A gamificação pode ser uma importante aliada do time de Recursos Humanos para simplificar o recrutamento de talentos. A ideia central é implementar a dinâmica dos jogos em processos seletivos, oferecendo experiências mais fluídas e envolventes para os candidatos.
Neste post, vamos te mostrar de forma prática como a gamificação pode ser utilizada nos processos seletivos da sua empresa para facilitar a seleção de colaboradores qualificados. Está preparado? Então, vamos com TuTo!
Gamificação: usando jogos para engajar
A metodologia da gamificação consiste em incorporar e aplicar elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a games. Seu principal objetivo é motivar e tornar processos, como treinamentos corporativos, cursos on-line, eventos e processos seletivos mais envolventes e dinâmicos.
Aqui no blog, já exploramos e explicamos a gamificação, de forma detalhada, em posts anteriores. Recomendamos a leitura, caso você ainda não tenha visto: O que é gamificação? e A gamificação é um jogo?
Esclarecido o conceito e função da gamificação, chegou a hora de você ver, passo a passo, como aplicar a metodologia nos processos seletivos da sua empresa. Acompanhe!
Antes de usar os jogos, defina objetivos claros para o seu processo seletivo
A gamificação oferece uma diversidade de possibilidades e benefícios para contextos corporativos (texto aqui), por isso é importante que você defina objetivos claros e mensuráveis antes de embarcar no recrutamento através da gamificação.
Pensando nisso, aqui vão alguns exemplos de objetivos para implementar com sucesso os jogos em ações de recrutamento:
- Aumentar o número de inscrições às vagas, tornando sua empresa mais atrativa para o mercado de trabalho.
- Avaliar as habilidades dos candidatos com mais precisão, medindo soft e hard skills, e estabelecendo uma relação mais eficiente entre talentos e recrutadores.
- Facilitar a criação de interações sociais e servir de assistência durante o processo de onboarding.
- Atrair perfis de candidatos específicos, como públicos das gerações Y e Z que cresceram com o mundo dos jogos.
É importante que você defina, também, objetivos que beneficiem a imagem da sua empresa ao utilizar a gamificação. Confira alguns exemplos:
- Deixar a imagem da empresa associada a valores positivos, associados à modernidade e inovação.
- Apresentar a empresa como um ambiente acolhedor e agradável para o trabalho.
- Coletar dados sobre a experiência do usuário nos processos seletivos para aplicar melhorias futuras.
Benefícios do processo seletivo simplificado com jogos
Em geral, toda dinâmica do recrutamento gamificado deve ser planejada a partir dos perfis, da vaga e dos candidatos. Também é importante considerar a quantidade de pessoas a serem avaliadas. Assim, será possível oferecer uma abordagem mais envolvente, interativa e eficiente para avaliar cada aplicação, tendo em vista o objetivo de que os participantes se sintam engajados durante todo o processo.
Veja algumas vantagens e benefícios da gamificação que ajudam a tornar o recrutamento e seleção mais simples para todas as partes:
Aumento do engajamento
A gamificação torna a dinâmica de contratação mais interessante e motivadora para os talentos, aumentando consideravelmente o engajamento ao longo do processo. Isso ocorre pois a dinâmica dos jogos associada ao contexto de testagem característico dos recrutamentos, incentiva o progresso dos participantes,
Podemos dizer que trata-se de uma abordagem especialmente importante dentro de um mercado de trabalho competitivo, onde atrair e reter talentos qualificados é cada vez mais essencial.
Avaliação mais precisa das habilidades
Os jogos e desafios gamificados podem fornecer uma visão mais objetiva das habilidades e competências dos candidatos. Em vez de depender apenas de currículos e entrevistas, a gamificação permite que os aspirantes à vaga demonstrem suas habilidades na prática.
Todo o desempenho pode ser metrificado e analisado a partir de um feedback imediato disponível para o RH, que também pode repassar informações individuais e personalizadas para cada participante.
Economia de tempo e recursos
A gamificação pode automatizar partes do processo seletivo, economizando tempo e recursos para os recrutadores. Os jogos podem ser projetados para automatizar o fluxo dos candidatos com melhor desempenho, permitindo que os recrutadores se concentrem em avaliar os apenas os perfis mais qualificados.
Employer Branding
Melhorando a imagem da empresa, a gamificação também tem impacto direto no fortalecimento do employer branding. Ao adotar essa abordagem inovadora, a empresa demonstra estar disposta a investir em métodos criativos e engajadores para atrair talentos.
Isso gera uma percepção positiva entre os profissionais em busca de oportunidades, que enxergam a organização como um local de trabalho moderno, dinâmico e interessante. Ao fim, a empresa consegue passar uma percepção de valor associada à criatividade e inovação como elementos componentes da cultura corporativa.
Venha com a TuTo gamificar os processos seletivos da sua empresa
A utilização da gamificação no recrutamento é uma estratégia eficaz que vai além da simples escolha de candidatos. Ao incorporar elementos de jogos e competições, as empresas conseguem se destacar no mercado e atrair um número maior de talentos.
Adotar essa metodologia, demonstra que a empresa está alinhada com as tendências modernas e inovadoras, transmitindo uma imagem positiva aos profissionais que buscam por uma oportunidade de trabalho.
E aí, ficou interessado em utilizar os jogos para simplificar os processos seletivos da sua empresa? Te convidamos a entrar em contato com um dos nossos consultores e descobrir todas as soluções que temos para o seu negócio.