Descubra o que é microlearning e como essa estratégia, combinada com a gamificação, pode tornar o aprendizado mais envolvente e cativante.
Em um mundo em constante evolução, explorar novas metodologias e abordagens para aprimorar o aprendizado e a educação tornou-se fundamental para educadores e instituições de ensino. Neste texto, exploraremos o que é microlearning, mergulhando mais nesse universo, e buscando demonstrar a sua relação com a metodologia da gamificação. Ao final, você descobrirá como essa combinação pode revolucionar o ensino e a aprendizagem dos dias atuais. Acompanhe!
O que é microlearning?
Microlearning, ou micro aprendizagem, é uma estratégia de aprendizado digital que tem ganhado destaque atualmente. Com a sobrecarga de informações e a diminuição da atenção das pessoas, a metodologia se apresenta como uma solução eficiente para oferecer conteúdo de forma rápida, concisa e relevante.
Essa abordagem busca entregar pequenas unidades de aprendizado, normalmente em formato de vídeos curtos, infográficos, quizzes ou textos breves, permitindo aos aprendizes absorver o conhecimento de forma mais rápida e prática.
Se você alguma vez já utilizou apps de ensino e aprendizagem como o Duolingo, deve ter percebido que a didática de ensino dessas plataformas difere dos modelos tradicionais ao oferecer o que podemos chamar de “pequenas pílulas” de conhecimento.
Em geral, o que normalmente é explorado de forma ampla e vasta nas didáticas antiquadas, é destrinchado em pequenas partes nessa abordagem inovadora da micro aprendizagem. Desse modo, os estudantes passam a assimilar conteúdos divididos em diferentes módulos de curta duração e informações resumidamente bem adaptadas.
Esse viés pedagógico mantém o engajamento por meio de formatos variados e práticos, se adapta ao contexto atual dos alunos, que convivem com um universo de distrações, motivando através de um senso de progresso que é compatível com o funcionamento do cérebro e atende a diferentes estilos de aprendizagem.
Três principais características do microlearning
O Microlearning apresenta uma proposta educacional única. Ao oferecer conteúdos em formatos breves e objetivos, ele busca revolucionar a forma como as pessoas adquirem conhecimento. Confira as três características-chave do método:
Duração curta
As unidades de aprendizado são projetadas para serem curtas e diretas, geralmente compondo módulos precisos e objetivos. Isso permite que as pessoas absorvam o conteúdo de forma rápida, sem ficarem sobrecarregadas com informações.
Assim, um tema complexo e extenso pode ser explorado em tópicos ou assuntos que, gradualmente, serão desdobrados até que a aprendizagem cubra todo o conteúdo a ser assimilado.
Foco em um objetivo
Cada unidade de aprendizado tem um objetivo específico, com etapas progressivas a serem exploradas uma de cada vez. Isso permite uma aprendizagem mais efetiva, pois os alunos não se sentem perdidos ou desestimulados por uma trilha de aprendizado extensa e sem um objetivo claro.
Além disso, a definição de um objetivo funciona também como uma bússola ou mapa, que estimula a motivação em seguir o fluxo de assimilação do conhecimento até o final.
Acessibilidade
O microlearning é tipicamente acessado por meio de plataformas projetadas para facilitar sua abordagem didática, incluindo aplicativos e ambientes digitais de aprendizagem. Isso o torna conveniente tanto para alunos adeptos da tecnologia quanto para gerações mais maduras, devido à sua facilidade de uso.
Como a gamificação se relaciona com o microlearning?
A gamificação consiste na utilização de mecanismos e sistemáticas de jogos para a resolução de problemas e para o aumento da motivação e engajamento de um determinado público.
Os mecanismos e características implementados em jogos funcionam como um motor motivacional para as pessoas, contribuindo para o impulsionamento do engajamento nos mais variados aspectos e ambientes. (Leia mais: O que é gamificação? e A gamificação é um jogo?)
Quando vinculada ao microlearning, a gamificação pode tornar a experiência de aprendizado mais envolvente e estimulante, incorporando elementos como desafios, missões, pontuações e recompensas.
Como você bem sabe, é comum que a grande maioria dos jogos sejam compostos por diferentes etapas, também chamadas de níveis ou fases, logo, numa estratégia de gamificação voltada para a aprendizagem, é importante que o ensino seja estruturado em diferentes fases.
Aqui na TuTo, a junção dessas fases num conjunto estruturado de atividades e desafios com jogos é o que chamamos de “jornada”. Podemos dizer, então, que uma o microlearning consiste numa jornada de aprendizado composta por etapas que apresentam conteúdos e informações específicas, unidas por um objetivo comum.
Por essa razão, a gamificação e a micro aprendizagem apresentam benefícios semelhantes que, quando unidos, podem ser ampliados:
- Engajamento: A gamificação torna o processo de aprendizado mais divertido e interativo, aumentando o interesse dos alunos pelo conteúdo.
- Retenção de conteúdo: Através dos elementos característicos dos jogos, a gamificação gera 8x mais retenção do conhecimento adquirido através da metodologia microlearning.
- Motivação intrínseca: A gamificação desperta a motivação intrínseca nos alunos, ou seja, eles se sentem motivados pelo próprio processo de aprendizado e não apenas por recompensas externas.
Gamifique o aprendizado dos seus alunos com a TuTo!
O microlearning é uma abordagem poderosa para oferecer aprendizado eficiente nos dias atuais, permitindo aos alunos adquirirem conhecimentos relevantes de forma rápida e prática.
Quando unido à gamificação, ele se torna ainda mais envolvente e estimulante, aumentando o engajamento, a retenção de conhecimento e a motivação dos alunos.
E se você está se perguntando onde e como unir essas duas abordagens para potencializar a aprendizagem dos seus alunos, saiba que temos a solução! Nossa plataforma de gamificação oferece todos os recursos para você alinhar as duas metodologias aos seus objetivos educacionais.
Agende um diagnóstico com um especialista do nosso time e saiba como aplicar os benefícios da gamificação e da microaprendizagem na sua dinâmica de ensino.