Como engajar os seus alunos com premiações e gamificação

 

Todo jogo tem um objetivo e, no final, vem a recompensa pelas conquistas alcançadas. Correto? Quando falamos em gamificação na educação, a proposta é a mesma! Trazer a dinâmica dos jogos para seu infoproduto significa envolver os alunos em uma narrativa fora do convencional e acrescentar elementos motivadores ao processo de aprendizagem.

As premiações são uma forma de gratificar os alunos pelo bom desempenho, além de incentivar a continuidade dos seus esforços. Afinal, ao ser recompensado, o estudante entende que sua dedicação pode render bons frutos para além do seu conhecimento. Também vale lembrar que as premiações com cupons de desconto também favorecem o infoprodutor – que pode aumentar o seu  ticket médio ao utilizar estratégias de up e cross-selling aplicadas à loja de recompensas.

Vamos entender mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!

Por que é necessário recompensar o esforço dos alunos?

Aprendizado requer motivação para que o aluno atinja seus objetivos. Afinal, obstáculos certamente vão surgir neste percurso, seja por dificuldades relacionadas ao conteúdo, ou por momentos de desgaste comuns em uma rotina de estudos.

Diante do desafio de auxiliar os alunos a se manterem motivados, há opções capazes de promover satisfação e estimular o indivíduo a seguir no curso. O feedback instantâneo, por exemplo, é uma estratégia válida e efetiva para que o estudante perceba o motivo dos seus erros e acertos, e assim possa trabalhar seu próprio aprimoramento.

Mas, hoje, queremos falar de outra possibilidade, a de oferecer recompensas aos alunos por sua dedicação. Esse é um método típico da gamificação, sendo uma forma de reconhecer o esforço dos estudantes por meio de premiações.

Dessa maneira, os alunos entendem que todo aquele empenho vale a pena, ficam mais motivados e engajados. Aliás, quanto melhor o resultado, mais cativante e vantajosa pode ser a recompensa, estimulando as pessoas a se dedicarem ainda mais.

Como engajar os seus alunos com recompensas e gamificação

Ainda não sabe como promover o engajamento dos alunos no seu curso? Não se preocupe, pois a educação gamificada pode te ajudar a superar esse desafio. Selecionamos estas dicas práticas de gamificação para que seu infoproduto desperte ainda mais o interesse do público.

Confira a seguir!

Construa uma jornada gamificada e metrificada para a verificação do aprendizado

Acompanhar o progresso dos alunos no seu curso é de suma importância. Primeiro, porque os próprios alunos sempre querem saber como anda o desempenho individual. Segundo, porque as métricas te ajudam a identificar a eficácia e sucesso do seu infoproduto.

Sendo assim, uma jornada gamificada é a solução ideal para se certificar de que os estudantes estão de fato absorvendo o que é ensinado. Trata-se de uma série de missões que permitem a aplicação prática do conhecimento, e sempre contextualizadas ao conteúdo transmitido pelo infoproduto. Somado a isso, a jornada gamificada também inclui torneios que promovem a interação e competição saudável entre os membros da equipe, e quizzes que desafiam o conhecimento dos participantes. Além disso, as etapas apresentam feedback instantâneo, ou seja, notificam o aluno sobre o erro ou acerto da questão, e trazem uma explicação acerca da resposta, o que direciona melhor o aprendizado.

Através do desempenho dos alunos nas jornadas, você obtém dados valiosos e pode mensurar o nível de aprendizado dos participantes, bem como entender e mapear oportunidades de melhoria do seu infoproduto

Pense em missões gamificadas que contextualizam o uso prático do conteúdo

Como saber se seu aluno está apto a aplicar o conteúdo do curso, na prática? Em metodologias tradicionais, a forma de testar os conhecimentos é por meio de provas, certo? Mas, na gamificação, a proposta é realizar missões.

As missões gamificadas são desafios que os jogadores devem cumprir no mundo real ou virtual, para receberem a recompensa. Assim eles demonstram que a informação transmitida foi assimilada e validada na prática.

Com elas, os alunos podem demonstrar que conseguem aplicar as informações recebidas no seu dia a dia. O importante aqui é mostrar como o conhecimento absorvido na aula deve ser aplicado na execução real de uma atividade.

Premie os alunos conforme o desenvolvimento

Ao verificar o aprendizado da turma através da gamificação, a distribuição de recompensas pode ocorrer de forma mais precisa. Todo quiz, torneio ou missão realizada pelos jogadores geram recompensas que valorizam o bom desempenho. As moedas recebidas e acumuladas nas trilhas podem ser trocadas pelos prêmios na loja de recompensas – que é customizada pelo próprio infoprodutor. As pontuações e as métricas produzidas durante o percurso gamificado deixam nítido o desenvolvimento de cada aluno, e ajudam na percepção de evolução do aprendizado.

Toda essa estrutura torna o aprendizado mais interessante, gerando engajamento e instigando os alunos a conquistarem recompensas pelo seu próprio esforço. Novos desafios e novas possibilidades de premiações engajam as pessoas e alimentam a vontade de aprender.

Recompensar os alunos também vai favorecer o seu infoproduto

Com um sistema de recompensas na educação gamificada, todos saem ganhando. Veja bem, o consumidor atual está em busca de boas experiências com as marcas provedoras de serviços e produtos.

Sem dúvida, a gamificação no seu curso online será um diferencial competitivo, atraindo o interesse de alunos que buscam por inovação no processo de aprendizagem. A premiação, especificamente, é uma maneira de estimular a participação e o comprometimento dos alunos, aumentando as chances dos resultados positivos serem mais frequentes.

Inclusive, é possível realizar uma estratégia de upselling e cross-selling com uma plataforma de gamificação que possui loja de recompensas. Resumidamente, essas estratégias são:

Upselling: oferta de um material ou módulo adicional do infoproduto. Com um cupom de desconto, por exemplo, o infoprodutor pode oferecer uma versão premium de seu curso com aulas e materiais exclusivos do mesmo assunto.

Cross-selling: venda cruzada ou oferta de um material diferente que complementa o infoproduto. Além da venda de um curso, por exemplo, o infoprodutor pode oferecer um e-book ou outro curso com assuntos diferentes, mas que se somam ao assunto das aulas que o aluno já assistiu.

Mas como isso funciona? Bom, o primeiro passo para o infoprodutor é customizar uma loja de recompensas. Com essa loja customizada, é possível  colocar todos os seus infoprodutos disponíveis com cupons de desconto que premiam os alunos pelo bom desempenho na jornada. Mas, lembre-se: a estratégia tem que ser bem feita, coloque apenas produtos que fazem realmente sentido, de acordo com seu público.

Com isso, os alunos têm vantagens exclusivas por merecimento, e o infoprodutor aumenta seu ticket médio.

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