Desistência em cursos on-line: 4 motivos principais

 

Com o crescimento exponencial dos cursos on-line como uma alternativa flexível e acessível para a educação, surge o desafio da desistência de alunos durante o percurso de aprendizado. Este é um problema delicado, que afeta tanto os infoprodutores quanto os estudantes.

Para os infoprodutores, a desistência nos cursos on-line representa perda de receita e esforços investidos na concepção e disponibilização do curso. Já para os alunos, desistir de um curso pode significar a perda de conhecimento, oportunidades e desenvolvimento pessoal.

Neste post, iremos explorar os quatro motivos principais que levam à desistência em cursos on-line e como os infoprodutores podem enfrentar esse desafios visando melhorar a aprendizagem dos seus alunos e garantir o progresso até a conclusão do curso.

Está preparado? Então, vamos com TuTo!

1º Falta de engajamento inicial

No início de um curso on-line, o aluno está explorando o conteúdo e decidindo se o curso atende às suas expectativas e necessidades de aprendizado. Desse modo, é importante que o primeiro contato com o conteúdo digital seja envolvente e engajador para capturar a atenção e o interesse do estudante.

Muitas vezes, após a compra de um infoproduto digital, os estudantes se deparam com uma recepção indiferente, confusa e pouco clara. Isso impacta negativamente na experiência de aprendizado, fazendo-o questionar se a aquisição do curso foi, de fato, um bom negócio.

Por isso, na primeira etapa após a compra, os infoprodutores devem investir na criação de uma experiência atrativa, com uma demonstração clara da relevância do conteúdo oferecido e o detalhamento do percurso a ser trilhado pelos alunos.

Enfatizar, logo de início, todos os benefícios do curso e como ele pode resolver as dores específicas de cada estudante, ajuda a estimular o aluno na aprendizagem on-line, pois, assim, ele não se sentirá perdido no começo da jornada.

Leia mais: Como utilizar a gamificação para engajar os alunos em seu curso?

2º Dificuldades de adaptação à modalidade de ensino

A modalidade de ensino on-line apresenta particularidades distintas em relação ao ensino presencial, como a necessidade de autodisciplina, organização precisa do tempo de estudo, e ausência de interações presenciais com colegas e professores.

Essas diferenças podem representar uma barreira significativa para os alunos que estão acostumados com o ambiente tradicional de aprendizado e, se não contornada, poderá levar à desistência do curso.

Assim, para ajudar na adaptação do ensino a distância é fundamental fornecer um suporte ativo e acessível para esclarecer dúvidas e resolver problemas, seja através de e-mail, chat ou outros ambientes de conversação. 

Essa abordagem contribui para que os alunos sintam-se mais seguros e supervisionados, o que impulsiona a motivação e o fluxo dos estudantes na jornada de aprendizagem on-line proposta pelo curso.

3º Pouca interatividade e baixa motivação ao longo do curso

A interatividade em um curso EAD se refere à maneira como os alunos se envolvem ativamente com o conteúdo do curso. Isso inclui situações como fazer perguntas, responder as atividades, participar de discussões e quizzes e colaborar com outros alunos. Em outras palavras, é a conexão entre curso e estudante.

Quando a característica de interatividade encontra-se ausente na experiência de um curso on-line, o infoprodutor poderá se deparar com a monotonia e o desinteresse dos alunos, resultando numa baixa motivação para seguir com o percurso de estudos proposto.

É importante destacar que, ao adquirir um curso on-line, o estudante não espera receber apenas o conteúdo de forma indiferente e despreocupada. Pelo contrário, ele também espera vivenciar uma experiência satisfatória e enriquecedora, que supere os gastos financeiros de aquisição de conhecimento.

Por essa razão, a interatividade é essencial para promover uma aprendizagem mais ativa, envolvente e significativa, permitindo que os alunos interajam com o conteúdo de forma mais dinâmica, e que a percepção de valor do infoproduto vá do básico e tradicional para algo valioso e inovador.

Leia também: Aprenda com os infoprodutos mais vendidos!

