Uma coisa é fato: cursos on-line são o ambiente perfeito para inserir elementos dos games, concorda? Dessa forma, não há grandes obstáculos quanto à gamificação na educação virtual.
Selecionamos algumas dicas para você gamificar seu curso e, assim, otimizá-lo. Confira abaixo!
1 – É importante ter um contexto
O primeiro elemento que vai chamar a atenção dos alunos é a história a ser contada, até porque todo jogo tem uma narrativa por trás. É assim que os alunos vão se envolver com as atividades desde o início. Lembrando que a continuidade dessa história é fundamental, e é interessante que remeta a situações que os participantes possam se identificar.
2 – Defina o objetivo pedagógico
O objetivo pedagógico é o ponto de partida para uma implementação bem-sucedida da gamificação. É sobre estabelecer o que o aluno deve aprender com a metodologia e quais são os resultados pretendidos com essa ação. O bom desenvolvimento das demais etapas até a fase de implementação está condicionado à clareza no propósito do uso da gamificação.
3 – Atenção à linguagem
Considerando que seu curso estará experimentando o universo dos jogos, mudar algumas denominações é essencial para intensificar a imersão dos alunos. Por exemplo, o estudante pode se assustar com uma prova, mas uma missão é muito mais atraente.
Depois da missão, ele não quer uma nota, e sim algumas moedas para obter recompensas no final. Viu só como algumas palavras podem mudar todo um cenário?
4 – Tenha objetivos claros
Estabelecer objetivos de aprendizagem claros é uma peça-chave para que o seu projeto de gamificação seja bem direcionado. O ideal é criar modelos e momentos de avaliação ao longo de toda a jornada do game, proporcionais ao esforço do aluno em cada nível, como:
- troféus;
- medalhas;
- moedas;
- cupons de desconto.
5 – Permita que o aluno acompanhe a progressão
Tudo que um aluno quer é saber se está indo bem no curso e comprovar se está realmente assimilando o conteúdo. Por isso, é importante dar feedbacks instantâneos a respeito do desempenho individual.
Os feedbacks instantâneos são fornecidos assim que uma questão é resolvida. Caso o aluno cometa um erro, ele recebe uma explicação sobre a questão. Para que o ensino seja mais completo, é importante que o aluno receba imediatamente uma explicação sobre os motivos do seu erro – assim é possível enxergar mais rapidamente o que o levou a esse deslize. Além disso, os próprios mentores podem visualizar melhor como anda o engajamento ao receberem os dados da plataforma.
6 – Capture dados
Aproveitar os dados e informações que são gerados pelos alunos na plataforma é uma maneira muito eficaz para direcionar a tomada de decisões para aprimorar o seu infoproduto. É através do fluxo de dados que será possível visualizar as ações que precisam ser tomadas para melhorar o seu curso e os materiais enviados aos alunos.
Os dados gerados pela plataforma permitem a você conhecer o seu aluno e compreender o processo de aprendizado. Com o comportamento do seu público alvo mapeado, além de melhorar o seu curso, você também pode perceber a oportunidade de criar materiais complementares e outros infoprodutos que agregam soluções de ensino. Fazendo isso, além de apoiar e melhorar o seu infoproduto, você leva mais valor para seu cliente, e ainda gera mais oportunidades de venda!
7 – Crie e personalize sua loja de recompensas
Premiar o desenvolvimento de um aluno é uma das formas mais eficazes de valorizar o esforço. Quando um aluno mostra um bom desempenho na resolução das questões e se mostra engajado no seu curso, ele merece uma recompensa, você não acha? E se essa recompensa, além de valorizar seu aluno, te proporcionasse mais vendas?
Por isso, uma forma de encantar ainda mais seus alunos por meio da gamificação é criar e personalizar uma loja de recompensas. Além de possibilitar um upselling mais elevado e um aumento do seu ticket médio, você também pode fazer vendas cruzadas (cross-selling) com materiais adicionais. Ao implementar uma loja de recompensas você premia o seu aluno e ainda cria a oportunidade de aumento das suas receitas.
8 – Escolha a plataforma adequada
Implementar a gamificação pode ser complexo. Sendo assim, o ideal é escolher uma plataforma completa, que simplifique e facilite todo esse processo e te permita realizar todas as dicas que te demos, além de centralizar informações, fornecer relatórios e trazer recursos intuitivos. Esses elementos são importantíssimos, tanto para os mentores, quanto para os alunos.
Para isso, nós temos a solução!
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A TuTo Digital é uma startup de gamificação para educação que ajuda infoprodutores a engajarem seus alunos e terem mais resultado com infoprodutos. Nosso software é simples, fácil de usar e fornece métricas para que você observe os resultados dos seus alunos e possa sempre melhorar, com base em dados, seu infoproduto.
Além disso, a TuTo Creators é uma plataforma 100% personalizável e permite atividades individuais e em grupo. Aumente o engajamento dos alunos no seu curso com a TuTo!
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