Saiba como metrificar de forma objetiva a evolução do seu time a partir dos treinamentos

 

O desenvolvimento profissional dos colaboradores de uma empresa não termina quando acaba o treinamento. Há uma etapa essencial na pós-capacitação, que é a avaliação de resultados dos treinamentos

Essa avaliação tem o objetivo de obter informações importantes em relação ao alcance das metas propostas e do preenchimento de lacunas de habilidades que a empresa necessita em seus colaboradores

No entanto, se não há como mensurar resultados, assim como feedbacks dos colaboradores, tudo fica no “achismo”, e isso significa resultados não tão bons para a empresa, além de dinheiro e tempo possivelmente jogados fora com a capacitação de colaboradores não metrificada. 

Por isso, é importante ter a possibilidade de analisar resultados por meio de uma avaliação de treinamento que, colocando as empresas em pleno cenário de inovação e transformação digital, pode ser obtida facilmente em treinamentos gamificados que geram métricas. 

Empresas que adotam o modelo de gestão orientada a resultados e que trabalham com metas tangíveis se beneficiam muito com a gamificação.

Continue a leitura e descubra porque.

Avaliação de treinamentos e métricas

Uma prática cada vez mais adotada nas empresas é mensurar habilidades técnicas e comportamentais (soft e hard skills) nos colaboradores. Isso é feito por meio de treinamentos corporativos, cujo objetivo é identificar e reforçar cada habilidade que seja importante para a organização.

Nesse contexto, a gamificação entra como uma aliada fundamental. A metodologia, além de ser imprescindível para a gestão de conhecimento nas empresas, fornece os dados necessários para identificar e compreender o nível das habilidades dos colaboradores.

Com os insights obtidos dos dados gerados por atividades gamificadas, é possível traçar planos de ação mais assertivos para cada necessidade mapeada dentro da plataforma de gamificação.

É claro que nem tudo é tão perfeito assim e nem sempre todos os colaboradores conseguem evoluir da mesma forma nos treinamentos. Por isso que os dados coletados, para uma avaliação de treinamento, são um termômetro para que os gestores consigam analisar a experiência do aprendizado de cada colaborador. 

As métricas que acompanham a evolução

Os treinamentos corporativos acontecem para fortalecer competências em determinada área, atualizar os profissionais dentro das mudanças do mercado, para desenvolver habilidades que a empresa necessita, etc. Eles não são aleatórios, há todo um planejamento e objetivos por trás. Por isso, é preciso acompanhar a evolução das capacitações.

Agora, para que esse acompanhamento seja simples e assertivo, capacitações realizadas em uma plataforma de gamificação geram dados e métricas que permitem avaliar, de perto, todos os aspectos dos treinamentos. Veja mais a seguir.

1. O quanto os treinamentos conseguem engajar?

Um dos relatórios gerados pela plataforma de gamificação é sobre a taxa de engajamento dos colaboradores nas atividades propostas, sejam elas missões, trilhas de aprendizado ou torneios.  Utilizando um filtro, é possível obter dados diversos, como de equipes ou setores, individuais, por atividade etc.

Com os resultados, os gestores conseguem verificar se o envolvimento dos funcionários nos treinamentos está de acordo com o que a empresa espera e se sua evolução acompanha o nível de engajamento. Mesmo em uma avaliação de treinamento, é possível verificar se as pessoas estão dispostas e motivadas a se dedicar para a evolução. 

2. O que os colaboradores aprenderam e o que precisa ser reforçado?

A taxa de assertividade é uma das métricas mais importantes da plataforma de gamificação. Com esses dados, é possível verificar a performance individual e em atividades específicas. Podem ser analisados, de forma bem objetiva, os erros e acertos dos colaboradores.

3. Qual é o desempenho médio?

A média de desempenho é uma métrica que as empresas podem adotar para fins diversos. Ela classifica os colaboradores de acordo com sua performance em engajamento e assertividade.

Lembre-se que a assertividade é a métrica que entrega os resultados sobre o  nível de aprendizado dos alunos, o que eles acertaram e o que erraram nas atividades gamificadas.

Por isso, quanto mais engajados – ou seja, mais tempo envolvidos nas jornadas – mais dados o infoprodutor terá sobre o aprendizado dessas pessoas. Essas informações são importantes para que ele avalie a qualidade do infoproduto.

Sendo assim, o desempenho é uma boa forma de acompanhar a evolução nos treinamentos, classificando o desenvolvimento em diferentes níveis, de acordo com o que for definido como a melhor maneira de avaliar os colaboradores. 

Como a metrificação ajuda a gestão orientada a resultados

Metrificar resultados é essencial em qualquer modelo de gestão. No entanto, na gestão orientada a resultados a metrificação é intrínseca ao negócio. 

Por que trouxemos esse modelo específico de gestão a tona? Porque entre os objetivos dele estão alguns que a gamificação ajuda a alcançar, como:

  • aumentar da taxa de retenção de talentos;
  • aumentar o senso de pertencimento;
  • aumento a produtividade das equipes;
  • tomada de decisão baseada em dados, reduzindo riscos.

Em empresas orientadas a dados e resultados, eventos gamificados se tornam essenciais, e é imperativo o uso das métricas para avaliar a evolução dos colaboradores, verificar o desempenho e buscar formas de suprir as demandas que forem identificadas.

Como acompanhar e analisar os resultados das métricas

O acompanhamento das métricas, pelo dashboard da plataforma de gamificação, pode ser feito diariamente e em tempo real. Os relatórios podem ser gerados a qualquer momento e de acordo com os filtros que os gestores precisam.

A análise dos resultados deve seguir os parâmetros previamente estipulados pelos setores responsáveis (RH e gestão de pessoas). Além das métricas de engajamento, assertividade e desempenho, os gestores podem focar, também:

  • no tempo que os colaboradores levam para finalizar as atividades;
  • na taxa de desistentes, ou quem não completou as atividades no tempo previsto;
  • nos tipos de recompensas que mais chamam a atenção, por ser um fator motivador e engajar cada vez mais;
  • nas respostas dissertativas com a avaliação pessoal do colaborador. 

É hora de gamificar? Descubra!

É sempre hora de gamificar. Se sua empresa ainda não aderiu a essa inovação, chegou o momento. 

Com uma plataforma gamificada, sua empresa pode transformar treinamentos em atividades prazerosas, engajar cada vez mais os colaboradores e colher muitos resultados positivos e, como você viu, tudo pode ser acompanhado e medido, a partir de dados relevantes e assertivos. 

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