Qual o efeito da gamificação no engajamento e aprendizagem corporativas?

 

Os games vêm se tornando uma ferramenta para além do entretenimento, passando a fazer parte de processos importantes na vida de adultos e crianças. Esse é um fenômeno chamado gamificação, o qual promove vantagens no aprendizado acadêmico ou corporativo, entre outros benefícios.

Imagine uma sala de aula em que o conteúdo é transmitido a partir de uma dinâmica diferenciada, que realmente desperte o interesse dos envolvidos. Automaticamente você supõe que o nível de atenção e interesse será maior, certo? O mesmo acontece no ambiente corporativo, e os dados não deixam rastro de dúvidas.

De acordo com a Pesquisa de Gamificação no Trabalho de 2019, conduzida pela TalentLMSo aumento da motivação é um resultado desse processo. 83% dos participantes que receberam treinamento gamificado sentiram mais ânimo para trabalhar.

Ao longo deste artigo, você vai entender qual o efeito dessa metodologia nas organizações. Acompanhe a leitura!

O que a gamificação pode fazer para auxiliar a educação e aprendizagem corporativa?

A gamificação é cada vez mais utilizada em diversos setores, inclusive no âmbito educacional. A estratégia vai um pouco além da inclusão de jogos educativos em sala de aula, na verdade, é uma forma de implementar a dinâmica dos games no processo de aprendizagem.

Alguns elementos que fazem parte dessa abordagem são: pontuações, desafios, formação de equipes e competição saudável. E sua aplicação vale tanto para ambientes acadêmicos (escolas e universidades, por exemplo) como para empresas que apostam no desenvolvimento profissional por meio do aprendizado.

Nesse sentido, temos na metodologia gamificada a oportunidade de inovar na transmissão de conhecimento. O recurso ajuda a driblar a improdutividade e até mesmo o tédio, que é muito comum entre aqueles que estudam, sejam alunos ou profissionais em busca de aprimoramento.

Sentimentos de motivação, conquista e confiança: entenda o efeito do engajamento para o desempenho da sua equipe

Quando falamos nos resultados da gamificação no trabalho, nos referimos a questões que estão intimamente interligadas.

Explicamos: como já vimos, atividades que simulam o universo dos games despertam o interesse dos participantes, aliás, são capazes de ativar neurotransmissores. Diante de uma perspectiva inovadora de ensino, os colaboradores tendem a se empenhar mais pela atividade, pois desejam conquistar pontos, mesmo que fictícios, como em jogo digital mesmo.

Isso quer dizer que os funcionários estão lidando com desafios tangíveis, cujos resultados podem ser imediatos. Essa dinâmica de conquista em tempo real é o que motiva os profissionais e, inegavelmente, pessoas motivadas geram mais engajamento.

Em um treinamento gamificado, por exemplo, o aprendizado é mais fluido devido a esse processo de conquista e à interação social. Dessa maneira, a absorção do conteúdo tende a ser mais efetiva.

Gaps de conhecimento e metrificação de aprendizado da equipe. Benefícios da gamificação para o gestor

Um aspecto interessante sobre a mecânica de games em treinamentos corporativos é o uso de feedbacks. A devolutiva é dada rapidamente, pois os gestores acompanham o desempenho dos colaboradores ao longo do jogo, além de observar seus resultados.

Assim, é possível identificar gaps de conhecimento, sejam individuais ou de toda uma equipe. Esse tipo de informação favorece a ação das lideranças em prol de um desenvolvimento específico, de acordo com as lacunas encontradas.

A metodologia também permite mensurar o aprendizado e a evolução dos times. Afinal, dados podem ser coletados a cada atividade e analisados periodicamente.

Como a gamificação está relacionada à inovação, e quais os efeitos da educação gamificada para os avanços da sua empresa?

Alterar processos internos e externos é praticamente indispensável para organizações que desejam manter a competitividade perante o mercado. A implementação de tecnologias em todos os departamentos de uma empresa é a perfeita ilustração dessa demanda.

Inovação é uma palavra de ordem na atualidade, especialmente para companhias que lidam com os públicos Millennial e Geração Z, seja como funcionários, seja como clientes. Nesse contexto, a gamificação corresponde a um elemento de inovação, já que envolve uma dinâmica que já é familiar para pessoas com esse perfil.

Fora desse recorte, a educação gamificada pode ser uma novidade para outros perfis de colaboradores. Mais uma vez, aos olhos de quem desconhece a metodologia, é gerada uma imagem inovadora sobre a empresa.

Assim, o negócio evolui simultaneamente às novas propostas do mercado e, inclusive, se mostra preparado para cada novo desafio. Dentro da organização, o avanço se dá pelos seguintes fatores:

  • Aprimoramento das habilidades dos colaboradores;
  • Maior motivação, engajamento e produtividade das equipes;
  • Integração e colaboração entre as equipes;
  • Melhorias no clima organizacional;
  • Consolidação da cultura organizacional;
  • Fortalecimento da cultura de feedback.

Em suma, a gamificação é uma abordagem transformadora, capaz de trazer mais fluidez a processos que, tradicionalmente, poderiam ser monótonos. De fato, os profissionais têm a possibilidade de aprender com mais leveza a partir de estratégias que tragam uma dose de entretenimento ao local de trabalho.

Gamificação para os seus objetivos empresariais: conheça a plataforma da TuTo!

A TuTo possibilitou um aumento na produtividade de milhares de equipes. Sabe como isso é possível? As ferramentas que utilizamos para o engajamento aumentam a motivação e reduzem o estresse e a ansiedade em torno da tomada de decisões.

Se você deseja implementar a gamificação na jornada de aprendizado da sua empresa, entre em contato com a TuTo hoje mesmo!

Nossos especialistas irão trabalhar com você para maximizar os resultados de aprendizado e gerenciamento de conhecimento, além de adicionar uma dose de engajamento ao aprendizado no seu local de trabalho!