4º Feedbacks personalizados e percepção de progresso

A falta de feedback eficiente entre alunos e produtores de cursos on-line também corresponde a um importante fator que pode levar à desistência. A ausência de uma resposta avaliativa e a possibilidade de acompanhamento de progresso e desempenho podem fazer com que os estudantes sintam-se perdidos diante de dificuldades ou dúvidas. 

Cada aluno possui necessidades e ritmos de aprendizagem diferentes, e oferecer suporte e feedback individualizado é essencial para garantir que eles saibam que estão assistidos e motivados na aprendizagem on-line.

Além de dar feedbacks regulares aos alunos, também é essencial que os infoprodutores recebam retornos dos estudantes para compreender melhor suas necessidades e expectativas em relação ao aprendizado. 

Esses feedbacks também podem gerar dados para a identificação de áreas de melhoria no curso, buscando  adaptá-lo para aumentar a motivação e estimular a aprendizagem.

Em cursos com grande número de alunos, é comum que os infoprodutores tenham também dificuldades em oferecer feedbacks personalizados. Essa situação pode ser revertida com a ajuda de uma plataforma de gamificação como a TuTo, que oferece um ambiente de aprendizagem automatizado com acesso individual para cada usuário. 

E por falar em gamificação, veremos como essa inovadora metodologia pode corrigir e reverter os 4 motivos da desistência em cursos on-line listados anteriormente. Confira a seguir!

Gamificação de cursos on-line

Diante dos obstáculos e desafios representados pelos 4 motivos que listamos, você pode estar se perguntando como evitá-los e corrigi-los para melhorar a aprendizagem dos alunos e evitar sua desistência nos cursos on-line. É aqui que entra a gamificação! 

A metodologia surge como uma poderosa ferramenta para enfrentar os desafios da desistência em cursos on-line. (Leia mais: A gamificação é um jogo?)

Ao aplicar elementos e mecânicas de jogos, a gamificação pode ser a solução para os motivos principais da desistência, promovendo o engajamento, a interatividade, a motivação e o suporte personalizado dos alunos.

  • Engajamento inicial: A gamificação pode conquistar o interesse dos alunos desde o início, com elementos atrativos como missões, torneios e recompensas para completar tarefas iniciais. Ao oferecer uma experiência envolvente, ela cria um ambiente acolhedor e encorajador para que os alunos continuem no curso.
  • Adaptação à modalidade de ensino: Através da gamificação, é possível promover a familiarização dos alunos com o ambiente virtual e suas funcionalidades. Elementos interativos e desafios progressivos podem ajudar na adaptação gradual à modalidade de ensino a distância, tornando a experiência mais tranquila e aumentando a confiança dos alunos.
  • Motivação contínua: A metodologia oferece recompensas e premiações, como pontos, níveis e certificados virtuais, que estimulam a motivação dos alunos. Além disso, a dinâmica de competição saudável e a interação social proporcionadas pela gamificação podem criar um ambiente de aprendizado mais estimulante e recompensador.
  • Feedback imediato e personalizado: Com a gamificação, os alunos recebem respostas avaliativas em tempo real que trazem informações sobre o desempenho nas atividades e dinâmicas gamificadas. Desse modo, cada estudante terá a possibilidade e a autonomia de compreender e corrigir seus erros ao longo do processo de aprendizado.

Ao implementar estratégias de gamificação, os infoprodutores podem superar os motivos que levam à desistência, melhorando a aprendizagem on-line e aumentando a motivação dos alunos.

Leia mais: Como usar a gamificação para engajar os alunos em seu curso

Use a gamificação da TuTo no seu curso on-line!

A desistência em cursos on-line é um desafio que os infoprodutores enfrentam no mundo da educação digital. No entanto, compreender os motivos principais que levam à desistência é o primeiro passo para enfrentar esse problema de forma eficaz.

Listamos neste post 4 motivos que podem levar a isso, e como a gamificação pode ser a chave para você evitar ou reverter este problema que afeta tanto infoprodutores quanto alunos.

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