Treinamento e capacitação: entenda por que a chave para o desenvolvimento da sua equipe é o engajamento

 

Treinamento e capacitação são práticas do setor de RH e gestão de pessoas que proporcionam o desenvolvimento contínuo de colaboradores de uma organização

Por meio dessas práticas  acontece o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comportamentais, proporcionando novos conhecimentos e metodologias que são levados para as rotinas diárias da empresa e aplicados para otimizar processos, resolver problemas e ajudar na tomada de decisões.

No entanto, os gestores enfrentam um desafio, que é engajar seus times nos treinamentos tradicionais, como workshops, palestras, cursos in company ou a distância, dentre outros.

Mas, se engajar colaboradores nesses formatos é um problema, metodologias modernas chegam para mudar esse cenário. O treinamento gamificado é o melhor exemplo disso.

Que tal saber mais sobre essa metodologia e excelente estratégia para o treinamento e capacitação dos colaboradores de sua empresa? Continue a leitura! 

Por que engajar colaboradores com a gamificação?

Quando treinadas e capacitadas, as pessoas ajudam a empresa a crescer mais e de forma mais rápida. Isso acontece onde existe um programa de aprendizagem constante, que visa o desenvolvimento tanto individual, quanto coletivo. 

Tudo isso funciona bem quando a empresa consegue explorar as competências e talentos de cada colaborador. Acontece que os treinamentos e capacitações tradicionais são cansativos e se tornam entediantes. Como resultado, as pessoas se distraem com outras coisas, não aprendem e deixam de participar das atividades. 

Porém, com a estratégia certa, tudo pode ficar muito mais atrativo: imagine gamificar as atividades durante o treinamento de seus times? Inserir uma cultura de inovação já é um fator motivador, e motivação é algo que impulsiona os colaboradores a “vestir a camisa da empresa” cada vez mais.

Isso significa promover o engajamento nas capacitações e treinamentos, para que as pessoas aprendam e aperfeiçoem conhecimentos para aplicá-los em benefício da organização, gerando resultados como: mais produtividade; agilidade nos processos; comprometimento e alinhamento com os objetivos da empresa; dentre outros.

Para entender mais sobre a importância do engajamento para melhorar o desenvolvimento das pessoas da empresa, veja a seguir algumas vantagens de adotar essa estratégia.

Conheça 3 vantagens do treinamento gamificado para o engajamento dos seus colaboradores

O engajamento em atividades gamificadas é a chave para o desenvolvimento dos colaboradores. Quanto mais as pessoas se sentem à vontade e sem pressão para participarem de atividades, muitas vezes consideradas “chatas”, mais inclinados ficam a se envolver e aprender. 

Assim, quanto mais engajados, maior é a aquisição de conhecimentos nos treinamentos gamificados criados com essa finalidade. Disso, tiramos algumas vantagens. Veja:

1. O aprendizado é real e adquirido de forma prazerosa

Com a gamificação, o colaborador aprende de forma prazerosa, além de sentir que está aprendendo e ter respostas imediatas sobre o seu desempenho. Os feedbacks instantâneos melhoram o desenvolvimento e o tornam mais natural.

2. Há uma maior atenção e retenção de conhecimentos

A ludicidade proporcionada pela gamificação desperta a atenção e o interesse, além de evitar distrações que podem prejudicar a aquisição de conhecimentos. A pessoa sente satisfação em explorar e vencer os desafios da jornada gamificada e, ao final, conquistar sua recompensa. 

A motivação para cumprir metas proporciona uma aprendizagem contínua, pois, enquanto interage, a pessoa está assimilando o conhecimento passado. 

3. A cultura de inovação cria um bom clima organizacional

Qualquer colaborador gosta de estar em uma empresa antenada e que acompanha a evolução tecnológica e do mercado de trabalho. Ao se sentir parte de um ambiente que inova, a pessoa percebe que tem muito a ganhar e que é parte importante daquele espaço.

Sentimentos de motivação, conquista e confiança melhoram o clima organizacional e isso reflete em outros aspectos, como na retenção de talentos. 

Como implementar a gamificação no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores?

O primeiro passo para a implementação do treinamento e desenvolvimento gamificado é buscar uma plataforma de gamificação que:

  • seja customizável para personalizar de acordo com as necessidades da empresa; 
  • ofereça recursos como a metrificação de taxas de:
    • engajamento, métrica que mostra o quanto os colaboradores se envolvem nas atividades gamificadas propostas; 
    • nível de aprendizagem, que na plataforma chamamos de “assertividade”, é a métrica que mostra o desenvolvimento das pessoas ao longo de suas jornadas —  a taxa de respostas corretas;
    • desempenho dos usuários, métrica que faz a média entre a assertividade e o engajamento e que permite que se conheça os colaboradores que mais se destacam;
  • possibilite criar vários tipos de atividades, como desafios, missões, trilhas e torneios, dentre outros recursos.

O segundo passo para implementar as capacitações e treinamentos para as equipes é definir o que será abordado nas atividades: conteúdo, tipo de material que será disponibilizado e premiações, por exemplo.

Uma dica importante é que para definir os conteúdos seja feita uma análise sobre possíveis problemas ou gargalos em cada setor e, a partir disso, criar perguntas e desafios interessantes para atrair e engajar os colaboradores.

Além disso, as recompensas garantem um alto engajamento. É importante também ser criativo para premiar, pense que, além de itens físicos, outros tipos de prêmios podem ser de muito interesse dos colaboradores, como folgas, horário flexível por determinado tempo, trabalho em home office por x dias na semana durante 1 mês, etc.

E então, o que achou de gamificar treinamentos e capacitações, engajar mais os colaboradores e garantir seu desenvolvimento?  Todos esses passos podem ser dados dentro da plataforma de gamificação da TuTo! 

Para saber mais, entre em contato com um de nosso especialistas.