre seu infoproduto. Além disso, ele interfere diretamente em outras métricas, como a taxa de conclusão e o ticket médio. 

Sendo assim, se o objetivo de um infoprodutor é aumentar o ticket médio, ele deve direcionar sua atenção e ações para algumas estratégias, e o aumento do engajamento do curso on-line é uma delas. Esse é, inclusive, um dos principais desafios desses empreendedores digitais. 

Porém, a tecnologia tem sido uma excelente aliada, prova disso é a gamificação, que já tem dado bons resultados a infoprodutores que inovaram ao se tornar parceiros de uma plataforma de gamificação

Para mostrar um pouco mais disso, abordamos alguns pontos interessantes sobre a relação entre gamificação, engajamento em cursos on-line e o aumento do ticket médio. Confira!

Vantagens do aumento do engajamento on-line de cursos 

Por mais que pareça um pouco difícil promover o engajamento em cursos, tendo as estratégias certas isso acaba se tornando uma tarefa muito mais simples.

Uma jogada bastante assertiva e inovadora é a utilização de uma plataforma de gamificação para potencializar resultados nos infoprodutos. 

Ao gamificar as atividades do curso, mentoria ou palestra, o infoprodutor gera mais engajamento e, com isso, obtém muitas outras vantagens. 

Já há, inclusive, empreendedores digitais gamificando seus cursos e lançamentos, e colhendo excelentes resultados com a experiência. Afinal, com a gamificação as pessoas aprendem de forma prazerosa e conseguem feedbacks reais de seu aprendizado.

Entre as vantagens em gamificar e aumentar o engajamento de cursos on-line, estão:

Alunos mais satisfeitos = mais indicações

Como a concorrência é grande no mercado de infoprodutos, os alunos querem novidades e ter experiências únicas. Ao oferecer experiências gamificadas, o infoprodutor atende a essas expectativas. 

Isso resulta na satisfação dos clientes, por adquirirem conhecimentos de forma prazerosa e inovadora. A satisfação — e certamente a novidade — faz com que ele se torne um divulgador, indicando o infoprodutos a mais pessoas. 

Maiores taxas de conclusão

Ninguém gosta de mais do mesmo, por isso, muitas pessoas não chegam a concluir os cursos que adquirem.

No entanto, ao ter uma nova experiência em um curso on-line, as chances de elas irem até o final são maiores, pois estão mais envolvidas e engajadas. E isso gera possibilidades de aumentar o ticket médio, conforme veremos mais adiante.  

Fidelização de clientes

Aluno satisfeito = cliente fidelizado.

A fidelização de clientes é importante porque gera recompras, e o aluno sempre terá o infoproduto ou o infoprodutor como referência, tanto para próximas compras, quanto para a indicação, o famoso “marketing boca a boca”. 

Aumento do ticket médio

Quanto mais engajamento, maiores as oportunidades de os alunos efetuarem novas compras. Isso acontece porque quando a pessoa engaja significa que ela está envolvida e satisfeita com o que adquiriu.

Sendo assim, recompras e indicações do infoproduto aumentam as vendas do infoprodutor e, consequentemente, há o aumento do ticket médio — outro grande desafio para quem é empreendedor – além de ser uma das metas mais importantes do negócio. 

Por isso, focamos um pouco mais neste assunto e apontamos algumas dicas de como aumentar o ticket médio com a gamificação. Veja a seguir. 

Como aumentar o ticket médio usando a gamificação 

Para aumentar o ticket médio, é preciso estar atento às oportunidades e criar estratégias nos momentos certos.

Pode parecer repetitivo, mas a ideia é reforçar que engajamento e aumento do ticket médio estão fortemente relacionados. 

Ao gamificar, um curso se torna muito mais atrativo e o aluno não se sente entediado, já que, por usar mecanismos de jogos, a gamificação proporciona um aprendizado mais lúdico e interessante, uma vez que acontece por meio de missões, trilhas e torneios, e com recompensas e prêmios envolvidos. 

Com o aluno mais engajado, as outras estratégias para aumentar o ticket médio terão mais efeito:

Estimule a recompra

Um cliente satisfeito se sente inclinado a comprar novamente da mesma marca. No caso de cursos on-line, ele lembrará do infoprodutor que ofereceu a melhor experiência. 

E você sabe que é mais fácil vender para pessoas que já compraram de você do que para novos clientes. A recompra, inclusive, diminui o custo de aquisição por cliente (CAC).

Amplie as possibilidades de compra

Neste caso, a ideia é pensar na lógica de cross-selling e upselling, ou seja, vendas complementares ou upgrades. 

O cross-selling, ou a venda cruzada, abre a possibilidade de o infoprodutor oferecer complementos ao seu curso. Por exemplo, em um curso de Excel, oferecer um kit de templates.

Na estratégia de upselling é possível oferecer um pacote de outros cursos com um desconto significativo e atrativo ao cliente, em alguns casos, pode até ser versões mais avançadas do curso que ele adquiriu inicialmente.  

Tenha um pós-venda efetivo

Não é porque o aluno engajou e concluiu o curso que você vai deixá-lo ir embora, certo? Além de, no próprio curso, oferecer outras opções, como a venda cruzada ou o upgrade, é preciso pensar também em um bom pós-venda.

Isso significa enviar e-mails de pesquisa de satisfação e com ofertas e descontos especiais. É claro que com moderação, sem bombardear o cliente com muitas informações, mas programar uma certa frequência, como um e-mail semanal, por exemplo. 

Como mensurar o aumento no engajamento e no ticket médio?

Tão importante como criar oportunidades para aumentar o engajamento e o ticket médio de seus infoprodutos, é mensurar os resultados de suas ações. 

A plataforma de gamificação emite relatórios completos e com dados reais sobre o engajamento nas atividades. Você pode explorar esses dados utilizando filtros, para saber a taxa de engajamento em determinado período ou por cursos e atividades, por exemplo. 

Já o ticket médio é calculado de forma bem simples: o total da receita em determinado período, dividido pelo número de vendas. 

Ao cruzar as informações sobre a taxa de engajamento e o ticket médio, você entenderá a relação entre as duas métricas, e como o engajamento impacta no aumento do ticket. 

Também quer ter essa experiência de alunos satisfeitos, aumento no engajamento, vendas e ticket médio? Então fale com um de nossos especialistas!

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Felipe Bernardes

Profissional com mais de 10 anos de experiência em marketing estratégico, Felipe Bernardes atua como Head de Marketing e investidor na TuTo Digital, onde lidera iniciativas inovadoras envolvendo educação, inteligência artificial e gamificação. Já passou por grandes marcas como Group Software, Unimed-BH, Afya e Locaweb, sempre focado em impulsionar resultados por meio de estratégias criativas e tecnologia. É graduado e possui MBA em Marketing Digital pelo Centro Universitário Una.

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