Retenção de conteúdo: como melhorar a aprendizagem em cursos on-line com jogos

 

Melhorar a aprendizagem dos alunos do seu curso on-line é essencial para garantir a retenção de conteúdo e o sucesso do seu infoproduto. Com a gamificação, a utilização de jogos pode tornar o aprendizado mais atrativo e interativo, facilitando a assimilação dos estudantes.

Sabemos que o ensino on-line se tornou uma alternativa cada vez mais popular e acessível para adquirir novos conhecimentos. No entanto, surge o desafio melhorar a aprendizagem e manter os alunos engajados e motivados ao longo de todo período de um curso virtual, seja ele de longa ou curta duração.

Mas, imagine que seja possível melhorar a aprendizagem de um curso on-line, propondo uma estratégia onde o usuário não apenas assiste a vídeos e lê textos, mas sim embarca numa missão diferenciada, solucionando problemas através de desafios, conquistando pontos e desbloqueando novos níveis à medida que adquire conhecimentos. 

Saiba que essa é a essência da gamificação aplicada ao ensino virtual, e é sobre isso que vamos discutir hoje. Acompanhe! 

Gamificação e seus benefícios para melhorar a aprendizagem

A gamificação consiste na aplicação de elementos e mecânicas de jogos em diferentes contextos, como cursos on-line, com o objetivo de resolver problemas, aumentar a motivação e engajar determinados públicos.

Ao adotar os mecanismos característicos dos jogos, a gamificação opera como um motor motivacional, incentivando o engajamento dos indivíduos em diferentes aspectos e ambientes. Essa metodologia traz uma série de benefícios para melhorar a aprendizagem, tornando diversos processos mais lúdicos, aumentando a motivação intrínseca, promovendo o engajamento ativo dos usuários e fortalecendo a retenção de conhecimento.

Além disso, quando implementada com o auxílio de uma plataforma digital, como a TuTo, a gamificação proporciona o acesso imediato à métricas de acompanhamento de desempenhos, individuais e coletivos, importantes para o mapeamento de forças e fraquezas de diversos negócios.

O infoprodutor, por exemplo, que investe na gamificação dos seu conteúdo, pode elevar o valor do seu ticket médio, pois, com a qualidade da metodologia associada ao seu infoproduto, os alunos poderão visualizar e mensurar, de forma mais clara e tangível, o impacto da melhoria na aprendizagem e retenção de conteúdo que obtiveram no decorrer do processo.

Quando os alunos percebem que o investimento no infoproduto valeu a pena e proporcionou um retorno superior ao esperado, isso gera um sentimento de satisfação e confiança em relação ao curso. Ou seja, eles reconhecem o valor agregado e se sentem recompensados pelo investimento feito.

Essa satisfação e percepção de retorno positivo têm um impacto significativo na possibilidade de fidelização de clientes, bem como indicações e recomendações favoráveis, impulsionando a implementação do upselling e cross-selling

O papel dos jogos no aprendizado

Os jogos têm uma capacidade única de envolver os alunos de forma lúdica e estimulante. Com uma jornada de gamificação aplicada a infoprodutos, os alunos são transportados para um ambiente interativo que desperta a imaginação e os faz mergulhar na experiência de aprendizado de forma mais comprometida. 

Como parte da nossa cultura, os jogos tornam os alunos protagonistas de sua própria aprendizagem, incentivando a tomada de decisões e enfrentamento de desafios. Essa participação ativa também promove a autonomia e a responsabilidade pelo próprio processo de aprendizado, aumentando o engajamento e o foco durante a jornada.

Utilizando desafios e recompensas como ferramentas poderosas para motivar a progressão no aprendizado, e definindo metas e objetivos claros, a melhoria dos alunos ocorre de forma espontânea. As recompensas, sejam elas virtuais ou físicas, funcionam como um gatilho mental que influencia positivamente o desempenho e valoriza o esforço de todos. 

Esse sistema de recompensas cria um ciclo de feedback constante, que mantém os alunos motivados e encoraja a busca contínua pelo conhecimento. Dessa forma, alunos e infoprodutores têm acesso a dados e métricas para medir os impactos e a eficiência do conteúdo e da retenção de conhecimento durante o curso on-line.

Case prático

Professor Clóvis

Profissional aprovado em mais de 12 concursos, o Professor Clóvis ajuda alunos de todo Brasil a realizar o sonho da aprovação em concurso público. Para isso, ele desenvolveu um curso on-line que utiliza o Método-95, uma metodologia de estudos altamente eficaz e inovadora para o processo de aprendizagem.

Em 2022, o professor contratou os serviços da nossa plataforma de gamificação para aumentar o engajamento dos alunos do seu curso. Os resultados apareceram em menos de 30 dias, com a aprovação de mais de 170 alunos em diferentes concursos, resultado que levaria mais de 3 meses para ser alcançado, caso o ensino não fosse gamificado.

Além disso, houve um aumento percentual de mais 250% no número de alunos que seguiram até a finalização do curso. Um resultado realmente excepcional!

O case do professor Clóvis demonstra o potencial e a garantia da gamificação enquanto metodologia para ampliar e assegurar a retenção de conhecimento em cursos on-line. 

Hoje, como sabemos, o maior desafio para quem deseja ensinar é conquistar e manter a atenção do público em meio a um contexto repleto de diferentes distrações. E é justamente nesse sentido que a gamificação consegue atuar, capturando a atenção por meio do estímulo com jogos.

É hora de gamificar e melhorar o aprendizado no seu curso-online!

Como vimos, a gamificação é uma metodologia altamente eficaz para melhorar a aprendizagem e engajamento em cursos on-line. Ao explorar a capacidade dos jogos para envolver os alunos de forma lúdica e comprometida, é possível estimular a participação ativa e o interesse, utilizando desafios e recompensas para motivar o progresso na jornada de aprendizado.

Assim, os alunos podem alcançar percentuais elevados de retenção de conteúdo transformando a jornada de conhecimento num processo de aprendizagem contínuo e direcionado para benefícios de longo prazo.

Ficou interessado em utilizar a gamificação no seu curso on-line? Então, entre em contato com um especialista do time TuTo e conheça nossas soluções para você implementar a gamificação no seu infoproduto.