Gamificação nas empresas: economia de tempo para gestores

 

No acelerado mundo empresarial, o tempo é um recurso valioso e escasso. Os gestores são constantemente desafiados a otimizar processos, melhorar a produtividade e garantir resultados eficientes. 

Neste texto, exploraremos como a gamificação pode ser aplicada nas empresas para simplificar tarefas, motivar equipes e liberar o potencial de uma gestão mais ágil e eficaz.  Acompanhe a gente nesta jornada para descobrir os benefícios da gamificação nas empresas para economia do tempo dos gestores. Vamos com TuTo?

Como a gamificação simplifica tarefas?

Em primeiro lugar, é importante que você compreenda o conceito e as aplicações da gamificação. Nesse sentido, podemos afirmar que:

A gamificação consiste numa metodologia que implementa e utiliza elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a games. Seu principal objetivo é engajar e motivar pessoas em diferentes atividades.

Atualmente, essa estratégia vem sendo utilizada em diferentes áreas, como ensino e aprendizagem, produção de eventos e contextos corporativos. Neste último, a gamificação desponta com soluções inovadoras para a realização das atividades rotineiras de uma organização, funcionando como uma ferramenta de assistência e produtividade.

Com seu caráter mais dinâmico e interativo, a metodologia é ideal para simplificar tarefas e processos das empresas. Ao incorporar elementos de jogos, como missões, desafios e recompensas, determinadas atividades cotidianas da organização podem ser transformadas em experiências mais estimulantes e envolventes, impactando diretamente no desempenho dos colaboradores. 

Um exemplo de aplicação dessa abordagem seria a realização de treinamentos e capacitações gamificadas, onde a estratégia dos jogos consegue transformar conteúdos complexos de ensino e aprendizagem em módulos mais interativos e engajadores. 

Assim, sob a ótica dos gestores, essa eficiência para a realização de treinamentos internos permite uma economia significativa de tempo, já que a abordagem facilita a assimilação de conhecimento dos colaboradores e torna o desenvolvimento de habilidades mais rápido.

Isso também beneficia o setor de Recursos Humanos , pois a gamificação dos treinamentos oferece insights importantes para a gestão de pessoas, possibilitando o mapeamento das forças e fraquezas dos colaboradores, bem como a sugestão e implementação de ajustes e correções específicas.

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Motivando equipes com a gamificação

Sabendo que o principal objetivo e vantagem da gamificação consiste em aumentar o engajamento das pessoas, a metodologia se mostra uma ferramenta eficaz para motivar as equipes e impulsionar a produtividade. 

Ao criar dinâmicas competitivas e colaborativas, ela estimula o senso de envolvimento e cooperação entre os membros da equipe, proporcionando um impulso maior à participação ativa.

Relatórios demonstrados por uma empresa norte-americana de consultoria empresarial, a Gallup, já demonstraram que, nos dias atuais, não basta apenas oferecer flexibilidade aos colaboradores, o mais importante é encontrar estratégias para mantê-los engajados com a organização. Este é um dos grandes desafios dos gestores. 

Entretanto, com a implementação da gamificação, as lideranças podem utilizar desafios e metas individuais ou coletivas, recompensando os resultados alcançados. Essa abordagem promove uma cultura de reconhecimento e incentivo ao bom desempenho, impulsionando os colaboradores a darem o melhor de si em suas atividades.

A metodologia também é de extrema utilidade para o desenvolvimento profissional dos próprios gestores dentro da organização. Através de simulações e jogos de estratégia, alinhados com os objetivos das empresas, os gestores podem treinar suas habilidades de resolução de problemas e planejamento, bem como testar diferentes cenários antes de implementar mudanças.

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Métricas para otimização de processos

Quando a gamificação é implementada numa empresa, a gestão passa a contar com dados, compostos por informações específicas sobre o desempenho dos colaboradores em diferentes atividades gamificadas.

Isso traz uma série de benefícios, sobretudo para a assertividade na tomada de decisões. Os dados coletados com a implementação da gamificação, como taxa de assertividade e taxa de engajamento, conseguem mensurar variáveis como a efetividade da aprendizagem corporativa e a participação ativa dos colaboradores nas ações gamificadas.

Com isso, os gestores contam com um mapeamento informativo do desempenho coletivo, tendo em vista as ações e comportamentos de colaboradores que fluem positivamente, e as que não trazem os resultados almejados.

Nessa perspectiva, podemos dizer que a gamificação economiza um tempo precioso ao identificar com praticidade e rapidez os pontos fracos que abalam a estrutura e a resistência da produtividade corporativa. Além disso, vale também destacar que esse valioso benefício da gamificação nas empresas vai ao encontro de uma tendência global das empresas do mundo digital: ser data driven (orientado por dados).

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Fomentando a autonomia e a gestão de tempo com a gamificação

Outra grande vantagem da metodologia é a possibilidade de fomentar a autonomia e gestão de tempo entre todos colaboradores. Isso é possível ao permitir que eles participem ativamente da definição de metas e do monitoramento de seus próprios progressos. 

Se apoiando no contextos dos jogos, a gamificação empodera os membros da organização e os torna mais responsáveis por suas atividades e evolução, tal como ocorreria dentro da lógica de um game

Isso economiza o tempo dos gestores em tarefas de microgerenciamento, possibilitando que direcionem seus esforços para questões estratégicas e de maior impacto no negócio.

Numa empresa gamificada, um colaborador pode receber um feedback em tempo real a respeito de uma ação durante uma capacitação interna, por exemplo, dentro de uma plataforma digital como a TuTo. Isso tem um impacto positivo na gestão do tempo da empresa, pois as lideranças não precisam se preocupar com esses pequenos feedbacks.

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Aplique a gamificação na sua empresa!

A gamificação se apresenta como uma estratégia valiosa para economizar o tempo dos gestores nas empresas. Ao simplificar tarefas, motivar equipes, fomentar a autonomia e a gestão de tempo, a metodologia possibilita uma conduta mais ágil, eficiente e produtiva.

Investir em soluções gamificadas é a chave para impulsionar o seu desempenho organizacional e alcançar resultados cada vez mais promissores em um cenário de negócios competitivos e acelerados.

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